Publicidade

Estado de Minas ARTE

Inspiração além do design automotivo

Artistas inovam e fazem trabalho de grafite em veículos. Mudanças na cor original do modelo devem ser informadas ao Detran previamente


postado em 20/02/2017 09:08 / atualizado em 21/02/2017 09:23

As artes plásticas estão presentes em lugares como muros, museus, quadros, mas você já se deparou com um carro completamente colorido e desenhado? Os artistas estão encontrando um novo espaço para se expressarem. Essa prática ainda não é comum no Recife, mas é possível ver alguns veículos decorando as ruas da cidade com todo charme, por deixar de ter apenas uma cor e passar a integrar o trabalho de artistas estampados na pintura.

Live paint no lançamento do Fiat Mobi em Boa Viagem(foto: Chico Lima/Divulgação)
Live paint no lançamento do Fiat Mobi em Boa Viagem (foto: Chico Lima/Divulgação)
A artista Nath Dias, 26 anos, conhecida como Femme Nath, recebeu o primeiro convite para fazer um live paint, pintura ao ar livre, no Fiat Mobi em seu evento de lançamento. “Quando recebi o convite da produtora fiquei apreensiva porque era um novo método de pintura, diferente dos muros que pintava desde 2013. Foi um pouco difícil, porque além de ser ao vivo e debaixo de um sol quente, tive que preencher todo o carro. O resultado foi bastante legal, as pessoas ficaram espantadas com o desenho no carro e também por verem uma mulher pintando”, conta Nath.

No Cais José Estelita, o charme extra da Kombi grafitada pela artista Nath Dias, transformada em um food truck de comidas vegetarianas(foto: Girassol Cozit/Divulgação)
No Cais José Estelita, o charme extra da Kombi grafitada pela artista Nath Dias, transformada em um food truck de comidas vegetarianas (foto: Girassol Cozit/Divulgação)
O Fiat Mobi grafitado atraiu tantos olhares que Thaís França e Lívia Deodato, proprietárias de uma Kombi utilizada como food truck de comida vegana e vegetariana no Recife, quiseram replicar a arte em seu veículo. “A gente já estava procurando uma mulher que fizesse o trabalho de grafite para combinar com a nossa proposta, então gostamos dos traços e dos desenhos de Nath”, comenta Thaís, uma das sócias.

Legalidade
Não basta só querer fazer um grafite no veículo, as alterações na cor original do automóvel exigem certa burocracia. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário deve ter autorização prévia do Detran para fazer modificações nas características de fábrica do veículo. Caso isso não aconteça, o responsável que fizer alguma alteração de cor através de pintura ou adesivamento, acima de 50% do veículo, sofrerá a penalidade de infração grave com cinco pontos na carteira e multa de pouco mais de R$ 195.

 

Para a dupla de empresárias, a legalidade da cor foi bastante fácil. “A gente teve que mudar no documento do carro a cor original branca para cor fantasia, porque é a mistura de várias cores e também porque foi pintado mais da metade da Kombi, mas foi rápido e simples", conta Thaís. A satisfação pela aposta na mudança não demorou muito. “A gente sempre olha admirada para a pintura e as pessoas também, quem olha gosta muito e pergunta quem foi”, conclui Thaís.

O grafite nos veículos exige, além do material, mão de obra qualificada. Porém, é possível enxergar um mercado inovador que tem chances para o crescimento. “Para quem tem comércio é uma ótima aposta porque agrega valores à marca, ajuda a dar visibilidade. Dá pra juntar o conceito com a arte”, conclui Nath Dias.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade