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Estado de Minas SUVS MAIS VENDIDOS

Comparativo: Honda HR-V EXL x Jeep Renegade Longitude Flex - Qual o melhor SUV?

Lançamentos disputam clientes no segmento mais aquecido do mercado. Conheça mais do Honda HR-V EXL 1.8 CVT e o Jeep Renegade Longitude 1.8 automático 4x2


postado em 28/12/2015 12:00 / atualizado em 28/12/2015 13:07

Honda HR-V EXL vale R$ 92,9 mil, enquanto o Renegade Longitude parte dos R$ 84,9 mil(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Honda HR-V EXL vale R$ 92,9 mil, enquanto o Renegade Longitude parte dos R$ 84,9 mil (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)

Eles chegaram com tudo em 2015 e representam um segmento que não vê reflexos da crise econômica. Honda HR-V e Jeep Renegade são a nova cara dos SUV (utilitários esportivos) compactos no Brasil e estão entre os veículos mais vendidos no mercado. O crossover japonês deve fechar o ano como mais vendido, mas o jipe americano, que foi lançado depois e demorou a ‘decolar’, já na está na cola. Qual dos dois é a melhor opção para o consumidor?

HR-V e Renegade disputam o mesmo segmento, outrora dominado pelo Ford EcoSport e com o Renault Duster correndo por fora. Os concorrentes divergem em conceito, mas oferecem pacote semelhante na busca do mesmo perfil de cliente. Nesse quesito, há mérito para Jeep, que oferece opções de motor, câmbio, tração e conteúdo que podem concorrer desde as versões básicas até os modelos diesel de segmentos superiores.

Painel do HR-V tem desenho limpo e contemporâneo(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Painel do HR-V tem desenho limpo e contemporâneo (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


O Vrum comparou duas versões equivalentes: o top de linha Honda HR-V EXL 1.8 CVT e o intermediário Jeep Renegade Longitude 1.8 automático 4x2. O crossover japonês está com preço sugerido de R$ 92.900, enquanto um jipe com conteúdo semelhante tem preço a partir de R$ 84.900. Para encarar melhor o rival, a Jeep ainda lançou a versão Renegade Limited Flex por R$ 91.900. Qual você prefere?

Estilo

Os dois veículos adotam conceitos diferentes para chegar ao mesmo resultado: um carro com aparência fora de estrada e posição de dirigir alta, que imprime uma maior sensação de segurança. O Honda HR-V é um crossover com linhas contemporâneas e muito fluidas. Vincos nas laterais dão um aspecto mais esportivo ao carro, enquanto a traseira é marcada por lanternas invadindo o porta malas. Um detalhe curioso na lateral fica por conta das maçanetas, escondidas junto a coluna C. O painel do HR-V é bem inovador para o segmento, com um console central elevado e difusores de ar enfileirados na horizontal.

Acabamento exemplar no Jeep Renegade(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Acabamento exemplar no Jeep Renegade (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Já o Renegade faz uma releitura ao jipe clássico, com estilo quadradão, faróis redondos e a tradicional grade com sete vincos, assinatura presente em todos os modelos Jeep. A referência ao antigo jipe Willys da segunda guerra continua com ícones no para-brisa, retrovisor, painel de portas e em vários outros pontos. As lanternas traseiras tem um gráfico que lembra os antigos galões de combustível. O interior do Renegade é em convencional, mas adequado ao conceito do carro. O modelo branco que você vê nas fotos é o Longitude com motor diesel, mas visualmente é equivalente ao Longitude Flex. Ambos os modelos tem estilo de sobra, capaz de ganhar admiradores por onde passam.

HR-V - 10
Renegade - 10


Propostas diferentes de estilo dos dois SUVs(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Propostas diferentes de estilo dos dois SUVs (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Acabamento

Neste ponto, o Renegade passa a frente. O jipe fabricado em Pernambuco revela um cuidado bem maior tanto na escolha dos materiais da cabine, como no processo de fabricação. Os encaixes são bem feitos, como convém a um modelo de marca premium. O painel utiliza plástico de boa qualidade sensível ao toque, atenção dispensada ao acabamento das portas, console central e colunas.

Já o HR-V, que tem um painel muito bonito, desliza no plástico a parte superior da peça, que merecia um plástico mais nobre. Merece elogio o aplique de couro no volante, bancos e apoio de portas e console. No entanto, o pênalti acontece nas portas: um tecido simples destoa do resto do acabamento. Em médio prazo e com o contato com o braço do motorista e passageiro, certamente a peça terá um aspecto velho. E estamos falando na versão top de linha que custa R$ 92 mil.

HR-V - 7
Renegade - 9

HR-V tem câmbio CVT(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
HR-V tem câmbio CVT (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Tecnologia

O Jeep Renegade leva melhor na tecnologia embarcada. O quadro de instrumentos oferece um LCD com informações do veículo, multimídia e navegação bem aos olhos do motorista. Os gráficos têm ótima resolução e são personalizáveis. Já o HR-V possui apenas um equipamento convencional, com iluminação branca e um dial colorido ao redor do velocímetro: com luz azul, o carro está gastando mais combustível. Com luz verde, o carro está mais econômico.

No Longitude Flex, câmbio automático tem seis velocidades(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
No Longitude Flex, câmbio automático tem seis velocidades (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Os dois SUVs oferecem central multimídia de série na versão. Os equipamentos têm conexão USB, auxiliar, ipod e bluetooth, rádio AM/FM e controles no volante multifuncional. O GPS nativo oferece informações de tráfego e radares. As duas centrais são touch: a do Jeep tem 6,5 polegadas, enquanto o Honda vem com 7”.

Como opcionais, o Renegade pode ganhar vários outros dispositivos, como sistema de estacionamento automático e alerta de mudança de faixa. Esses equipamentos têm informação de controle exibidas no computador de bordo no quadro de instrumentos.

HR-V - 7
Renegade - 8'


(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Espaço interno / Conforto / porta malas

O espaço interno do Honda HR-V é fenomenal. Motorista e passageiro da frente viajam com conforto e espaço de sobra. Na fileira de trás, os passageiros não têm o espaço das pernas prejudicado, já que não há o ressalto do túnel do assoalho. O porta-malas é maior que o concorrente americano: 431 litros (e outros seis disponíveis abaixo do carpete).

O HRV possui o sistema ULT: são diversas configurações de banco para expandir ainda mais o espaço interno do carro. Os bancos traseiros ficam completamente rebatidos sob o assoalho, gerando uma superfície plana no porta malas. O assento tam´bem pode ser elevado, revelando outra boa área para levar objetos além do porta-malas.

Já o Renegade, parece maior por fora que de dentro. Na frente, motorista e passageiros viajam com conforto e espaço. Mas atrás, o espaço é insuficiente para levar três adultos com folga. Além disso, a posição do assento traseiro é baixa, que provoca desconforto em longas viagens no caso de ocupantes de alta estatura. O porta-malas tem capacidade para 260 litros, bem inferior ao HR-V e até mesmo hatches compactos. O estepe do tipo full-size. Talvez a opção por um de emergência liberasse mais espaço para bagagem.

HR-V - 10
Renegade - 6


Assoalho plano dá mais conforto para os passageiros do HR-V(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Assoalho plano dá mais conforto para os passageiros do HR-V (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Desempenho

Não espere nenhuma arrancada empolgante com qualquer um dos dois. Ambos utilizam um motor 1.8 flex, e a impressão que mereciam um conjunto mais potente. Minha análise é que ambos andam apenas o suficiente. De toda forma, o Honda leva vantagem sobre o Renegade.

O 1.8l 16V SOHC i-VTEC FlexOne oferece até 140 cavalos com gasolina a 6.500 rotações. Com etanol, a potência é de 139 cv a 6.300. O torque fica nos 17,3 (G) kgf.m a 4.800 rpm e 17.4 kgf.m (E) a 5000. O câmbio é do tipo CVT e o carro ‘emula’ sete velocidades.

Cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos no Renegade(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos no Renegade (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Já o Renegade é equipado com o Evo 1.8 16V Flex com potência de 130 cv (G) a 5.250 rpm e 132 cv (E) a 5.250 rpm. O torque fica nos 18,6 kgfm a 3.750 rpm (G) e 19,1 kgfm a 3.750 rpm (E). O câmbio é automático sequencial de seis marchas.

Os dados técnicos são semelhantes de certa forma. O HR-V é mais potente, mas o Renegade tem torque maior. No entanto, como o Jeep tem massa em ordem de marcha maior (1440 Kg) que o Honda (1.276 kg), o japonês tem desempenho melhor. Ambos são bons de dirigir e contam com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. O câmbio CVT do HR-V trabalha de forma suave e não dá trancos. Aletas atrás do volante permitem trocas manuais, mas não permitem muita interferência do motorista. O câmbio automático de seis marchas do Renegade trabalha bem e também há opção de borboletas no volante multifuncional.

HR-V - 8
Renegade - 6


(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Consumo

Escolhendo um ou outro, o proprietário pode esperar um gasto extra de combustível. Nenhum dos dois consegue ser econômico e nem têm um desempenho espetacular para compensar isso. Segundo dados do Inmetro o HR-V faz 7,1 (E) / 10,5 (G) km/l na cidade e 8,5 (E) / 12,1 (G) km/l na estrada. Já o Renegade, tem marcas de 6,7 (E) / 9,6 (G) e 7,4 (E)/ 10,7 (G) na estrada. Esses dados, contudo não se repetiram durante o teste:ambos ficaram abaixo das marcas oficiais. Mas de fato, o Renegade bebe mais que o HR-V.

HR-V - 7
Renegade - 5


Quadro de instrumentos do Renegade pode ser equipado com tela colorida personalizável (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Quadro de instrumentos do Renegade pode ser equipado com tela colorida personalizável (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Segurança

Honda e Jeep oferecem dois produtos com segurança comprovada que denotam respeito ao consumidor brasileiro. Neste quesito, HR-V e Renegade levam nota máxima com pacote de segurança semelhante. Além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo frontal, há controles eletrônicos de estabilidade e tração, freio a discos nas quatro rodas e assistente de partida em rampa. De série, o HR-V vem com airbags laterais para motorista e passageiro dianteiro. Opcionalmente, o Renegade pode vir com os mesmos itens, somando o mesmo valor de compra do japonês.

Os dois modelos ainda oferecem cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros. Há dois pontos de Isofix para fixação de carteirinhas de criança nos dois concorrentes. Ambos tiraram cinco estrelas para adultos e crianças no LatinNCAP.

HR-V - 10
Renegade - 10


Equipamentos

Os dois SUVS tem pacote de equipamentos completos e semelhantes: rodas de liga leve de 17”, ar-condicionado digital dual zone, freio de estacionamento elétrico e rebatimento elétrico dos retrovisores. O HR-V tem câmera de ré, mas não conta com sensor de estacionamento.

O Jeep Renegade oferece mais alguns mimos, como lanterna de cortesia no porta-malas. Um porta-objetos surge no assento do banco do passageiro dianteiro. Opcionalmente, o jipe pode vir equipado com luzes de xênon, item indisponível para o HR-V.

HR-V - 8
Renegade - 9



Anel circular do HR-V fica verde quando o motorista 'pisa leve' (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Anel circular do HR-V fica verde quando o motorista 'pisa leve' (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Custo/benefício

 

O HR-V oferece motor mais potente e mais espaço. Mas cobra R$ 91,7 mil por isso. O Renegade é mais acessível e oferece mais itens de série e equipamentos de segurança que o rival pelo mesmo valor. Com as vendas no alto, ambos terão bom valor de revenda no futuro.

HR-V - 8
Renegade - 9


(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


FICHAS TÉCNICAS

Honda HR-V EXL
» MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.747cm³ de cilindrada, que desenvolve 140cv (gasolina)/139cv (etanol) de potências máximas a 6.500rpm e torques máximos de 17,3kgfm (gasolina) e 17,4kgfm (etanol) a 5.000rpm
» TRANSMISSÃO  Tração dianteira e câmbio automático CVT
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS  Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, com barra de torção/7,5 x 17 polegadas, de liga leve/215/55 R17
» DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
» FREIOS A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS/EBD e controles de tração e estabilidade
» TANQUE 51 LITROS


EQUIPAMENTOS » De série Controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), HSA (assistente de partida em rampa), rodas de 17 polegadas, freios ABS e EBD (distribuição de frenagem), freio de estacionamento eletrônico (EPB), sistema Brake Hold, ar-condicionado, retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down (que ajusta para baixo automaticamente o espelho direito quando o motorista engata a marcha à ré), aerofólio traseiro, câmera de ré, rack de teto, acabamento interno em couro, volante regulável em altura, sistema multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, com GPS, controlador de velocidade, sistema de áudio com MP3, USB e entradas auxiliares, volante multifuncional, airbags frontais e laterais e sistema de fixação de cadeirinhas infantis.

» QUANTO CUSTA: R$ 92.900 (Dezembro de 2015)

HR-V tem amblo espaço para passageiros e objetos(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
HR-V tem amblo espaço para passageiros e objetos (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


JEEP RENEGADE LONGITUDE FLEX

» MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.747cm³ de cilindrada, que desenvolve 130cv (gasolina)/132cv (etanol) de potências máximas a 5.250rpm e torques máximos de 18,6kgfm (gasolina) e 19,1kgfm (etanol) a 3.750rpm
» TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson/ 7 x 16 polegadas, de liga leve / 215/65 R16
» DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e controle de estabilidade
» TANQUE 60 litros

EQUIPAMENTOS

» DE SÉRIE - ABS e airbag duplo frontal, alarme antifurto, controle de tração e estabilidade, Isofix, faróis auxiliares e lanterna de neblina, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, controle automático de velocidade, direção assistida, vidros, retrovisores e travas eléricas, computador de bordo, rádio, rodas de liga leve, volante multifuncional, entre outros.
» OPCIONAL - Airbags laterais e de cortina, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, navegador GPS, teto solar, retrovisores rebatíveis eletricamente e pintura metálica.

» QUANTO CUSTA
O Renegade Longitude 1.8 16V 4x2 tem preço a partir de R$ 84.900 (Dezembro de 2015)


VEREDICTO

HR-V e Renegade representam o que há de melhor em SUVs compactos disponíveis no mercado. O cliente fará uma boa comprar e sairá satisfeito com um ou outro. Caso o potencial comprador tenha um estilo mais urbano e deseje mais desempenho, o HR-V será mais adequado. Quem gosta de encarar uma trilha leve ou estrada de terra ou se identifique com design icônico dos jipes terá companhia melhor com o Renegade. vote na enquete abaixo e dê sua opinião:


HR-V - 68
Renegade -72


(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)




Ver galeria . 22 Fotos Honda HR-V 2015Honda/Divulgação
Honda HR-V 2015 (foto: Honda/Divulgação )
Ver galeria . 84 Fotos Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel Oswaldo Luiz Palermo/Jeep/Divulgação
Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel (foto: Oswaldo Luiz Palermo/Jeep/Divulgação )


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