O Heavy Tipper surge em um período de retomada da compra, a curto e médio prazo, de caminhões de mineração. “Desde 2013 este mercado não dava sinais concretos de voltar a ser comprado” destaca o gerente de mineração da Scania Brasil Fabrício Vieira.
A Scania aposta em uma nova gama no mercado que salta das atuais 32 toneladas de carga líquida para, no mínimo, 40 toneladas de capacidade. Dessa forma o peso bruto total (PBT) saltou para 58 t.
Além do Heavy Tipper, a Scania também apostou em nova motorização para os seus veículos rodoviários. Com uma condução mais macia e silenciosa, a montadora apresenta duas opções de propulsores com foco na rentabilidade do cliente.
As novas potências apresentam 450 cv e 510 cavalos com tecnologia de alta pressão de injeção de combustível e com vários pontos alterados com o intuito de diminuir o consumo, os ruídos e as emissões. Com as mudanças na motorização, os propulsores conseguem uma redução de até 5% no consumo de combustível.
O novo programa de manutenção da Scania é, provavelmente, de longe o carro chefe da montadora. Com visitas flexíveis às concessionárias, os clientes não precisam mais se preocupar em ficar atentos às datas estipuladas por tempo. Com o uso de conectividade, a Scania oferece planos individualizados de acordo com a operação de cada unidade da frota. A marca garante uma economia no custo de até 16%.
O novo sistema permite ainda a gestão compartilhada da manutenção por meio da comunicação entre fabricante, rede de concessionárias e veículo. Dessa forma a relação de quilômetros rodados e consumo de combustível passa a estar conectada, ou seja, o cliente que operar melhor os veículos e consumir menos diesel, conseguirá ficar em um nível menor de tarifa por quilômetro rodado.