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Estado de Minas ESTRATÉGIA MODULAR MQB

Volkswagen confirma produção do SUV compacto T-Cross em São José dos Pinhais (PR)

Com investimento de R$ 2 bilhões, a Volkswagen anunciou a produção do T-Cross, o primeiro SUV feito pela marca no Brasil, e ampliação da fábrica no Paraná


postado em 03/04/2018 18:15

O SUV compacto T-Cross será construído sobre a mesma plataforma do Polo e Virtus, a MQB(foto: Kamenistiak.com/Reprodução da internet)
O SUV compacto T-Cross será construído sobre a mesma plataforma do Polo e Virtus, a MQB (foto: Kamenistiak.com/Reprodução da internet)
 

A Volkswagen já havia anunciado que investiria R$ 7 bilhões no Brasil até 2020, prazo para o lançamento de 20 produtos, entre eles cinco novos SUVs. Hoje, em cerimônia na fábrica de São José dos Pinhais, o presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, confirmou o investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUV T-Cross, o primeiro produzido pela marca no Brasil e que chegará ao mercado no primeiro semestre de 2019.

O conceito T-Cross Breeze, apresentado em 2016, já revelava as linhas do utilitário-esportivo(foto: Volkswagen/Divulgação)
O conceito T-Cross Breeze, apresentado em 2016, já revelava as linhas do utilitário-esportivo (foto: Volkswagen/Divulgação)

Do total desse valor, R$ 600 milhões serão para o desenvolvimento, testes e validação do produto e R$ 1,4 bilhão para ampliação e modernização da fábrica. O SUV compacto será produzido a partir da Estratégia Modular MQB, a mesma do novo Polo e Virtus, que são produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O primeiro dos cinco SUVs que chegarão ao mercado brasileiro até 2020 será o novo Tiguan, importado do México, com lançamento este mês.

 


O VW T-Cross será produzido a partir da Estratégia Modular MQB, que é uma nova arquitetura do Grupo Volkswagen para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf. Com ela, a VW padroniza o processo de manufatura nas fábricas, estabelecendo a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos, além de garantir flexibilidade na produção. Pena que isso não resulta em redução do preço ao consumidor.

A versão sem capota foi apenas um ensaio de estilo desenvolvido pelos designers da VW(foto: Volkswagen/Divulgação)
A versão sem capota foi apenas um ensaio de estilo desenvolvido pelos designers da VW (foto: Volkswagen/Divulgação)

ESTRUTURA Essa base estrutural, que permite o desenvolvimento de diferentes veículos, utiliza aços de alta resistência, aumentando a segurança e reduzindo o peso do veículo e o consumo de combustível. A VW afirma ainda que “a combinação de dimensões padronizadas e variáveis, outro benefício da MQB, reduz significativamente a complexidade da produção de um veículo, gerando substanciais ganhos no processo produtivo e economia de escala.”

O T-Cross Breeze marcou presença também no Salão do Automóvel de Genebra de 2016(foto: Fabrice Coffrini/AFP)
O T-Cross Breeze marcou presença também no Salão do Automóvel de Genebra de 2016 (foto: Fabrice Coffrini/AFP)

O T-Cross é um SUV compacto que chegará ao mercado para enfrentar o Jeep Renegade, Ford EcoSport, Hyundai Creta e Honda HR-V. Com pouco mais de quatro metros de comprimento, o modelo deverá preservar as linhas do conceito T-Cross Breeze, apresentado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A VW não revela detalhes sobre o SUV compacto, mas é provável que ele seja equipado com os motores 1.6 MSI de 120cv e 1.0 TSI de 128cv, combinados com câmbios manual de cinco marchas e automático de seis velocidades com trocas sequenciais.


O modelo terá ainda lista de equipamentos semelhante à do novo Polo, com controles de tração e estabilidade, bloqueio do diferencial, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis e freio a disco nas quatro rodas. Uma possível novidade em relação ao hatch será a adoção de airbags de cortina, somados aos dois dianteiros e dois laterais já disponibilizados no Polo. Os preços do VW T-Cross deverão ficar entre R$ 70 mil e R$ 90 mil, para desbancar a concorrência.

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