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Estado de Minas

Chevrolet abre pré-venda do Equinox, em versão única, por R$ 149.900

General Motors apresenta o Equinox, SUV médio que chega ao mercado equipado com motor 2.0 turbo de 262cv e câmbio automático de nove marchas. Entregas começam em novembro


postado em 06/10/2017 15:52


De Indaiatuba (SP)
- De olho na crescente participação dos SUVs no mercado brasileiro, que representa 17,4% do mercado, a General Motors está ampliando sua família de modelos no segmento com o recém-chegado Equinox, produzido no México. Equipado com motor 2.0 turbo e câmbio automático de nove marchas, o modelo conta ainda com tração integral sob demanda e um bom pacote de tecnologia para segurança e entretenimento. O Equinox será vendido apenas na versão Premier, topo de linha,  por R$ 149.900.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

A GM perdeu espaço no segmento de SUVs, apesar de seus modelos Tracker e Trailblazer terem sido renovados. O compacto Tracker despencou na lista dos mais vendidos, e para mudar essa situação a GM anunciou que vai solicitar um lote maior do modelo que também vem do México. O Equinox chega exatamente para ocupar o espaço entre o Tracker e o Trailblazer, como uma versão intermediária mais completa.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

O novo Equinox chega ao Brasil simultaneamente com o mercado americano. É um SUV de dimensões não muito exageradas, com 4,65m de comprimento, 2,10m de largura e 1,69m de altura. A distância entre-eixos é de 2,72m. O design é um dos pontos fortes, com a frente robusta e alta, grade horizontalizada ativa, que fecha as aletas em velocidades mais elevadas para melhorar a aerodinâmica. Os faróis são full LED, as rodas de liga leve diamantadas de 19 polegadas e na traseira tem um defletor de ar que enfatiza o aspecto esportivo.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

O interior é espaçoso, ergonomicamente correto, com todos os comandos à mão do motorista. É homologado para cinco ocupantes, mas o espaço é ideal para quatro, já que no meio do banco traseiro a saliência no encosto e o console pronunciado incomodam. Além disso, não tem apoio de cabeça ali. O acabamento é de boa qualidade, com revestimento em couro de duas cores, preto e cinza. O porta-malas tem capacidade de 468 litros, sendo que a tampa pode ser aberta sem o uso das mãos.  Basta passar o pé sob o para-choque traseiro para abrir automaticamente. O modelo conta com outros nichos para guardar pequenos objetos e um para o guarda-chuva.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

MECÂNICA O Equinox é equipado com um motor quatro cilindros 2.0 turbo, o mesmo que equipa as versões básicas do Camaro. São 262cv de potência e 37kgfm de torque, com turbo de fluxo duplo e injeção direta de gasolina. O SUV acelera até 100km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 210km/h. A transmissão é automática de nove velocidades,  com opção de trocas na própria alavanca. Mas não tem as aletas atrás do volante para as mudanças manuais. Outro item importante é a tração integral sob demanda, que atua sempre que uma das rodas perde a aderência, transferindo a força do motor para as demais.

O modelo conta com sistema start/stop que desliga e religa o motor em paradas, contribuindo para a economia de combustível. Na cidade, o consumo declarado é de 8,4km/l, e na estrada, 10,1km/l. No quesito segurança, o Equinox tem carroceria com aços de alta resistência e muita eletrônica. O modelo vem equipado com alerta de colisão,  frenagem automática de emergência, sistema para evitar capotamento,  assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, sensor de aproximação e alerta de movimentação traseira. Tem até alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no carro.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

Além disso, o Equinox traz banco do motorista com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico que se abre até o banco traseiro e sistema semi-autônomo de estacionamento. Para a diversão dos ocupantes, multimídia MyLink com tela tátil de oito polegadas, com GPS e conectividade pelo Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som é Bose, de alta fidelidade. Tem ainda carregador wireless para smartphone, três tomadas de 12V, quatro entradas USB e o sistema ON Star, que mantém o veículo conectado com uma central de atendimento. É um bom pacote de equipamentos em um carro com design interessante e conjunto mecânico eficiente. Certamente vai mexer com o segmento.

* Viajou a convite da Chevrolet

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