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Estado de Minas GERMÂNICO CLASSUDO

Audi A6 V6 3.0 T Ambition é para quem gosta de dirigir e não abre mão de regalias

Automóvel não cabe em qualquer bolso, mas mexe com o imaginário de muita gente


postado em 07/02/2016 15:50 / atualizado em 07/02/2016 17:31

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)

Existem carros e automóveis. Os primeiros estão mais para meio de transporte, enquanto os automóveis reúnem características como conforto, sofisticação, beleza e muita tecnologia para garantir segurança e entretenimento. E é assim que podemos definir o Audi A6 V6 3.0 T Ambition, um sedã feito para quem gosta de dirigir, mas que não abre mão de algumas regalias. Tem estilo discreto e mesmo assim chama a atenção pelas dimensões e linhas da carroceria. Conta com diferentes sistemas que procuram corrigir os vacilos do motorista. Só que, às vezes, por ter vontade própria, pode criar situações de risco, assustando quem está ao volante. É um automóvel que não cabe em qualquer bolso, mas que mexe com o imaginário de muita gente.

IMPONENTE Em tempos de espaços reduzidos nas cidades e combustíveis com preços nas alturas, pensar em ter um automóvel de dimensões avantajadas pode não ser a melhor ideia. Mas, para quem tem conta bancária gorda e não mede esforços para ter na garagem um bom automóvel, vale a pena dar uma olhada neste Audi A6. O sedã segue o mesmo padrão de estilo dos outros modelos da marca, com a grade tipo bocão e faróis afilados com LEDs. O desenho da carroceria não tem nada de excepcional, nenhuma ousadia, apenas o teto arqueado e a traseira relativamente curta para um sedã. Ali, são poucos os detalhes além das lanternas horizontais e saída dupla do escapamento. O que chama a atenção mesmo são os quase cinco metros de carroceria e o conjunto da obra, que fazem do A6 um automóvel imponente.

Teto arqueado, traseira curta, moda entre sedãs grandes, e lanternas horizontais(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)
Teto arqueado, traseira curta, moda entre sedãs grandes, e lanternas horizontais (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)

ESPAÇO Mas, apesar das dimensões generosas e de ser homologado para cinco ocupantes, o modelo da Audi fica melhor como um sedã executivo de quatro lugares. Na frente, não falta conforto para motorista e passageiro, que podem ajustar os bancos com comandos elétricos e curtir a viagem tendo à mão todos os comandos necessários no console, no painel e no volante multifuncional. Os apoios de cabeça têm prático ajuste de distância. Atrás, o exagerado túnel no assoalho praticamente condena o assento do meio, pois obriga o passageiro a viajar com as pernas abertas e com o incômodo da saliência do apoio de braço embutido no encosto. O ideal ali são duas pessoas mesmo. O porta-malas é digno de um sedã, com espaço de sobra para a bagagem.

NO SUSTO Destaque nessa versão do A6 é sem dúvida a tecnologia aplicada. O automóvel tem de tudo para segurança, conveniência e entretenimento. O console parece um painel de controle e, por meio dos comandos ali localizados, é possível acessar as informações e sistemas disponíveis. Tudo muito fácil de operar. O modelo tem sistema que ajuda a estacionar, que percebe se o motorista está cansado e passando por cima das faixas e outro que percebe a possibilidade de uma batida com o carro da frente, emitindo alertas sonoro e de luz e acionando os freios. O problema é que, em uma cidade de relevo irregular como Belo Horizonte, com descidas muito íngremes, o sistema entendeu que o piso era um obstáculo, já que a frente ficou muito próxima do chão. E parou o carro repentinamente. A sorte é que não vinha outro carro atrás. Mas, tirando esse detalhe, o Audi Pre Sense é muito útil e funciona mesmo.

Visão noturna mostra objetos e pessoas antes mesmo de o motorista percebê-los(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)
Visão noturna mostra objetos e pessoas antes mesmo de o motorista percebê-los (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A.Press)

DESEMPENHO Dirigir o Audi A6 com esse motor V6 de 3.0 litros com turbo é algo entusiasmador. No primeiro momento, acelerando pouco, ele até parece um pacato sedã familiar, com respostas tranquilas. Mas, se o motorista for um pouco mais agressivo no acelerador, o motor reage rápido e disponibiliza toda a cavalaria e força, impulsionando o carrão com vontade. O câmbio automático de sete marchas S Tronic forma uma dupla dinâmica com o motor, fazendo trocas suaves e eficientes. É divertido fazer arrancadas e retomadas rápidas em um automóvel que aparenta ser mais comportado. E, além disso, o grandalhão tem ótima estabilidade e um rodar macio, filtrando bem as irregularidades do solo. A direção é bem calibrada e não dificulta as manobras, e os freios com discos enormes e a tecnologia seguram o sedã com total segurança. Tudo muito bem pensado para quem quer um automóvel confortável, seguro e com bom desempenho. Basta ter dinheiro na conta.

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