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Estado de Minas TESTE

Caoa Chery Arrizo 6 tem bons predicados para disputar entre os sedãs médios

Sedã estilo fastback traz design e interior elegantes, amplo pacote de equipamentos e bom conjunto mecânico, em versão única na mesma faixa de preço do pacote de entrada da concorrência


postado em 24/11/2020 07:00 / atualizado em 24/11/2020 13:35



Lançado em julho, o Caoa Chery Arrizo 6 vem ganhando seu espaço entre os sedãs médios, já deixando para trás nas vendas mensais modelos como o Kia Cerato, vantagem apurada por se tratar de um veículo fabricado no Brasil (apesar do pequeno percentual de nacionalização). Para conferir se o modelo tem predicados para ampliar sua participação no segmento liderado pelo Toyota Corolla, avaliamos o mais novo sedã médio do mercado, disponível em versão única GSX.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O sedã estilo fastback tem personalidade. A dianteira traz capô anabolizado, grade tridimensional em preto brilhante e para-choque lapidado. De perfil, destaque para o teto arqueado, além da linha de cintura ascendente e as rodas de 17 polegadas.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A traseira tem visual limpo, com elementos horizontais que ampliam a impressão de largura. A tampa traseira é curta, mas sua abertura é ampla, melhorando o manuseio do porta-malas.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A BORDO O habitáculo tem conceito minimalista, concentrando a maior parte dos comandos  e informações em três painéis. O quadro de instrumentos tem uma tela de 7 polegadas, situada entre dois elegantes marcadores analógicos, com gráfico caprichado e informações como velocímetro digital e computador de bordo. Já o sistema multimídia tem tela tátil de 9 polegadas, com teclas físicas de atalho para todas as funções. Por fim, o console central traz um painel tátil com os comandos do ar-condicionado.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Tudo isso ganha vida assim que o carro é ligado. Outro destaque do interior é o longo difusor do ar-condicionado no painel. O teto solar também é um diferencial, já que costuma equipar apenas as versões mais caras. O acabamento traz material de qualidade, como couro e material emborrachado no painel e nas portas. A iluminação ambiente em LED amplia a sofisticação. Os bancos também são revestidos em couro com costura aparente. Os tapetes são acarpetados e até o revestimento do teto tem boa aparência.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Um deslize é o volante ter apenas ajuste de altura. O espaço interno é bom. O banco traseiro acomoda bem até dois passageiros, mesmo com o túnel do assoalho sendo baixo e largo. Com porta-trecos nas portas, apoio de braço central, saídas de ar-condiconado e tomadas USB, os passageiros de trás também têm bom nível de conforto. Mas o teto arqueado acaba atrapalhando os passageiros altos, a partir dos 1,85m. O porta-malas é enorme, com 570 litros. É possível ampliá-lo rebatendo o encosto do banco traseiro, mas só de forma integral, não permitindo conjugar com um passageiro.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
RODANDO O conjunto mecânico, formado pelo motor 1.5 turbo de até 150cv de potência e o câmbio automático tipo CVT que simula 9 marchas, proporciona um bom desempenho. Para brilhar, o torque de 21,4kgfm poderia ser ampliado. Mesmo na cidade, se você precisar de respostas mais imediatas, vale escolher logo o modo esportivo. Porém, no trânsito urbano é melhor optar pelo modo eco e seguir mais tranquilo, se beneficiando do menor consumo de combustível. Estranho é não ter um modo “normal”, com um meio-termo entre esses extremos.

Na estrada, para fazer ultrapassagens ou retomadas com mais confiança, melhor estar com o modo esportivo “engatilhado”. O conforto de rodagem não é dos melhores disponíveis. O veículo pouco filtra o piso irregular, parte explicado pelos pneus de perfil baixo, parte pela opção da suspensão traseira tipo eixo de torção, enquanto a multilink é a referência do segmento. A direção tem assistência elétrica, com peso adequado para cada situação.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
MERCADO Vendido em versão única GSX, o Arrizo 6 traz amplo pacote de ítens série, com destaque para chave presencial, teto solar, câmera 360 graus, além de seis airbags, controles de tração e estabilidade. O preço sugerido é de R$ 108.750, na mesma faixa das versões de entrada de Toyota Corolla 2.0 GLI (R$ 111.290), Honda Civic 2.0 LX (R$ 107.200) e Chevrolet Cruze 1.4 LT (R$ 110.690). Inexplicavelmente, o Volkswagen Jetta 1.4 Comfortline já chegou aos R$132.350 e está fora da disputa.

Ou seja, a estratégia da Caoa Chery é que o Arrizo 6 tenha boa relação custo/benefício para entrar em um segmento complicado e já tem dono, o Toyota Corolla, e que atualmente não dá folga nem para o Honda Civic. Além disso, a ascenção dos compactos premium e o boom dos SUVs achatou o mercado de veículos médios. Os hatches médios estão por um fio, apenas com o Cruze Sport6. No caso dos sedãs médios, já existe um movimento de esvaziamento: a Ford abandonou o Fusion e Focus; a Citroën deixou de trazer o C4 Lounge para o Brasil; e a Chevrolet não tem nova geração para substutuir o Cruze. Com menos concorrentes, os resilientes podem conseguir seu lugar ao sol.


CONECTIVIDADE
O Caoa Chery Arrizo 6 traz de série um sistema multimídia que funciona a partir de uma tela tátil de 9 polegadas. A principal função é o espelhamento com o smartphone (pelo Apple CarPlay e Android), que permite usar os aplicativos na tela do veículo. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth e USB. Para manter as mão no volante, a central também oferece sistema de telefonia.


FICHA TÉCNICA

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.499cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 147cv (gasolina) e 150cv (etanol) a 5.500rpm, e torque máximo de 21,4kgfm a 1.750rpm (g/e)

TRANSMISSÃO

Tração dianteira, com câmbio automático tipo CVT de nove velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira tipo barra de torção, com barra estabilizadora / de liga leve, com 6,5 x 17 polegadas / 205/50 R17

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 48 litros; porta-malas, 470 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 397 quilos

DIMENSÕES
Comprimento, 4,67m; largura, 1,81m; altura, 1,49m; e distância entre-eixos, 2,65m; altura em relação ao solo, 14,8cm

PESO
1.364 quilos

DESEMPENHO
Velocidade máxima: 190km/h (e)
0 a 100km/h: 9,98s (e)

CONSUMO (*)
Cidade: 11km/l (g); 7,6km/l (e)
Estrada: 13,3km/l (g); 9,4km/l (e)

Dados dos fabricantes
(*) Dados do Inmetro
 (g) gasolina (e) etanol


EQUIPAMENTOS
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e tração; freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; indicador de pressão e temperatura dos pneus; Isofix; acendimento automático dos faróis; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro com descansa-braço central, porta copos e rabatimento integral; câmeras de visão 360 graus; ar-condiiconado com saída no banco traseiro; comando de climatização à distância; piloto automático; sensor de estacionamento traseiro; assistente de partida em aclives; teto solar elétrico; volante com regulagem em altura; chave presencial; freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função auto hold; luz ambiente; sistema multimídia, luz de rodagem diurma; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; faróis de LRD com ajuste elétrico; lanternas de neblina.

OPCIONAIS
Não há.


Quanto custa?
O Caoa Chery Arrizo 6 GSX 1.5 AT9, versão única do sedã, tem preço sugerido de R$ 108.750.


NOTAS (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8

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