Publicidade

Estado de Minas

Nova geração do Nissan Versa chega em 2020 para disputar entre os compactos premium

Mais longo, encorpado e baixo, visual ficou bem mais esportivo e elegante. Pacote de conteúdo no mercado norte americano traz de série chave presencial, ar-condicionado digital e muitos itens de segurança ativa


postado em 19/04/2019 11:05

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

Desde que foi lançado no Brasil, em 2011, o Nissan Versa nunca passou por mudanças significativas. Há oito anos, o modelo chamou a atenção principalmente devido às dimensões, semelhantes às dos médios, o que até forçou a evolução dos sedãs da “prateleira” de cima. Porém, com a evolução do mercado e a ascensão do subsegmento dos compactos premium, o Versa ficou para trás. Mas as coisas podem mudar em breve. A Nissan apresentou a nova geração do modelo para o mercado norte-americano, que deve ser lançada no Brasil em 2020, importada do México.


A terceira geração do Nissan Versa pretende redefinir o segmento dos compactos no mercado americano, onde será lançado ainda este ano. De forma geral, o sedã está mais longo, mais largo e mais baixo, proporções que deixam até uma máquina de lavar roupas mais agressiva e esportiva. O modelo ganhou a atual linguagem de design da marca, denominada "Emotional Geometry", que compreende a grade em V (V-motion), faróis e lanternas em formato de bumerangue e a faixa preta na coluna C que dá efeito flutuante ao teto.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

De acordo com Giovanny Arroba, da equipe de design da Nissan, as novas linhas do Versa foram pensadas para realmente surpreender em um primeiro olhar a ponto de alguém dizer ou pensar: “Uau, é um Versa?”. Bom, pode não ser tudo isso, mas é certo que o sedã ganhou um caráter mais moderno e sofisticado, principalmente na traseira. Não há muita informação a respeito do interior – espaço interno ou padrão de acabamento – mas o painel é idêntico ao do SUV compacto Nissan Kicks.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

CONTEÚDO Dentro dos pacotes de conteúdo disponíveis no mercado americano, itens como chave presencial (para destravar as portas e dar partida no motor por botão), assentos dianteiros aquecíveis, ar-condicionado digital, câmera 360 graus, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, frenagem traseira automática, alerta de saída de faixa de rodagem e assistente de farol alto são itens de série. Entre os opcionais, destaque para alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, controle ativo de velocidade de cruzeiro e alerta de fadiga do motorista.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

Para saber se o conteúdo que será disponibilizado para o mercado brasileiro será tão generoso assim, é preciso aguardar mais um pouco. É que ainda não se sabe qual será seu posicionamento de mercado por aqui, já que existe a chance do novo Versa coexistir com o modelo atual, fabricado no Rio de janeiro. De qualquer forma, esse conteúdo não deve ser muito diferente dos atuais sedãs compactos premium, para não competir com o próprio Nissan Sentra.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

HÍBRIDO Nos Estados Unidos, o modelo ganha um novo motor 1.6 de 4 cilindros, com 122cv de potência e 15,7kgfm de torque, e opções de câmbio CVT ou manual de cinco marchas. O presidente da Nissan do Brasil, Marcos Silva, afirmou que o Versa (assim como a próxima geração do March) pode ganhar uma versão híbrida. Conhecida como e-power, esta tecnologia usa a energia gerada pelo motor a combustão interna para carregar as baterias, que por sua vez alimentam o motor elétrico que traciona as rodas.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade