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Audi e-tron Sportback, 100% elétrico, chega ao Brasil com preço inicial de R$ 511.990

O SUV com traseira no estilo cupê tem desenho moderno e sistema de propulsão elétrico que garante autonomia de 446 quilômetros, além de muita tecnologia


postado em 24/09/2020 07:00

O SUV cupê 100% elétrico tem linhas fluidas e grade com sistema de abertura e fechamento, que favorece a aerodinâmica(foto: Audi/Divulgação)
O SUV cupê 100% elétrico tem linhas fluidas e grade com sistema de abertura e fechamento, que favorece a aerodinâmica (foto: Audi/Divulgação)
 

De São Paulo – A família do Audi e-tron cresce no Brasil com a chegada do modelo Sportback, que traz a carroceria diferenciada em relação ao SUV convencional. Com a traseira no estilo cupê, o modelo traz sistema de propulsão elétrica que tem potência combinada de 408cv, com autonomia de 446 quilômetros. O Audi e-tron Sportback tem amplo pacote de itens de série, que inclui sistemas de condução semiautônoma, e chega em duas versões com preços de R$ 511.990 e R$ 551.990.


Produzido em Bruxelas, na Bélgica, o e-tron Sportback traz algumas diferenças em relação ao modelo com carroceria de SUV convencional. Na frente, a grade tem o mesmo formato octogonal, mas conta com aletas que se abrem e fecham para otimizar a aerodinâmica. Os faróis ganharam desenho em L e são full LED, com luzes de condução diurna. O para-choque tem estilo esportivo, com grandes nichos nas extremidades. Da coluna B para trás o Sportback é bem diferente, com acentuada descaída no teto, o que lhe confere o estilo SUV cupê. As lanternas traseiras horizontalizadas formam conjunto único iluminado em LED, atravessando de um lado ao outro. Como não tem motor à combustão, também não tem escapamento.

Detalhe interessante na traseira estilo cupê é a ausência das saídas do escapamento(foto: Audi/Divulgação)
Detalhe interessante na traseira estilo cupê é a ausência das saídas do escapamento (foto: Audi/Divulgação)

O Audi e-tron Sportback tem 4,90m de comprimento, 2,04m de largura, 1,61m de altura e 2,92m de distância entre-eixos. As baterias que alimentam os dois motores elétricos ficam sob o assoalho e não roubam espaço no porta-malas, que tem volume que pode variar de 555 a 1.655 litros, de acordo com a configuração dos bancos. Na frente, onde ficaria o motor à combustão, existe um compartimento com 60 litros de volume, onde fica guardado o kit do carregador das baterias.


Para otimizar ainda mais a aerodinâmica, o e-tron Sportback traz os retrovisores externos virtuais (Virtual Side Mirror), que são câmeras de formato cilíndrico que substituem os espelhos convencionais. As imagens captadas por eles são projetadas nas pequenas telas situadas na extremidade superior dos painéis das portas dianteiras. Para regular a posição, basta encostar na tela e arrastar para um lado ou para o outro. Somando os efeitos produzidos pela grade dianteira, os retrovisores estreitos e o formato de cupê da carroceria, o e-tron Sportback chega ao coeficiente de arrasto aerodinâmico (cx) de 0,25, que é muito bom para um veículo desse porte.

O Virtual Side Mirror é uma câmera que substitui o retrovisor convencional...(foto: Audi/Divulgação)
O Virtual Side Mirror é uma câmera que substitui o retrovisor convencional... (foto: Audi/Divulgação)

...e projeta a imagem na pequena tela instalada nos painéis da portas dianteiras, acima da maçaneta(foto: Audi/Divulgação)
...e projeta a imagem na pequena tela instalada nos painéis da portas dianteiras, acima da maçaneta (foto: Audi/Divulgação)

O modelo conta com sistema de recuperação de energia que atua em tempo quase integral, além de trazer sistema de refrigeração das baterias. São dois motores, sendo um no eixo dianteiro de 224cv e outro no traseiro de 184cv. De acordo com a Audi, a potência combinada é de 408cv, com torque de 67,7kgfm. Com esse conjunto, o e-tron Sportback chega aos 100km/h em apenas 5,7 segundos, com máxima limitada em 200km/h.

DIRIGINDO Aceleramos o e-tron Sportback pelas ruas e rodovias de São Paulo. Como todo modelo elétrico, é preciso ficar atento aos ponteiros dos instrumentos no painel, pois, ao dar a partida no botão start no console, não se ouve qualquer ruído. Basta soltar o freio de estacionamento eletrônico, posicionar o câmbio na posição D e pisar no acelerador. Aliás, é bom ter cuidado ao fazer isso, pois se o motorista pisar com muita vontade no pedal o sistema despeja de uma vez todo o torque dos motores, proporcionando uma arrancada muito rápida.

O e-tron Sportback não tem o interior tão sofisticado quanto o do novo Audi Q7(foto: Audi/Divulgação)
O e-tron Sportback não tem o interior tão sofisticado quanto o do novo Audi Q7 (foto: Audi/Divulgação)

O SUV cupê tem desempenho brilhante, com retomadas de velocidade muito seguras. Mas se o motorista ficar muito entusiasmado, a carga das baterias vai embora rapidamente. É só ficar de olho no instrumento do painel que revela se a condução está sendo econômica ou esportiva, exibindo o nível de regeneração da carga das baterias. O modelo tem tração permanente nas quatro rodas, mas a distribuição do torque pode ser alterada de acordo com a demanda. De acordo com a Audi, em condições normais de condução, o e-tron Sportback apresenta autonomia de 446 quilômetros, ou seja, 10 quilômetros a mais do que o e-tron SUV.


As baterias são formadas por 36 módulos independentes, que permitem 100% de reparabilidade, somando 700 quilos. A recarga tolal das baterias pode ser feita em tomadas residenciais, do tipo AC, em 8h30. Já no sistema DC, de carregamento rápido, a recarga pode ser feita em apenas 40 minutos. O cliente pode optar por comprar um carregador fixo mais rápido para instalar na garagem de casa, que custa em torno de R$ 8 mil. Quanto ao custo da recarga, os executivos da Audi não souberam precisar, mas informaram que o e-tron Sportback gasta cerca de 1/3 do que gasta um propulsor a gasolina.

A manopla do câmbio é estilizada, com uma base flutuante e um elemento móvel de alumínio(foto: Audi/Divulgação)
A manopla do câmbio é estilizada, com uma base flutuante e um elemento móvel de alumínio (foto: Audi/Divulgação)

A Audi revelou que se uniu à Volkswagen e a Porsche para instalar 200 pontos de recarga distribuídos nos principais centros urbanos do Brasil. Além disso, a montadora vai instalar 30 carregadores ultrarrápidos no interior paulista. Em todo o país, são 14 concessionárias já treinadas para prestar assistência ao e-tron, uma delas em Belo Horizonte. As baterias têm garantia de oito anos.

CONTEÚDO O e-tron Sportback é vendido na versão Performance por R$ 511.990 e traz entre os principais itens de série a tração quattro, rodas de alumínio de 21 polegadas, suspensão a ar adaptativa, teto solar panorâmico, faróis full LED com assistência de farol alto, Virtual Cockpit Plus, sistema de navegação nativo, Audi Smartphone Interface, câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de manutenção de faixa, ar-condicionado de quatro zonas, Audi Sound System, sistema Ketless Entry, bancos dianteiros com ajustes elétricos com memória para o motorista. Como opcional, a versão tem o pacote tecnológico (R$ 26 mil), que traz o sistema Night Vision, Head up Display e o Pre sense dianteiro.

Em condições normais, o porta-malas tem capacidade de 555 litros(foto: Audi/Divulgação)
Em condições normais, o porta-malas tem capacidade de 555 litros (foto: Audi/Divulgação)

A versão Performance Black (R$ 551.990) traz de série os pacotes S Line exterior e interior, pacote high glass black, pinças de freio na cor laranja, acabamento interno cinza Volcano, bancos dianteiros esportivos revestidos em Alcântara e sistema de som Bang&Olufsen 3D. Os opcionais são os faróis full LED Matrix (R$ 13 mil), o pacote tecnológico (R$ 26 mil), com sistema Night Vision, Head up Display e o Pre sense dianteiro, o Audi Side Assist (R$ 8 mil), com monitor de ponto cego, Exit Wraning e assistente de tráfego reverso, além dos retrovisores externos virtuais (R$ 13 mil).

A portinhola da tomada de recarga se abre eletricamente e o kit acompanha o carro(foto: Audi/Divulgação)
A portinhola da tomada de recarga se abre eletricamente e o kit acompanha o carro (foto: Audi/Divulgação)

O painel do e-tron Sportback não traz tanta sofisticação como o de outros SUVs da marca. Mas além de ser equipado com o Virtual Cockpit Plus, traz ainda as duas telas centrais para o sistema multimídia e o controle do ar-condicionado digital. O console largo tem um câmbio automático estilizado, com uma estrutura flutuante e uma manopla em alumínio. Traz ainda o freio de estacionamento eletrônico e o seletor de modos de condução. É um pacote tecnológico bem completo, que faz do SUV cupê um concorrente de peso no segmento.
O Audi e-tron Sportback chega como mais uma opção de modelo elétrico da marca no Brasil(foto: Audi/Divulgação)
O Audi e-tron Sportback chega como mais uma opção de modelo elétrico da marca no Brasil (foto: Audi/Divulgação)


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