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Estado de Minas ESTILINGUE AVARENTO

TESTE: Aceleramos o up! TSi, versão turbinada do compacto da Volkswagen

Com turbo suave e progressivo, modelo apresentou desempenho esportivo já em baixas rotações, além de menor consumo. Confira suas diferenças em relação à versão aspirada


postado em 16/08/2015 11:28 / atualizado em 16/08/2015 12:32

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Esta é a fórmula ideal: desempenho excepcional e baixo consumo. O up! TSi proporciona isso. O motor de três cilindros 1.0 aspirado tem desempenho de cilindrada maior, mas o turbo não deixa dúvidas: o carro parece ter um estilingue. Primeiro, ouve-se o som grave da turbina entrando em funcionamento, a força extra e suave vem em seguida, e o up! TSi dispara. Não joga o motorista contra o banco, apenas faz o carro se deslocar muito rápido. Segundo o fabricante, os comandos variáveis de admissão e escape, a válvula (wastegate) de aceleração do turbo e o intercooler dentro do coletor de admissão eliminam o retardo do turbo, denominado “turbo lag”. Outra vantagem da turbina é diminuir as condições em que ocorreria pré-detonação quando se usa gasolina.


As ultrapassagens são seguras e feitas em curto espaço de tempo. O TSi sai da imobilidade e atinge 100km/h em apenas 9,1 segundos. A velocidade máxima de 184km/h é de carro 2.0 aspirado, mas o desempenho vai muito além. O comportamento dinâmico é sempre previsível. E o controle de tração segura a fera, evitando escorregar nas arrancadas ou quando começa a destracionar em curvas. O up! é fácil e agradável de dirigir, com direção leve e precisa.

 

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


O torque aparece cedo (1.500rpm) e se as retomadas em quinta e quarta marchas levam mais tempo por causa do diferencial alongado em 26% em relação ao motor aspirado, basta engatar a terceira e obter resposta imediata. O consumo é ainda menor em relação ao motor aspirado. E o menor já registrado pelo Inmetro. Uma das razãoes é o diferencial mais longo, pois as rotações demoram mais a subir. Além do menor consumo, a vantagem é o interior mais silencioso. Em rotação mais baixa, há menos ruído vindo do motor. Segundo a Volks, foram feitas muitas alterações no motor turbo em relação ao aspirado. Suspensão, molas e amortecedores foram recalibrados. Freios e embreagem, redimensionados. Virabrequim, pistãos e bielas são forjados e têm menor peso. Para abrigar o intercooler, mecanismo que resfria o ar para entrar na câmara, o comprimento do carro aumentou em 4cm.


(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


INJEÇÃO Passa a ser direta na câmara de combustão. Além de mais eficiente, dispensa o sistema de partida a frio. E os injetores de cinco orifícios realizam múltiplas injeções em cada ciclo. A pressão do turbo varia de 0,9 bar a 1,2 bar. O sensor de etanol fica antes da bomba e identifica o combustível, evitando demora no reconhecimento.

CARROCERIA A tampa traseira é pintada na cor preta para diferenciar a versão turbo da aspirada. As configurações são as mesmas e apenas a versão take, de entrada, não tem turbo. E a versão testada, a Speed, é a topo de linha. As faixas laterais e retrovisores pintados na cor azul fazem referência ao Gol Gti. O up! é o carro mais seguro do país em sua categoria e ganhou nota máxima em segurança de adultos e crianças, além de ter o menor indice de reparabilidade. Custa menos no conserto.


(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


DEVENDO A VW deve encosto traseiro fracionado (1/3, 2/3) para transportar, se for o caso, bagagem e passageiros, regulagem de distância do volante, cinto de três pontos para o assento central traseiro e regulagem de altura dos cintos dianteiros, pelo menos.
O up! é um dos melhores carros já produzidos no país e apontado como o mais confiável de sua categoria na Europa.

 

 

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

 

CONECTIVIDADE: Navegador inflexível (Pedro Cerqueira)

Assim como nas demais versões, o sistema multimídia do VW up! TSi é manuseado a partir da telinha fixada no painel. O mais legal disso é que a tela pode ser facilmente removida, evitando o furto. A navegação é fácil de ser usada e também informa sobre os radares. Definido o endereço, o GPS dá algumas opções de rota, o que pode ser bom para sair de pontos em que você sabe que o trânsito está ruim. Mas, caso você saia dessa rota, o sistema não mostrou capacidade de recalcular o trajeto a partir dali, e nos indicou retorno ao caminho inicial.


Quanto às mídias, percebe-se logo a ausência de entrada USB. Estão disponíveis CD/MP3 player, rádio, entrada auxiliar e cartão SD. O Bluetooth funciona com aplicativos do smartphone, como o Spotify, mas, naturalmente, o conteúdo fornecido vai onerar seu pacote de dados. A telefonia não tem comando de voz, mas pode ser facilmente operada pela telinha do multimídia. Porém, o manuseio desta função exige que o motorista tire uma mão do volante e desvie o olhar para a tela. Talvez por se tratar de um carro pequeno, onde tudo está à mão, falta ao up! comandos no volante.


(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


FICHA TÉCNICA

MOTOR

Dianteiro, transversal, turbo de três cilindros em linha, 999cm³, 12 válvulas, flex, 101cv (gasolina) e 105cv (etanol) a 5.000rpm de potências máximas e torque de 16,8kgfm (g/e) a 1.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; e traseira interdependente com braços longitudinais/de liga leve de 15 polegadas/185/60 R15

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira, tambor na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; carga útil (passageiros mais bagagem), 410 quilos; porta-malas, 280 (**)/250 (***);

PESO

999kg
Dimensões (AxBxCxDxE) (m) (*) 3,65x1,65x1,50x 2,42x1,85

DESEMPENHO

Velocidade máxima (km/h) (**) 182(g)/184(e); aceleração até 100 km/h (s) (**) 9,3 (g)/9,1(e)
Consumo cidade (km/l) (****) 13,8(g)/9,6(e); consumo estrada (km/l) (****) 16,1(g)/11,1 (e))

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: medida de conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco traseiro)
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição do caderno Vrum
(****) Dados do Inmetro

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


EQUIPAMENTOS


DE SÉRIE
Ar-condicionado, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura, airbags frontais, freios ABS, controle de tração, sensor de estacionamento traseiro, CD player com Bluetooth, e conexões USB, iPod e auxiliar, alarme, alerta de frenagem de emergência, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, retrovisor com luzes indicadoras, faróis auxiliares, lanterna de neblina, tampa do porta-malas com abertura elétrica, vidros dianteiros, retrovisor e travas elétricas, entre outros.

OPCIONAIS
Não há.



NOTAS (0 a 10)


Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 10
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8



QUANTO CUSTA

O up! TSi Speed tem preço sugerido de R$ 49.990.

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


AVALIAÇÃO TÉCNICA


Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As quatro portas têm montagem satisfatória; e capô e tampa traseira, apenas razoável. POSITIVO

Vão do motor

O vão é muito pequeno pelo projeto da carroceria e o motor, mesmo com três cilindros, o preenche totalmente, dificultando bastante o acesso à manutenção de vários componentes. O capô tem bom ângulo de abertura. O vão tem aspecto organizado e limpo e os itens de verificação constante têm fácil acesso e manuseio. REGULAR

Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo, inclusive com 410kg de carga útil. POSITIVO

Climatização

É por comando manual. No painel, há dois difusores de ar nas laterais, além de um difusor na parte superior do painel. Funciona bem e proporciona conforto em pouco tempo, favorecido pela pequena área da cabine. A caixa de ar tem quatro velocidades e são quatro as opções de direcionamento do fluxo. POSITIVO

Freios

O pedal de freio apresentou boa relação e sensibilidade. O ABS apresentou calibragem e resposta razoáveis. Em frenagem de emergência, com o veículo em velocidade, sobre asfalto seco, a desaceleração foi satisfatória e com boa manutenção da trajetória, seja com o veículo carregado ou vazio. O freio de estacionamento atuou normalmente. POSITIVO

Câmbio
O veículo é dotado de controle de tração que minimiza a “patinagem” das rodas dianteiras num uso mais esportivo, preservando a transmissão. A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso. Merecia um câmbio com seis marchas, com relações mais próximas e diferencial mais curto para proporcionar mais prazer numa condução esportiva. O câmbio de cinco marchas tem relações muito longas quando a troca é feita na rotação máxima do motor, onde a 2ª marcha atinge 100km/h, a 3ª, 160km/h e a 4ª, 190km/h. Em 5ª marcha, a 110km/h, o motor gira a 2.500rpm. A qualidade de engate é ótima em precisão, maciez, curso da alavanca e pega no pomo, além do funcionamento silencioso do trambulador. As relações longas não prejudicam a dirigibilidade no uso urbano, com torque máximo a apenas 1.500rpm. REGULAR

Motor
É brilhante a performance para a cilindrada e número de cilindros. A injeção direta de combustível e o turbo muito bem dimensionado e calibrado fazem a grande diferença na curva em relação à versão aspirada. A aceleração é ótima e as retomadas de velocidades são muito eficientes, trazendo prazer na condução. A rumorosidade de funcionamento é baixa. POSITIVO

Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h, sendo crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, asfalto em má conservação e estrada de terra batida com algumas imperfeições, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. NEGATIVO

Suspensão

O conforto de marcha está em um nível aceitável para a proposta dinâmica da versão, mas tem perda significativa quando com carga útil máxima e pressão dos pneus para essa condição. A estabilidade é alta, proporcionando um excelente handling, com uma dirigibilidade prazerosa e segura em rodovias, onde se pode andar mais rápido. REGULAR

Direção
A coluna de direção tem ajuste em altura com bom curso. As cargas do sistema eletromecânico estão muito bem calibradas, seja para o uso na cidade com boa leveza e agilidade, seja em estrada, com ótima sensibilidade e reações seguras e rápidas. A velocidade do efeito retorno é razoável e o diâmetro de giro é bom. A precisão na reta e em curvas é muito boa. É baixa a rumorosidade do conjunto em curvas sobre piso irregular usual. POSITIVO

Iluminação
Não tem iluminação nos comandos elétricos de acionamento dos vidros, trava e regulagem elétrica dos retrovisores externos, mesmo com os faróis acesos. Os faróis têm construção com parábola simples e contam com o auxiares de neblina. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, nem nenhuma luz de cortesia. O quadro de instrumentos tem fácil leitura dia/noite. NEGATIVO

Limpador do para-brisa

Não tem sensor de chuva. Os sistemas de limpeza no para-brisa e no vidro traseiro são eficientes, com boa área varrida, bons esguichos e palhetas de qualidade. É fácil o acesso ao reservatório d’água instalado dentro do vão do motor. POSITIVO

Estepe/macaco

O estepe tem a roda em aço e pneu (175/70R14), limitado à velocidade máxima de 80km/h, diferente dos de uso (185/60R15) no fabricante e nas medidas. Está instalado no fundo do porta-malas. Para retirar a calota central, tem grampo no kit. A operação de troca é normal, mas há alteração no comportamento dinâmico do veículo ao utilizar o estepe em rodovias, principalmente com o veículo carregado. REGULAR

Alarme

A chave de ignição é codificada e do tipo canivete. Há proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Não tem função um toque para descer/subir os vidros dianteiros e, ao dar comando para travar as portas, com o controle na chave, os vidros dianteiros não sobem automaticamente. REGULAR

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 285 litros, e o encontrado foi de 250 litros, sendo prejudicado pelo suporte lateral que tem duas opções de altura do recobrimento do assoalho, estando a tampa do bagagito fechada e fechamento suave da tampa traseira.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
www.danieltecnodan.com.br

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