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Estado de Minas TESTE

Novo Palio encara desafios


postado em 21/12/2011 11:50

Ponteira dupla no escapamento enfatiza esportividade e aplique plástico não deixa traseira cair(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Ponteira dupla no escapamento enfatiza esportividade e aplique plástico não deixa traseira cair (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

AVALIAÇÃO TÉCNICA


Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As portas têm montagem razoável, menos a traseira direita, que está desnivelada. A tampa traseira está descentralizada e desalinhada no lado esquerdo superior. O capô está descentralizado. O acabamento plástico que envolve toda a parte inferior da carroceria e curvatura dos pára-lamas tem boa montagem, assim como a aplicação de adesivos. REGULAR

Vão do motor
A área do vão é pequena, o que limita o acesso à manutenção a vários componentes. O leiaut do vão está benfeito e racional. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é aceitável. REGULAR

Altura do solo
Roda de liga leve aro 16 dá ar esportivo ao Palio e pneu de perfil baixo limita conforto(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Roda de liga leve aro 16 dá ar esportivo ao Palio e pneu de perfil baixo limita conforto (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Toda a zona inferior do motopropulsor é protegida por chapa em aço vazada. Não ocorreram interferências significativas com o solo numa condução mais prudente do veículo sobre piso irregular, quebra-molas e saídas de garagem com desnível. POSITIVO

Climatização
A caixa de ar está mal vedada permitindo a condensação da base inferior central do para-brisa pelo difusor superior do painel, mesmo quando vedado o direcionamento do fluxo. A caixa de ar tem quatro velocidades e cinco opções de direcionamento. Os difusores de ar do painel têm formato circular e giram 360º, têm boa vazão e a rumorosidade de funcionamento é aceitável, mas não há difusor específico para os passageiros de trás. REGULAR

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico em geral. O ABS tem boa calibração e sensibilidade. O freio de estacionamento atuou com precisão. Numa condução mais esportiva obteve boa desaceleração com manutenção da trajetória, e afundamento aceitável do trem dianteiro. POSITIVO

Câmbio
Curso da alavanca de câmbio é longo e engate da marcha a ré exige paciência(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Curso da alavanca de câmbio é longo e engate da marcha a ré exige paciência (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente na dirigibilidade no uso misto em função do peso do veículo e da curva do motor. A qualidade de engate não é boa em precisão na marcha ré e curso da alavanca e ocorre transferência de ruído de funcionamento do câmbio para o trambulador, passando para dentro do túnel e coifa guarda-pó da alavanca. REGULAR

Motor
A performance é boa com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. Com ar-condicionado ligado e carga útil de 400kg ainda tem um rendimento razoável. A baixo regime de rotação (torque máximo 4.500rpm) e utilizando a marcha correta satisfaz na dirigibilidade. POSITIVO

Vedação
Boa contra água. POSITIVO

Nível interno de ruído
O habitáculo não é silencioso sobre piso de terra, asfalto ruim e paralelepípedo, principalmente no painel e quadro de instrumentos. O efeito aerodinâmico é contido até 100km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO

Suspensão
Mecanismo da regulagem do encosto está mal posicionado(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Mecanismo da regulagem do encosto está mal posicionado (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
O conforto de marcha tem definição razoável e a estabilidade é boa no uso em geral pela precisão em curvas e pouca inclinação da carroceria. POSITIVO

Direção
O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno são muito boas. A coluna de direção tem ajuste em altura com bom curso. É boa a precisão na reta e em curvas, e apresentou baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre piso irregular. As cargas do sistema assistido estão boas. POSITIVO

Iluminação
Tem sensor crepuscular (opcional). Há luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Os faróis têm duplo refletor e auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não tem ajuste elétrico em altura (é fácil a alteração no corpo dos faróis) com bom resultado em iluminação no baixo/ alto. Na parte frontal do teto tem lanterna integrada com dois spots fixos com eficiência satisfatória. POSITIVO

Estepe/ macaco
O estepe tem a roda e pneu (175/65 R15 85T) diferentes dos de uso (195/55 R16 87V). Está acondicionado no fundo do assoalho dentro do porta-malas. O kit de troca está encaixado dentro do aro e tem porca autoadaptadora antifurto. Ao ter que utilizar o estepe numa viagem, o ritmo e comportamento dinâmico do veículo terão alterações. O conjunto (roda/pneu de uso) danificado não encaixa bem no assoalho, além de desnivelar bem mais o carpete que o encobre, diminuindo bastante o volume do porta-malas. A operação de troca é normal. NEGATIVO

Limpador de para-brisa
Nem mesmo o estepe menor do que os pneus de uso aumenta capacidade do porta-malas(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Nem mesmo o estepe menor do que os pneus de uso aumenta capacidade do porta-malas (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
O sistema de limpeza é bom no para-brisa e no vidro traseiro, com boas palhetas, esguichos de boa vazão e campo de visão satisfatórios. Há sensor de chuva, e o acesso ao reservatório d’água dentro do vão motor é aceitável. POSITIVO

Alarme
O sistema é completo, com chave tipo canivete codificada (as teclas emborrachadas inseridas nela terão vida útil limitada) e proteção perimétrica/volumétrica (acessórios Fiat). Todas as portas têm função um toque para subir/descer o vidro, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO

Volume do porta-malas
O declarado é 290 litros, e o encontrado foi 250 litros, com a tampa do bagagito fechada, banco traseiro na posição normal e triângulo de segurança dentro do vão.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Palavra de especialista: Daniel Ribeiro Filho

Longe de ser um esportivo

Lanterna vertical não harmoniza visual traseiro(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Lanterna vertical não harmoniza visual traseiro (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
A Fiat adotou a nomenclatura “sporting” para vários modelos (só falta o Fiorino e Palio Weekend) de sua gama de produção, visando o conceito esportivo, mas os que têm DNA são o antigo Uno 1.6R (para a sua época), Uno Turbo e os atuais Punto, Linea e Bravo T-Jet. O novo Palio na versão “sporting” merecia ser equipado com o motor aspirado de maior potência da Fiat, o 1.8 16V, e ter identificação 1.8R para diferenciá-lo da versão 1.6 Essence (mesmo motor e câmbio com diferencial mais longo) para melhor posicionamento no seu segmento de mercado. O antigo Palio tinha um vão motor com melhor acesso à manutenção, volume do porta-malas semelhante, mas o novo ganha em habitabilidade. O design adotado no habitáculo (painel, quadro de instrumentos, painéis de porta, tecidos de revestimento dos bancos, etc) tem estilo bem diferenciado, vai agradar muito pouco, chegando a dar cansaço aos olhos em dias ensolarados. Por outro lado, o silencioso com ponteira dupla (realmente digna de um automóvel esportivo) é perfeita no formato, diâmetro e sonoridade. O conjunto mecânico (motor, câmbio, direção, suspensão e freios) agrada, sendo prazerosa a sua condução em rodovias, e no uso urbano pela sua agilidade, mas o ganho de potência e torque do motor 1.8 é significativo.

Ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 1.598cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de potência máximas de 115cv (g) e 117cv (e) a 5.500rpm e torques máximos de 16,2kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 4.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, do tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; e traseira, com rodas semi-independentes, eixo de torção e barra estabilizadora / 6 x 16 polegadas, em liga leve / 195/55 R16

FREIOS
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com sistema ABS (opcional)

CAPACIDADES

TANQUE, 48 litros; DE CARGA (PASSAGEIROS E BAGAGEM), 400 quilos; PORTA-MALAS (***), 250 litros

PESO, 1.090 quilos

DIMENSÕES (A x B x C x D X E) (m) (*)
3,87 x 1,67 x 1,50 x 2,42 x 1,90

DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) (**) 191(g) e 193 (e); Aceleração até 100km/h (**) 9,9 (g) e 9,8 (e)

CONSUMO (km/l) (**)
Cidade 11,7 (g) e 8,1 (e); Estrada 16,4 (g) e 11,1 (e)

(*) A: comprimento, B: largura, C: altura, D: entre-eixos e E: medida de conforto
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição caderno Vrum

NOTAS

Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 5
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 7
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 7

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Conforto/conveniência
– Abertura interna da tampa do porta-malas, alerta de manutenção programada, apoio de pé para o motorista, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando, computador de bordo, direção hidraúlica, Follow me home, indicador de temperatura externa, luzes de leitura dianteira, porta-objetos móvel e porta-óculos, rádio CD com MP3 e RDS, sensor de estacionamento, travas elétricas e travamento automático das portas a 20km/h, vidros elétricos dianteiros do tipo um toque com sistema antiesmagamento, coluna de direção com regulagem de altura.

Aparência – Aerofólio esportivo preto na traseira, faixas decorativas nas laterais e na tampa traseira, minissaias, moldura cromada no para-lama dianteiro, molduras nas caixas de rodas, ponteira de escapamento dupla cromada, revestimento externo esportivo nas colunas das portas, spoiler nos para-choques, faróis biparábola com moldura e canhões negros, rodas de liga aro 16 e pneus 195/55R16 verdes, cintos de segurança vermelhos, cobertura esportiva dos pedais, maçanetas internas e nos aros dos alto-falantes, volante em couro.

Segurança – Cintos de segurança e apoios de cabeça para todos, farol de neblina, imobilizador eletrônico de motor.

OPCIONAIS
Airbags dianteiros frontais e laterais, retrovisor interno eletrocrômico, freios ABS, sensores de chuva e crepuscular, kit de parafusos antifurto nas rodas, vidros elétricos traseiros e comandos de rádio no volante.

QUANTO CUSTA?
O Fiat Palio Sporting 1.6 tem preço sugerido de R$ 39.990 e com todos os opcionais, R$ 45.777. O modelo é vendido também nas versões Attractive 1.0 , R$ 30.990; Attractive 1.4, R$ 34.290; Essence 1.6, R$ 37.990 e Dualogic, R$ 40.490; Sporting 1.6 Dualogic, R$ 42.490.

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