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Estado de Minas AUDI A4 2.0 TFSI LAUNCH EDITION

Novo Audi A4 tem cara de manso, mas seu desempenho é empolgante

Modelo da marca alemã tem estilo discreto, mas seu motor turbo proporciona desempenho empolgante. As suspensões garantem boa estabilidade, só que são muito duras para um sedã


postado em 16/01/2017 17:31

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Ele chama a atenção por onde passa. Apesar de ter um visual comportado, de pouca ousadia em suas linhas, atrai olhares e chega a arrancar suspiros de alguns. “Tá bonito na fita, doutor!”, dizem os mais afoitos ao verem o Audi A4 desfilando suas formas discretas. O sedã mantém a tradição da marca alemã de fazer carros com um conjunto mecânico eficiente, bom nível de acabamento e um pacote impressionante de conteúdo, ainda que alguns sejam opcionais. Ele concorre no segmento de sedãs médios com modelos de peso da BMW e Mercedes-Benz, mas não fica devendo em nada. É um carro de família para quem gosta de acelerar e não se importa em gastar um pouco mais com combustível. Bom de curvas, o sedã é mais duro e transfere as irregularidades do solo para o interior, causando certo desconforto. Mas o conjunto agrada. E muito!

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

ESTILO
A Audi lançou o novo A4 no ano passado e o modelo trouxe algumas discretas alterações no estilo, além de elementos mais leves em sua estrutura. A frente ficou um pouco mais agressiva, com a ampla grade hexagonal de barras paralelas cromadas. Os faróis Full LED ficaram mais estreitos e ganharam desenho recortado. Os de neblina foram incorporados ao conjunto. O toque de esportividade na frente fica por conta do spoiler na parte inferior do para-choque. Os vincos no capô e nas laterais conduzem as linhas aerodinâmicas do sedã, que tem na traseira lanternas horizontais que seguem o padrão dos faróis. Outros detalhes esportivos são as duas largas saídas cromadas do escapamento, a antena tipo barbatana de tubarão no teto e as rodas de liga leve aro 18 polegadas da linha RS da marca.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Mas para curtir o Audi A4 é preciso entrar e ver de perto o que ele tem a oferecer. A chave pode permanecer no bolso, pois basta encostar a mão na maçaneta que a porta se abre. A maçaneta tem abertura diferente e parece que vai soltar da carroceria, de tão suave, mas é firme. Já do lado de dentro, fica fácil perceber que se trata de um automóvel de padrão elevado. Os bancos dianteiros, com desenho esportivo, que seguram bem o corpo, são confortáveis e trazem ajustes elétricos, inclusive lombar, facilitando o posicionamento ideal para dirigir. Ambos contam com o prolongamento do assento, apoiando melhor as pernas. Já o banco traseiro proporciona conforto para duas pessoas, pois no meio o espaço é limitado devido ao túnel alto no assoalho e saliência no encosto. Mas ali tem três apoios de cabeça, três cintos de segurança retráteis, dois pontos de fixação de cadeiras infantis e saída de ar-condicionado com controle da temperatura.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

TECNOLOGIA
Para dirigir com segurança, o motorista conta com ajuste de altura e distância do volante, que vem com comandos para acessar a central multimídia, o computador de bordo, os sistemas de navegação, áudio e telefonia. Bem atrás do volante, o painel de instrumentos parece um parque de diversões. Tem tela totalmente digital por meio da qual é possível ver dados de consumo, tempo gasto e distância percorrida, além da velocidade média. É possível aumentar ou diminuir o tamanho do velocímetro e do conta giros, facilitando a visualização do mapa para seguir a rota determinada. Isso evita que o motorista olhe para a tela central, que é comandada por um botão giratório no console, no qual é possível escrever informações para acessar a lista de contatos, por exemplo.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Por meio dessa tela é possível fazer ajustes dos sistemas, interface com smartphones, acesso a GPS e outras mídias. Ali o motorista escolhe também a opção do Audi Drive Select, que tem os modos efficiency, comfort, auto, dynamic e individual, que ajustam as respostas de motor, direção, suspensões e freios em condições diferentes. No ícone de assistência ao motorista aciona-se sistemas de advertência de velocidade excedida, auxílio para estacionar, alerta de colisão traseira (Audi Pre Sense) e lateral (Audi Side Assist), que chega a atuar no freio e na direção, caso perceba que o motorista vai bater ou mudar de faixa inadvertidamente. O modelo conta ainda com sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro para, economizando combustível.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

DIRIGINDO O grande barato desse sedã é realmente sua dirigibilidade. Seu motor 2.0 turbo é muito eficiente quanto ao desempenho. Em baixas rotações ele tem funcionamento suave e permite um comportamento mais tranquilo no trânsito urbano. Mas se o motorista precisar de respostas rápidas é só pisar fundo no acelerador para fazer o giro subir e o turbo entra em ação, sem tranco. Acimas das 3.000rpm o carro tem desempenho nervoso, favorecido pela boa relação de marchas do câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic. As trocas são suaves e podem ser feitas também por meio da pequena alavanca no console central ou nas aletas atrás do volante.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O sedã ganha velocidade muito rápido e transmite segurança ao motorista, já que tem direção com assistência elétrica e suspensões que favorecem a estabilidade. Mas se o pé for muito pesado, o cidadão vai ver o computador de bordo marcando consumo inferior a 6km/l na cidade. Na estrada, respeitando os limites de velocidade, a melhor marca foi de 11km/l. Com rodas de aro 18 polegadas, pneus de perfil baixo e suspensões mais duras, o sedã soca muito quando trafega sobre pisos irregulares, causando desconforto ao motorista e passageiros. E para segurar essa fera, um eficiente sistema de freios com discos nas quatro rodas e muita eletrônica capaz de pará-lo em diferentes pisos.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

CONECTIVIDADE
O Audi A4 Launch Edition não decepciona quem curte tecnologia e quer ficar conectado ao mundo enquanto dirige. O modelo conta com o Audi Virtual Cockpit, um painel de instrumentos totalmente digital, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas atrás do volante, que exibe informações do percurso e do computador de bordo. Já o sistema multimídia tem tela maior e operação intuitiva. É possível replicar o celular nessa tela, usando uma das entradas USB do Smartphone Integration. Outro destaque é o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes, opcional, que permite reproduzir músicas de sua lista ou do rádio com alta-fidelidade. Pode aumentar o volume que o sistema aguenta, sem distorções. É pura diversão ao volante.

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência de 190cv entre 4.200rpm e 6.000rpm, e torque de 32,6kgfm entre 1.450rpm e 4.200rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado S Tronic de sete velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com triângulos transversais duplos; e traseira independente, multlink/de liga leve de 8x18 polegadas/245/40 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)

CAPACIDADES

Do tanque, 54 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 550 quilos

CONSUMO
Na cidade, 11km/l (gasolina); na estrada, 14,3km/l (g)

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Acabamento interno em alumínio, airbag lateral dianteiro e de cabeça, alarme, apoio de braço dianteiro, assistente de freio de estacionamento, apoio lombar com ajuste elétrico para bancos dianteiros, cintos de segurança com sensor de afivelamento, ar-condicionado automático, faróis com ajuste automático de altura, Audi Drive Select, faróis Full LED, Audi Virtual Cockpit, lanternas traseiras com LEDs, banco do motorista eletricamente ajustável, sensor de estacionamento traseiro, bancos revestidos em couro sintético, sistema de limpador dos faróis, bancos traseiros rebatíveis, travamento central "keyless-go" (partida no botão), espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, esteira para fundo do porta-malas, limitador de velocidade, Audi smartphone integration (2x USB e entrada auxiliar), sensores de luz e chuva, Audi sound system, sistema start-stop, Bluetooth, volante multifuncional, rádio MMI plus com sistema de navegação, acabamento das soleiras das portas em alumínio, rodas de liga-leve 17", 7,5Jx17 pneus 225/50 R17, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis e capa do espelho retrovisor externo na cor do veículo.

OPCIONAIS Pintura métalica/perolizada, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, roda de liga-leve 18", sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, teto solar elétrico, Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist, câmera de ré, Head-up Display, Keyless-go, sistema de som Bang & Olufsen 3D com 19 alto-falantes.


QUANTO CUSTA
O Audi A4 2.0 TFSI tem preço inicial de R$ 159.990 para a versão Attraction. Já a versão testada, a Launch Edition, tem preço sugerido de R$ 172.990. Com todos os opcionais, a Launch Edition Plus vai a R$ 199.990.


Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 10
Custo/benefício 8

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