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Estado de Minas

Por R$ 120 mil, bem que o novo Jetta R-Line 250 TSI poderia oferecer mais

Mudanças no visual do sedã médio deram um toque de modernidade, mas a versão topo de linha agrada também pelo conjunto mecânico e conteúdo, apesar de algumas ausências


postado em 11/03/2019 12:54 / atualizado em 12/03/2019 12:38

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A liderança do segmento de sedãs médios no Brasil é cobiçada por algumas montadoras, mas nem todas conseguem posição de destaque. A Volkswagen anda em baixa, já que o seu Jetta encerrou 2018 com rendimento tímido no mercado, com apenas 4.403 unidades emplacadas, o que representa apenas 3,11% de participação. Perdeu feio para o líder Toyota Corolla (59.062 unidades), Honda Civic (25.942) e Chevrolet Cruze (19.828), os queridinhos do setor. Para tentar uma reação, a montadora agora traz do México a nova geração do Jetta, mais moderna e eficiente, porém, por ser importada, não chega com preço competitivo e ainda fica devendo alguns equipamentos.


A sétima geração do VW Jetta está disponível no Brasil em três versões: a 1.4 TSi, a Comfortline 250 TSi, e a R-Line. Testamos a topo de linha, que tem o mesmo conjunto mecânico das outras, composto pelo motor 1.4 turbo e câmbio automático de seis velocidades. No visual, o modelo 2019 mantém o padrão Volkswagen, com linhas mais retas, mas com aspecto mais robusto e moderno. A grade dianteira é mais larga, com barras paralelas, toda em preto, e forma conjunto com um friso longo superior que faz a ligação entre os faróis, agora mais retangulares, full LED e com luzes diurnas com LEDs.

Traseira traz discreto defletor de ar na extremidade da tampa do porta-malas, que é invadida pelas lanternas em LED(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Traseira traz discreto defletor de ar na extremidade da tampa do porta-malas, que é invadida pelas lanternas em LED (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A parte inferior do para-choque tem ampla entrada de ar, spoiler e faróis de neblina em moldura preta. O logo da versão R-Line em preto se destaca na grade. O capô tem formato em cunha, com vincos marcantes que reforçam o aspecto aerodinâmico. O para-brisa inclinado forma um só conjunto com o teto solar de vidro escurecido. Nas laterais, a moldura dos vidros em preto se identifica com os retrovisores da mesma cor. Um vinco marcante se estende do para-lama dianteiro à lanterna traseira, passando pela linha das maçanetas e indicando a linha de cintura suavemente elevada.

Sedã ganhou vincos marcantes que enfatizam o aspecto aerodinâmico(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Sedã ganhou vincos marcantes que enfatizam o aspecto aerodinâmico (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

SAÍDAS FALSAS A versão vem equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas, com desenho discretamente esportivo. A traseira traz discreto defletor de ar na extremidade da tampa do porta-malas, que é invadida pelas lanternas em LED. Nas extremidades do para-choque traseiro, falsas saídas do escapamento com moldura de alumínio também conferem aspecto esportivo.
Como na maioria dos sedãs médios, o porta-malas do novo Jetta é amplo, com bom volume, todo revestido com carpete. Mas a tampa tem hastes do tipo pescoço de ganso, que além de roubar espaço podem amassar as bagagens. Outro problema é que, ao ser aberta, a tampa do porta-malas precisa ser empurrada até o fim do curso, pois do contrário pode retornar na cabeça de quem manuseia a bagagem no compartimento. A tampa tem puxadores internos para facilitar o fechamento e a abertura pode ser feita por meio da chave ou tecla no painel. No interior do porta-malas tem um dispositivo para rebater o encosto do banco traseiro, que é bipartido e dessa forma é possível ampliar a área de carga.

Modelo tem acabamento interno de boa qualidade e multimídia de fácil conexão com smartphone(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Modelo tem acabamento interno de boa qualidade e multimídia de fácil conexão com smartphone (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

ESPAÇO A chave do Jetta é do tipo presencial e não precisa necessariamente sair do no bolso do motorista, que conta com banco com ajuste de altura. Mas não tem regulagem lombar e os ajustes são manuais. Um carro de quase R$ 120 mil merecia comandos elétricos nos bancos dianteiros. Apesar disso, os bancos são confortáveis, anatômicos, e apoiam bem as costas e as pernas. No banco traseiro, o conforto é limitado para duas pessoas, já que no meio o túnel volumoso no assoalho, o console central avantajado e o apoio de braço embutido no encosto roubam espaço. Mas quem senta atrás conta com iluminação, cintos de segurança retráteis, apoio de cabeça central regulável em altura e os laterais fixos. Não tem saída de ar-condicionado, mas tem Isofix para fixação de cadeiras infantis.

Espaço no banco traseiro garante conforto para dois passageiros(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Espaço no banco traseiro garante conforto para dois passageiros (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O acabamento interno é de boa qualidade, com couro revestindo os bancos e o volante. Material emborrachado cobre o painel, que tem detalhes em alumínio. Todos os comandos estão à mão do motorista, inclusive no volante de desenho esportivo, por meio do qual é possível acessar o sistema de áudio, celular, computador de bordo, controlador de velocidade e multimídia. O painel de instrumentos é moderno, todo digital, e permite diferentes configurações.
A versão topo de linha traz entre os equipamentos o alerta de colisão (ACC) com controle automático de distância em relação ao carro da frente, sistema de monitoramento periférico, detector de fadiga, Park Pilot (que ajuda o motorista a estacionar), e monitoramento da pressão dos pneus, além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Com 519 litros, porta-malas tem bom espaço para bagagem(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Com 519 litros, porta-malas tem bom espaço para bagagem (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

DIRIGINDO Para dar a partida no Jetta, basta apertar o botão start/stop no console e liberar o freio de estacionamento elétrico para começar a diversão. Tem gente que torce o nariz ao saber que o sedã é equipado com motor 1.4, mas é turbo e muito eficiente em termos de desempenho. Basta acelerar para sentir que o propulsor dá conta do recado, e muito bem, com respostas rápidas nas arrancadas, sem se intimidar com o peso do carro, mesmo estando ele carregado. As retomadas de velocidade são seguras e garantem bom desempenho na estrada. Mas se o motorista tiver o pé pesado, o consumo fica comprometido. No circuito urbano, o computador de bordo registrou consumo de 5,5km/l com etanol e 7km/l com gasolina.
O câmbio automático de seis velocidades também contribui para o bom desempenho do carro, com trocas de marchas na hora certa e sem trancos. Fica ainda mais eficiente no modo manual, mas estranhamente o modelo não traz aletas para mudanças de marchas atrás do volante, somente na alavanca do câmbio. O modelo traz ainda o seletor de modos de condução, com as opções Eco, Normal, Sport e Individual. As suspensões apresentam equilíbrio entre estabilidade e conforto, já que transferem pouco as irregularidades do solo. A direção foi bem calibrada, mas o diâmetro de giro pequeno dificulta as manobras em espaços apertados. Os freios, com discos nas quatro rodas e eletrônica, atuaram de forma eficiente.


CONECTIVIDADE

O Volkswagen Jetta R-Line traz de série o sistema Discover Media, com rádio, tela tátil de oito polegadas, leitor de CD, App-Connect, navegação nativa e câmera de ré com linhas guias. A conexão com o smartphone é feita de maneira intuitiva, bem ágil, e permite acesso à lista de músicas, informações sobre o trânsito e agenda do celular por meio do Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link. O sistema pode ser acessado também por comando de voz. O sedã tem uma entrada USB na frente e outra dentro do porta-objetos no console. No porta-luvas, duas entradas SD e uma de DVD/CD.


FICHA TÉCNICA

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, que desenvolve potência de 150cv (gasolina/etanol) a 5.000rpm e torque de 25,5kgfm (g/e) a 1.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção/de liga leve de 7,0x17 polegadas/205/55 R17

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS) e controle de estabilidade (ESC)

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 55 litros; porta-malas, 510 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 519 quilos; peso, 1.331 quilos

DIMENSÕES
Comprimento, 4,70m; largura, 1,79m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,68m

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima 210km/h(e)
Aceleração até 100km/h (**) 8,9(e) segundos

CONSUMO (**)
Cidade 10,9km/l(g)/7,4km/l(e)
Estrada 14km/l(g)/9,6km/l(e)

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol



EQUIPAMENTOS
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Seis airbags, seis alto-falantes, controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência (ACC), aplicações decorativas internas em alumínio R-Line, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida na subida, banco do motorista com ajuste manual de altura, bloqueio eletrônico do diferencial XDS, cintos de segurança traseiros de três pontos, controle eletrônico de estabilidade ESC, controle de tração ASR, câmera traseira, descanso de braço central traseiro, direção elétrica, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função inclinação automática no lado direito, farol com regulagem de luz alta Light Assist, faróis de neblina com luz de conversão estática, faróis em LED com sistema DLR (luz de condução diurna), Isofix, freio de estacionamento eletrônico, iluminação da placa traseira em LED, iluminação na área dos pés do motorista, lanterna traseira com iluminação em LED, painel de instrumentos digital programável Active Info Display, para-sóis com espelho, revestimento dos bancos em couro sintético (preto), rodas de liga leve aro 17 polegadas, seleção do perfil de condução Mode (Normal/Esporte/Eco/Individual), sensor crepuscular com função coming leaving & home, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sinal sonoro e luz de advertência para os cintos de segurança dianteiro não atados, sistema start-stop, sistema de alarme com comando remoto keyless, chave tipo canivete, sistema de monitoramento frontal Front Assist, sistema de navegação, sistema de som Discover Media com rádio, tela tátil de oito polegadas, leitor de CD, App-Connect, sensor de aproximação, sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), vidros dianteiros e traseiros elétricos, volante multifuncional esportivo revestido em couro com comandos do rádio, computador de bordo e piloto automático.

OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.480), pintura perolizada (R$ 1.580) e teto-solar elétrico (R$ 4.990).



QUANTO CUSTA

O VW Jetta é vendido na versão de entrada 1.4 TSi por R$ 99.990. A versão intermediária Comfortline 250 TSI tem preço de R$ 109.990. Já a versão testada, a R-Line, tem preço inicial de R$ 119.990, mas com todos os opcionais chega a R$ 126.560.


Notas (0 a 10)

Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 10
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8



CONCORRENTES

CHEVROLET CRUZE SEDAN 1.4 TURBO LTZ – Motor de 150cv(g)/153cv(e) de potência e 24kgfm(g)/24,5kgfm(e), câmbio automático de seis marchas, com velocidade máxima de 214km/h (g/e) e aceleração até 100km/h em 9 segundos. O consumo é de 11,5km/l(g)/7,8km/l(e) na cidade e 14,6km/l(g)/10,1km/l(e) na estrada. Porta-malas de 440 litros. Preco: R$ 108.290.

CITROEN C4 LOUNGE SHINE 1.6 THP – Motor de 166cv(g)/173cv(e) de potência e 24,5kgfm(g/e), câmbio automático de seis marchas, com velocidade máxima de 215km/h (g/e) e aceleração até 100km/h em 9,4 segundos. O consumo é de 10,5km/l(g)/7,1km/l(e) na cidade e 13,2km/l(g)/9km/l(e) na estrada. Porta-malas de 450 litros. Preco: R$ 103.990.

HONDA CIVIC EXL 2.0 – Motor de 150cv(g)/155cv(e) de potência e 19,3km/l(g)/19,5km/l(e), câmbio automático de sete marchas, com velocidade máxima de 195km/h (g/e) e aceleração até 100km/h em 10,9 segundos. O consumo é de 10,5km/l(g)/7,2km/l(e) na cidade e 13km/l(g)/8,9km/l(e) na estrada. Porta-malas de 525 litros. Preco: R$ 108.990.

TOYOTA COROLLA ALTIS 2.0 – Motor de 143cv(g)/154cv(e) de potência e 19,4km/l(g)/20,7km/l(e), câmbio automático de sete marchas, com velocidade máxima de 199km/h (g/e) e aceleração até 100km/h em 9,6 segundos. O consumo é de 10,6km/l(g)/7,2km/l(e) na cidade e 12,6km/l(g)/8,8km/l(e) na estrada. Porta-malas de 470 litros. Preco: R$ 108.990.
 

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