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Estado de Minas FIAT STRADA ENDURANCE 1.4 CABINE SIMPLES

Testamos a nova Fiat Strada Endurance, versão de trabalho da picape

Veículo combina nova carroceria com velho motor 1.4 Fire. Na prática, Cabine Plus não resulta em mais espaço para passageiros


postado em 03/08/2020 10:59 / atualizado em 10/08/2020 08:05

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Lançada há cerca de um mês, chega a vez de testarmos a nova Fiat Strada na versão de entrada Endurance 1.4 com cabine simples. Trata-se da versão de entrada da picape compacta, mas os italianos continuam a oferecer o modelo antigo, vendido por R$ 61.590 na versão Hard Working. Mas, na expectativa da Fiat, a geração antiga deve responder apenas por 5% das vendas, enquanto a versão que testamos agora terá 45% de todas as vendas.

Carroceria de cabine simples diferencia mais a nova Strada da irmã Toro(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Carroceria de cabine simples diferencia mais a nova Strada da irmã Toro (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Aqui temos a mistura da nova carroceria com o velho motor 1.4 Fire Evo, incluindo o odiado tanquinho de partida a frio. Com design robusto, a picape de cabine simples tem mais identidade própria, ficando menos parecida com a Toro. A caçamba tem bom espaço, contando também com protetor e iluminação. Para acrescentar capota marítima deve-se pagar R$ 800 a mais. Nesta geração o estepe foi deslocado para baixo da caçamba, sobrando mais espaço para a carga. A porta da caçamba traz sistema que torna seu manuseio mais leve.

O desempenho da picape é ok na cidade, com bom torque em baixas rotações. Na estrada, para efetuar ultrapassagens e retomadas de velocidade é preciso trabalhar com o câmbio e ter um pouco de paciência. Carregado com os 720 quilos que suporta, a história é diferente. O motor fica devendo mesmo é quanto ao consumo de combustível. As relações de marcha estão ligeiramente mais curtas. Já a suspensão oferece conforto surpreendente. A direção tem assistência hidráulica, com peso adequado tanto nas manobras quanto em alta velocidade.

Na versão de trabalho, interior cheio de plástico duro não incomoda tanto como no pacote mais caro(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Na versão de trabalho, interior cheio de plástico duro não incomoda tanto como no pacote mais caro (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
NADA DE PLUS Aqui o interior de Mobi e Uno, cheio de plástico duro, não incomoda tanto como na versão mais cara. A cabine Plus é puro marketing, e os 100 litros a mais que a antiga cabine simples não se traduz em espaço utilizável para bagagem. Se for carregar algo além de duas mochilas magras, vai ter que jogar os bancos para a frente e arcar com o desconforto. O interior ganhou aquele toque “dark” que está na moda, com revestimentos do teto, colunas e até os para-sóis em preto. À noite, com esse conjuntinho aí, nem com a luz acesa você encontra as chaves de casa.

Tampa do compartimento de carga tem abertura convencional e seu manuseio é leve(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Tampa do compartimento de carga tem abertura convencional e seu manuseio é leve (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
CONTEÚDO No conteúdo, uma mistura de erros e acertos. Graças à legislação, além dos airbags dianteiros e freios ABS, agora o controle de estabilidade é obrigatório para projetos novos, que é o caso da nova Strada. Para melhorar, a picape traz de série o E-Locker, um controle avançado de tração mais aplicável no fora de estrada leve, onde a maior parte do torque é distribuído para as rodas que têm mais aderência com o solo (vale lembrar que o Locker era um opcional caro que equipava a geração anterior e desempenhava a mesma função). Também se destaca o assistente de partida em rampa. Todos esses itens não estão disponíveis nos concorrentes, nas versões semelhantes à testada.

Caçamba tem volume de 1.354 litros; capacidade de carga da picape é de 720 quilos(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Caçamba tem volume de 1.354 litros; capacidade de carga da picape é de 720 quilos (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
OPCIONAIS Mas outros itens básicos fazem falta. Veja que você vai precisar acrescentar mais R$ 2.500 só para equipar o veículo com vidros e travas elétricos, fechadura elétrica na tampa da caçamba, alerme e brake light. Isso tudo para continuar com os ajustes manuais dos retrovisores! As calotas vão te custar mais R$ 150, mas veja se consegue incluí-las como brinde na concessionária, junto com os tapetinho de borracha que também não equipam a picape. Ah, qualquer cor que não seja o preto também terá acréscimo no preço. Este branco que você vê na unidade testada, cor sólida, custa R$ 900.

Outro opcional a equipar a unidade testada, fundamental para muitos, é a central multimídia com tela de 7 polegadas. O equipamento custa R$ 3.490, equivamente a 5,5% do preço do veículo, incluindo também alto-falantes, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e controles de áudio no volante. Com todos esses opcionais, a unidade testada foi de R$ 63.590 para R$ 70.630.

CONCORRENTES A principal rival da Strada é a Volkswagen Saveiro. Sua versão Trendline cabine simples custa R$ 70.300 e supera a Strada Endurance em itens como banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores com ajustes elérico em função tilt-down, sistema de infotainment com bluetooth, vidros e travas elétricos, chave canivete e calotas. Por outro lado, pelo que você paga a mais pela Strada, como na unidade testada, você leva tudo isso (menos a regulagem elétrica do retrovisor!) e os itens já descritos.

Já a Chevrolet Montana, que em sua versão Sport custa R$ 73.090, também tem pacote de série superior, ccom rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis e lanternas de neblina, capota marítima, rack de teto, vidros e travas elétricos, farol automático, chave canivete, sistema de som com Bluetooth,  e banco do motorista com regulagem de altura. Porém, novamente, a diferença de preço permite equipar a Strada com pacote semelhante. Vale lembrar que só a Strada tem volante com regulagem em altura, que é de série.


CONECTIVIDADE
A nova central multimídia desenvolvida pela FCA é um opcional na versão Endurance. Sua principal novidade é o espelhamento com smartphones (pelo Android Auto ou Aplle Carplay) sem cabo. Assim, você pode usar aplicativos do seu telefone, como de música ou navegação, mas sempre limitado ao sinal da sua operadora e o pacote de dados. O sistema também permite parear via Bluetooth dois telefones ao mesmo tempo. Porém, a tela tátil de sete polegadas disponível na Strada já não impressiona. A navegação pelas funções disponíveis é intuitiva, sendo possível deslizar a tela para os lados, como em um smartphone, além de personalizar o ambiente e criar perfis de usuários. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth, duas entradas USB e uma auxiliar. A central ainda oferece telefonia, computador de bordo, câmera de ré e configurações do veículo.


FICHA TÉCNICA
Motor 1.4 Fire Evo inclui o odiado tanquinho de partida a frio(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Motor 1.4 Fire Evo inclui o odiado tanquinho de partida a frio (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

MOTOR (*)

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.368cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 85cv (gasolina) e 88cv a 5.750rpm (etanol) e torques máximos de 12,4kgfm (g) e 12,5kgfm (e) a 3.500rpm

TRANSMISSÃO (*)

Câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira do tipo eixo rígido, com feixe de molas longitudinais / 6 x 15 polegadas / 195/65 R15

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS (*)

A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 55 litros; caçamba, 1.354 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 720 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e distância entre-eixos, 2,73m; altura em relação ao solo, 20,8cm
   
ÂNGULOS (*)

De entrada, 23,4 graus; de saída, 26,7 graus

PESO (*)

1.078 quilos

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima: 156km/h (g)/ 157,5km/h (e)
0 a 100km/h: 13,4s (g)/ 12,3s (e)

CONSUMO (**)
Cidade: 11,8km/l (g); 8,3km/l (e)
Estrada: 12,4km/l (g); 8,8km/l (e)

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina (e) etanol



EQUIPAMENTOS
Calotas são opcionais que custam R$ 150(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Calotas são opcionais que custam R$ 150 (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

DE SÉRIE

Airbags frontais; controle de estabilidade; E-Locker - controle de tração avançado; freios ABS com EBD; assistente de partida em rampa; volante com regulagem de altura; ar-condicionado; computador de bordo; conta-giros; espelho nos para-sóis; follow-me home; luzes de rodagem diurnas; limpador e lavador do para-brisas; predisposição para rádio; retrovisores com ajuste manual; luz de iluminação da caçamba; ganchos para amarração de carga; grade de proteção no vidro traseiro; para-choque traseiro com estribos antiderrapantes; porta-escadas; e revestimento do vão de carga.

OPCIONAL
Pack Worker (R$ 2.500), com alarme antifurto, vidros elétricos, travas elétricas, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico de abertura da tampa do tanque de combustível e regulagem de altura para o banco do motorista; Pack Multimedia (R$ 3.490), com central multimídia com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles no volante, visor de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos; Calota Endurance (R$ 150); pintura (R$ 900).


Quanto custa?
Versão de entrada da nova picape, a Fiat Strada Endurance 1.4 cabine simples 2021 tem preço sugerido de R$ 63.590. Com o opcional listado a unidade testada custa R$ 70.630.


Notas (0 a 10)
Desempenho 7
Espaço interno 6
Caçamba 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8



FIAT STRADA 1.4 ENDURANCE CS x CONCORRENTES

VW SAVEIRO TRENDLINE 1.6 CS –
A picape compacta da Volkswagen é equipada com motor 1.6 flex, que desenvolve potências de 101cv (g) e 104cv (e) e torques de 15,4kgfm (g) e 15,6kgfm (e). A Saveiro tem 4,47m de comprimento, 1,71m de largura, 1,56m de altura e 2,75m de distância entre-eixos. Com 1.084 quilos de peso, a picape tem capacidade de carga de 715 quilos. A velocidade máxima é de 176km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,4 segundos (valores usando etanol). O consumo na cidade é de 10,8km/l (g) e 7,5km/l (e). Na estrada, o consumo é de 12,4km/l e 8,8km/l (e). A versão tem preço sugerido de R$ 70.300.


CHEVROLET MONTANA SPORT 1.4 CS –
A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.4 flex, que desenvolve potências de 94cv (g) e 99cv (e) e torques de 12,9kgfm (g) e 13kgfm (e). A Montana tem 4,51m de comprimento, 1,70m de largura, 1,57m de altura e 2,67m de distância entre-eixos. Com 1.136 quilos de peso, a picape tem capacidade de carga de 717 quilos. A velocidade máxima é de 170km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,4 segundos (valores usando etanol). O consumo na cidade é de 10,8km/l (g) e 7,5km/l (e). Na estrada, o consumo é de 12,6km/l e 8,7km/l (e). A versão tem preço sugerido de R$ 73.090.

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