Publicidade

Estado de Minas INÍCIO DO FIM

Toyota Etios deixa de ser vendido no Brasil, mas a produção será mantida

Com vendas em baixa no país, hatch compacto terá a comercialização encerrada em abril, mas produção permanece para atender mercados externos


postado em 03/03/2021 16:13

Desde 2012, foram produzidas 620 mil unidades do Etios hatch e sedã no Brasil(foto: Toyota/Divulgação)
Desde 2012, foram produzidas 620 mil unidades do Etios hatch e sedã no Brasil (foto: Toyota/Divulgação)
 

A Toyota do Brasil comunicou oficialmente, nesta semana, o fim das vendas do seu compacto Etios, tanto na carroceria hatch quanto na sedã, a partir de abril. As vendas dos modelos vinham em queda vertiginosa, motivo que deve ter levado a montadora a decidir pelo encerramento da comercialização no país. Mas a Toyota alega que “a decisão foi tomada com o objetivo de adequar o volume de produção da unidade de Sorocaba com a chegada de um novo modelo da marca”. O fabricante informou ainda que vai continuar produzindo o Etios na fábrica do interior paulista para atender a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.


O Toyota Etios foi lançado no Brasil em 2012 e chegou ao mercado com banca de hatch premium, mas com visual de gosto questionável, acabamento espartano, bom conjunto mecânico e preços elevados, nunca figurou entre os mais vendidos do segmento. As vendas do hatch e do sedã foram caindo ao longo dos anos, até que em 2020 atingiram patamar bem baixo. De janeiro a dezembro do ano passado, o Etios hatch teve 8.699 unidades emplacadas no Brasil, enquanto o líder do segmento, o velho VW Gol, teve 71.151 unidades vendidas. A situação do Etios Sedan foi ainda pior, pois foram emplacadas apenas 5.308 unidades em 2020.

No acumulado de 2020, foram emplacadas 8.699 unidades do Etios hatch...(foto: Toyota/Divulgação)
No acumulado de 2020, foram emplacadas 8.699 unidades do Etios hatch... (foto: Toyota/Divulgação)

Nos dois primeiros meses deste ano, a situação ficou ainda pior para o Etios. O hatch ocupa o sexto lugar entre os modelos de entrada, com apenas 588 unidades emplacadas, enquanto o sedã soma 463 unidades. Desde 2012, foram produzidas 620 mil unidades do Etios (hatch e sedã) no Brasil, mas com o fim da comercialização do modelo no Brasil, a marca passa a ter apenas o Yaris como representante no segmento de compactos premium. O modelo usa a mesma plataforma do Etios, mesma motorização, porém com câmbio CVT.

...enquanto o sedã emplacou 5.308 unidades de janeiro a dezembro(foto: Toyota/Divulgação)
...enquanto o sedã emplacou 5.308 unidades de janeiro a dezembro (foto: Toyota/Divulgação)
 

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios tem na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. O novo modelo a que ele se refere é o Corolla Cross, que será lançado no próximo dia 11.

O modelo sempre teve um acabamento interno bem simples, com muito plástico duro(foto: Toyota/Divulgação)
O modelo sempre teve um acabamento interno bem simples, com muito plástico duro (foto: Toyota/Divulgação)

A Toyota garante que “manterá todos os serviços para toda a gama Etios, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil”. A marca japonesa projeta um crescimento de 30% na produção deste ano, alcançando 170 mil unidades. Cerca de 30% desse volume será destinado a outros mercados da América Latina. “O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor-regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe. O Etios começou a ser exportado pela Toyota do Brasil em 2013, totalizando 180 mil unidades vendidas para os países da região.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade