Publicidade

Estado de Minas DUAS RODAS

Saiba como viajar de moto com segurança

Para quem gosta de adrenalina em viagens a bordo de uma motocicleta é preciso ter planejamento e muita disposição


postado em 26/01/2017 09:40

Pilotar uma moto é antes de tudo uma paixão. Sinônimo de liberdade e meio de transporte de boa parte da população, as duas rodas conquistam aqueles que gostam de acelerar. Agora, imagine viajar pelo Brasil e até para fora do país? Viagens que necessitem de várias horas ou até dias precisam de programação e muitos cuidados.  
 
Paulo César encara passeios pelo Nordeste com sua trail(foto: Paulo Cesar/Divulgação)
Paulo César encara passeios pelo Nordeste com sua trail (foto: Paulo Cesar/Divulgação)
 
 
O conforto de um carro é incomparável, mas mesmo assim há motociclistas que mesmo tendo os dois tipos de veículos, optam pela moto. É o caso do militar aposentado Paulo César, que não dispensa sua Trail na hora de viajar. “Sempre saio em grupo ou com minha esposa. Em média, uma vez ao mês vou aos eventos motociclísticos no Nordeste ou passeios nos finais de semana”, revela.
Viajar em equipe também é uma paixão do presidente do Coyotys Mc Brasil, Sérgio Coyoty. Ele resume as jornadas que já realizou em uma palavra: planejamento. “Principalmente se for passar muito tempo na estrada, pois imprevistos acontecem”, fala.
 
Sergio dá dicas de alguns documentos necessários para visitar países da América do Sul(foto: Anderson Freire/DP)
Sergio dá dicas de alguns documentos necessários para visitar países da América do Sul (foto: Anderson Freire/DP)
 
 
A luminosidade da estrada é um fator importante para quem deseja iniciar essas aventuras. “Procuramos começar bem cedo durante o dia. Torna a viagem mais agradável em termos de temperatura e a estrada está com menos trânsito”, afirma Paulo. O tempo gasto em cima da moto pode ser estabelecido com antecedência. “Nossos passeios se limitam, em média, a 400 km e fazemos em torno de três paradas. Normalmente chegamos ao destino em três horas”, revela César. As paradas também ajudam no alongamento do corpo. “Têm que estar com a saúde em dia, fazer exercícios físicos, alongamentos para testar a resistência”, revela.
 
Mas não é só o motociclista que precisa de cuidados, a moto também necessita de atenção. A Honda deu algumas dicas para os viajantes sobre duas rodas de primeira viagem como: conferir a tabela de manutenção preventiva do manual, checar todas as lâmpadas externas, verificar se existem postos de abastecimento no caminho, calibrar os pneus ainda frios, preparar o equipamento de segurança.
Caso a viagem chegue a sair do país, a preocupação é com os documentos. “Para a América do Sul é interessante fazer o Seguro Carta Verde contra terceiros e obrigatórios nos países do Mercosul”, afirma Sérgio, que também recomenda um contato emergencial e que algum familiar ou amigo saiba o trajeto.

Confira algumas dicas antes de colocar sua duas rodas no asfalto:

* Planeje sempre os melhores trajetos e as paradas necessárias

* Faça um check up tanto na moto quanto na própria saúde

* Fique atento à documentação

* Verifique se será necessário se hospedar em algum lugar e reserve com antecedência

* Mantenha sempre uma comunicação constante 
com familiares

* Cheque todos os equipamentos de segurança
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade