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Estado de Minas

Fiat Argo Trekking tem visual caprichado, mas, por R$ 60 mil, fica devendo em conteúdo

Testamos a nova versão aventureira do hatch, equipado com vários elementos que evocam esportividade e capacidade para o fora de estrada. Mas, será que ele dá conta do recado?


postado em 24/06/2019 15:49 / atualizado em 24/06/2019 16:53

Teto e retrovisores em preto brilhante contrastam com a pintura da carroceria(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Teto e retrovisores em preto brilhante contrastam com a pintura da carroceria (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O Fiat Argo foi lançado há dois anos num cenário de renovaçao do segmento dos compactos premium, que impôs como principal adversário o Volkswagen Polo. A briga entre os dois modelos tem sido boa, e hoje o modelo italiano é o mais vendido, mas não com muita folga. A diversidade de versões é uma das estratégias para isso, e, neste contexto, há dois meses a marca lançou o Argo Trekking, versão com visual aventureiro que dá continuidade à história dos modelos Adventure.


Como de costume, a versão traz como principal apelo a caracterização mesclando elementos que dão a ideia de esportividade e capacidade fora de estrada, a começar pela maior altura em relação ao solo. E nesse quesito o resultado ficou caprichado, com o teto, retrovisores e aerofólio pintados em preto brilhante, contrastando com a cor da carroceria. As tradicionais molduras nas caixas de roda e barras longitudinais no teto também fazem parte do visual. O capô recebeu adesivo preto fosco, semelhate ao do Jeep Renegade.

Caixas de roda estão conectadas pelas saias laterais(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Caixas de roda estão conectadas pelas saias laterais (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O emblema da Fiat na grade ganhou fundo preto, no lugar do usual vermelho, assim como as inscrições traseiras são em preto fosco. A parte de baixo do para-choque traseiro é um pouco mais curta, dando espaço para o escapamento com ponteira esportiva, tambem em preto. O único deslize são as rodas em aço estampado com calotas (as de liga leve pintadas em grafite que estão nas fotos são opcionais que acrescentam R$ 1.590). Pelo menos os estilosos pneus de uso misto são de série.

Aerofólio e escapamento com ponteira esportiva dão o tom na traseira(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Aerofólio e escapamento com ponteira esportiva dão o tom na traseira (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

DENTRO O interior também toma emprestado parte da espotividade da versão HGT, com o revestimento do teto e das colunas em preto. O volante traz o emblema da marca italiana com fundo preto. Os bancos são revestidos em tecido com bordado que traz o nome da versão, despojamento presente também em apliques nos paineis de porta dianteiros. Os tapetes combinam carpete e borracha.

Volante traz logomarca da Fiat com fundo em preto, no lugar do tradicional vermelho(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Volante traz logomarca da Fiat com fundo em preto, no lugar do tradicional vermelho (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O espaço interno é bom para um compacto, acomodando com conforto quatro passageiros. A segurança básica no banco traseiro está garantida, com cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos, além de ancoragens Isofix e Top Tether para assentos infantis. O porta-malas também tem bom espaço, abrigando o estepe (que não é igual aos pneus de rodagem). Outro vacilo é o banco traseiro integral, que, quando rebatido, fica devendo em versatilidade.

Porta-malas tem bom espaço para um compacto e ainda abriga o estepe(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Porta-malas tem bom espaço para um compacto e ainda abriga o estepe (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

RODANDO Para rodar na cidade, o Argo Trekking traz a melhor configuração mecânica disponível para o modelo, que combina motor 1.3 e câmbio manual de cinco marchas. Com bom torque em baixas rotações, o veículo tem fôlego para enfrentar sem problemas todos os desafios urbanos, do para e anda do trânsito engarrafado às subidas íngremes. O melhor da festa é o baixo consumo de combustível. Porém, na estrada, esse conjunto revela suas limitações. Nesse cenário o ganho de desempenho é lento, sem brilho em retomadas e ultrapassagens. A direção tem assistência elétrica progressiva, leve em manobras e firme em alta velocidade.

Banco traseiro acomoda dois passageiros com conforto(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Banco traseiro acomoda dois passageiros com conforto (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A suspensão ganhou bom ajuste em funçao dos 4 centímetros em que foi elevada, sem mudança perceptível quanto ao conforto ou estabilidade. Mas nunca é demais ressaltar que o modelo não tem nenhum apelo real para o fora de estrada. A maior altura em relação ao solo serve mesmo para ganhar vantagem sobre os obstáculos urbanos, como a “buraqueira” do asfalto, os quebra molas e as guias de calçada mais altas. Talvez os pneus de uso misto possam ter alguma função real, mas o habitat desse hatch é mesmo a selva de pedra.

Logomarca da Fiat em preto ficou invocada(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Logomarca da Fiat em preto ficou invocada (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

PELADO Se o visual aventureiro é realmente caprichado, o Argo Trekking fica devendo é no conteúdo de série. Itens como ar-condicionado, vidros e travas elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, volante e banco do motorista com ajuste am altura não são muita coisa para um carro que custa R$ 60 mil. O sistema multimídia traz o que hoje se considera o básico, não oferendo navegação nativa. Além das rodas de liga leve, a câmera de ré é opcional. Os equipamentos de segurança também não vão muito além do obrigatórios airbags frontais e freios ABS.


CONCORRENTES
Entre os principais concorrentes estão os aventureiros Chevrolet Onix Activ 1.4 (vendido por R$ 62.290) e Hyundai HB20X 1.6 (R$ 63.990). Ambos são mais caros que o Argo Trekking, mas também são mais bem equipados. O Onix Activ traz de série rodas de liga leve com 15 polegadas e sensor de chuva, enquanto o HB20X tem rodas de liga leve com 16 polegadas, volante com regulagem em altura e distância e sistema multimídia com TV digital. O Ford Ka também tem versão aventureira Freestyle, porém com motor 1.0 (com preço sugerido de R$ 56.690), mas com rodas de liga leve de 15 polegadas, controles de tração e estabilidade e bancos que mesclam couro e tecido.



CONECTIVIDADE
A versão aventureira vem equipada com a central multimídia Uconnect, com tela tátil de sete polegadas. Sua função mais avançada é o espelhamento via cabo com o smartphone (pelo Android Auto ou Apple Car Play) na tela do painel, que permite o uso de aplicativos como o Waze, já que não há navegação nativa. As mídias disponíveis são rádio, duas entradas USB, uma auxiliar e Bluetooth (com streaming). O sistema de telefonia traz reconhecimento de voz.


FICHA TÉCNICA
Motor 1.3 tem bom torque em baixas rotações, facilitando a vida no trânsito urbano(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Motor 1.3 tem bom torque em baixas rotações, facilitando a vida no trânsito urbano (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 101cv a 6.000rpm (com gasolina) e 109cv a 6.250 rpm (com etanol) e torques máximos de 13,7kgfm (g) e 14,2kgfm (e) a 3.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; e traseira, com eixo de torção e rodas semi-independentes/ de liga leve de 6 x 15 polegadas (opcional) / 205/60 R15

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS

Com discos na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS

CAPACIDADES
Do tanque, 48 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos



EQUIPAMENTOS
Roda de liga leve é opcional(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Roda de liga leve é opcional (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

DE SÉRIE

Acabamento interno preto e detalhes internos exclusivos; aerofólio traseiro; barras longitudinais no teto; maior altura em relação ao solo; moldura nas caixas de roda; para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva; pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores na cor preta); caracterização Trekking (adesivos no capô, laterais e tampa traseira; faixa do para-choque e logos Fiat em preto); escapamento traseiro esportivo; faróis de neblina; revestimento do banco em tecido; airbags frontais e freios ABS com EBD; Isofix; sinalização de frenagem de emergência; banco traseiro com cintos de segurança retráteis de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; alarme antifurto; sensor de estacionamento traseiro; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; desembaçador do vidro traseiro temporizado; limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; volante com regulagem de altura; volante com comandos de rádio e telefone; central multimídia Uconnect de 7 polegadas; predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena); chave canivete; computador de bordo; espelhos nos para-sóis; iluminação do porta-malas; retrovisores com ajustes elétricos, sistema Tilt Down e setas de direção integradas; travas elétricas; vidros elétricos dianteiros e traseiros; tomada 12V; rodas de aço estampado 5.5 x 15", calotas com cor exclusiva e pneus de uso misto ATR 205/60 R15.

OPCIONAL
Pintura sólida branco banchisa e teto preto vulcano (R$ 800); rodas de liga leve 6 x 15" com cor exclusiva + pneus 205/60 R15 (R$ 1.590); câmera de ré com linhas dinâmicas (R$ 700).


QUANTO CUSTA
O Fiat Argo Trekking 1.3 manual tem preço sugerido de R$ 59.990. Com os equipamentos descritos, a unidade testada custa R$ 63.080.


Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 6
Segurança 6
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 6

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