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Estado de Minas TAPA NO VISUAL

Mudanças no Hyundai ix35 custaram caro; confira o teste!

Reestilizado em agosto do ano passado, Hyundai ix35 ganhou visual mais moderno, mas mantém o mesmo interior. O motor flex e o câmbio automático de seis marchas dão conta do recado


postado em 19/03/2016 10:53 / atualizado em 21/03/2016 16:33

O utilitário-esportivo ganhou retoques no visual dianteiro, com linhas mais recortadas, mas mesmo na versão topo traz painel feito com plástico duro e instrumentos não muito modernos(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
O utilitário-esportivo ganhou retoques no visual dianteiro, com linhas mais recortadas, mas mesmo na versão topo traz painel feito com plástico duro e instrumentos não muito modernos (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Produzido no Brasil desde 2013, o Hyundai ix35 ficou conhecido como a versão moderna e atualizada do Tucson, que, apesar disso, continua sendo fabricado. Realmente, existem algumas diferenças, mas o primo rico e o primo pobre ainda têm muita coisa em comum. O novo utilitário-esportivo ganhou retoques no visual dianteiro, com linhas mais recortadas, mas mesmo na versão topo traz painel feito com plástico duro e instrumentos não muito modernos. É um carro espaçoso, equilibrado e com eficiente conjunto mecânico, só que a Hyundai/Caoa cobrou um preço muito caro pelas mudanças que fez no modelo, que passou a ser vendido em três versões. Confira o teste.

RETOQUES Depois de quase três anos de produção em Anápolis, Goiás, a Hyundai/Caoa resolveu modernizar o visual do ix35, um dos sucessos de vendas da marca. A intenção foi dar ao modelo uma imagem mais agressiva e esportiva, com formas mais robustas. As mudanças se concentraram basicamente na dianteira, que ganhou grade hexagonal com três barras paralelas, formando um conjunto harmônico com os faróis espichados, vincos no capô e os auxiliares de neblina maiores. Fora isso, o ix35 manteve o para-brisa bem inclinado, que se funde com o teto de vidro panorâmico. As laterais são lisas, com a linha de cintura elevada. E para abrir as portas não é preciso tirar a chave do bolso. Basta apertar um botão na maçaneta. A traseira também é robusta, com formas mais arredondadas e lanternas grandes.

Visibilidade traseira é ruim, mas o sensor de estacionamento auxilia nas manobras(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Visibilidade traseira é ruim, mas o sensor de estacionamento auxilia nas manobras (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
ESPAÇO O espaço interno é generoso e suficiente para acomodar com relativo conforto uma família de cinco pessoas. Os bancos dianteiros são confortáveis, com abas nas laterais, que ajudam a manter o corpo firme. O do motorista tem ajustes elétricos, inclusive o lombar, muito importante para evitar dores nas costas. Com isso, fica mais fácil encontrar a melhor posição para dirigir. O banco traseiro acomoda bem três pessoas, já que o assoalho é praticamente plano e não rouba espaço para as pernas. Só não tem cinto de segurança retrátil de três pontos para quem senta no meio. O porta-malas tem bom volume, mas não é bem como a Hyundai/Caoa quer que o consumidor acredite. A fabricante divulga um número considerando o volume até o teto, fato que compromete a visibilidade do motorista e a segurança dos ocupantes. No caso de frenagem brusca, toda a bagagem colocada acima do encosto do banco traseiro se deslocaria, causando ferimentos.

Painel tem desenho funcional, com comandos bem localizados, mas o excesso de plástico duro depõe contra(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Painel tem desenho funcional, com comandos bem localizados, mas o excesso de plástico duro depõe contra (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)

 

Mesmo considerando o volume até a altura do encosto do banco, o porta-malas é bom(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Mesmo considerando o volume até a altura do encosto do banco, o porta-malas é bom (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
INTERIOR Por dentro, o ix35 não mudou quase nada. A versão topo de linha traz volante com ajuste de altura e distância e comandos para o som e controlador de velocidade. Mas o plástico duro ainda predomina no painel, lembrando o velho Tucson. Os comandos estão bem posicionados, mas os instrumentos com a luz azul se tornam cansativos. A fabricante poderia ter optado por algo mais moderno. Para compensar, a versão topo traz bancos revestidos em couro, para dar um toque de sofisticação.

A única falha no banco traseiro, que é espaçoso, e o cinto subabdominal no centro(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
A única falha no banco traseiro, que é espaçoso, e o cinto subabdominal no centro (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
SEGURANÇA Neste quesito, o ix35 não decepciona. O modelo vem equipado nesta versão com airbags dianteiros, laterais e de cortina. Traz ainda controles eletrônicos de tração e estabilidade, além de assistente em declive, que segura o carro em descidas íngremes, mantendo a mesma velocidade, sem que o motorista precise pisar no freio. Ficou devendo o sistema Isofix para prender cadeiras infantis no banco traseiro.

Motor desenvolve 167cv com etanol, proporcionando bom desempenho(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Motor desenvolve 167cv com etanol, proporcionando bom desempenho (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
DIRIGINDO Para um SUV, o ix35 tem boa dirigibilidade. O conjunto mecânico é eficiente, com um motor flex que não proporciona muito brilho, mas dá conta do recado. Acima das 2.000rpm ele proporciona respostas mais rápidas tanto nas arrancadas quanto nas retomadas de velocidade. O câmbio automático de seis marchas, com a opção de trocas manuais, funciona de maneira suave, sem trancos, e tem as relações bem dimensionadas. Pelo peso do carro, o motor apresenta um consumo de combustível aceitável. As suspensões privilegiam o conforto de marcha, filtrando bem as irregularidades do solo, e a estabilidade, garantindo segurança em curvas. O sistema de freio conta com ABS e EBD, mas o pedal é esponjoso e o motorista tem que antecipar a frenagem para não passar susto. A direção é leve demais em determinadas situações, mas em velocidades elevadas fica mais firme e o diâmetro de giro é bom.

O PORÉM O problema é que a linha 2016 do Hyundai ix35 passou a ser comercializada em três versões e o modelo que antes custava menos de R$ 100 mil chega aos R$ 140 mil na versão topo. Um preço bem salgado para o automóvel, que ainda fica devendo itens na lista de equipamentos de série e que não tem acabamento primoroso.

 

 

Modelo tem linhas fluidas, aerodinâmicas, com para-brisa bem inclinado(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Modelo tem linhas fluidas, aerodinâmicas, com para-brisa bem inclinado (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Pelo preço, merecia mais
Hyundai ix35 tem pacote de tecnologia razoável, com central de entretenimento mais simples e GPS, mas computador de bordo não mede consumo

Para um automóvel que custa R$ 140 mil, o Hyundai ix35 merecia um pacote tecnológico mais moderno e completo. A versão top tem sistema de áudio com CD/MP3, Bluetooth, tela de LCD, central de entretenimento com câmera de ré e GPS integrados, com entrada para iPod, USB e auxiliares. Mas trata-se de um sistema multimídia simples, sem muitos recursos e que não permite conexão com redes sociais. O GPS é eficiente e mostra para o motorista a localização de postos de abastecimento e dos radares com suas respectivas velocidades permitidas. Mas a pisada na bola é o computador de bordo com três funções (distância percorrida, velocidade média e tempo). Ficou devendo a medição de consumo médio.


Ficha técnica

» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, de 1.998cm³ de cilindrada, com potências máximas de 157cv (gasolina)/167 (etanol) a 6.200rpm e torques máximos de 19,2kgfm (g) e 20,6 (e) a 4.700rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson; e traseira, independente, tipo Dual-Link/ liga leve, 6,5x18 polegadas/ 225/55 R18

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS/EBD/ESP e TCS

» CAPACIDADES
Peso, 1.513 quilos; tanque, 58 litros; de carga (passageiros e bagagem), 546kg

Câmbio automático de seis marchas tem trocas suaves, sem trancos(foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Câmbio automático de seis marchas tem trocas suaves, sem trancos (foto: Marlos Ney Vidal/ EM/D.A Press)
Equipamentos
» De série
Botão de partida, acesso ao veículo sem o uso de chave, central de entretenimento com tela tátil de sete polegadas com GPS, CD, DVD, MP3, Bluetooth, com entradas para iPod, USB e auxiliar, ar-condicionado dual zone, controlador de velocidade, computador de bordo com três funções, travamento das portas a 20km/h, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, revestimento interno em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis com projetor e fita de LEDs, teto solar panorâmico, rodas de liga leve aro 18 polegadas, aerofólio traseiro com brake light integrado, retrovisores com comando elétrico, rack de teto, siatema de autoacendimento dos faróis, freios ABS com EBD, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), assistente de declive, airbags frontais, laterais e de cortina e coluna de direção com regulagem de altura.

» Opcionais
Não tem

Quanto custa?
O Hyundai ix35 é vendido na versão de entrada por R$ 104.990. A intermediária, R$ 114.990. E a top custa R$ 139.990.

Notas (0 a 10)
Desempenho     8
Espaço interno     8
Porta-malas     8
Suspensão/direção    8
Conforto/ergonomia     8
Itens de série/opcionais     7
Segurança     8
Estilo    8
Consumo    8
Tecnologia     7
Acabamento     6
Custo/benefício     6

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