Publicidade

Estado de Minas NOSTALGIA

Jaguar Land Rover vai restaurar clássicos das marcas na fábrica de Itatiaia

Primeiro modelo que passou pela Clínica de Restauração da fábrica brasileira foi um Defender 110 de 1996. Confira outros projetos semelhantes feitos na Europa


postado em 13/05/2021 09:30 / atualizado em 13/05/2021 09:42

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
A Jaguar Land Rover destinou uma área de 900 metros quadrados de sua fábrica em Itatiaia (RJ) para a restauração de veículos clássicos das duas marcas de origem inglesa. Além de agradar aos colecionadores de automóveis, a iniciativa pode ser uma boa estratégia para movimentar a planta, que hoje fabrica apenas um modelo, o Discovery Sport, ainda assim com percentual ínfimo de nacionalização.

Apesar da iniciativa ser pioneira no Brasil, na Europa não é incomum ver veículos clássicos voltarem para a fábrica de onde saíram para receber um tratamento digno e continuarem a contar a histórias de seus fabricantes pelas ruas onde circulam. Na Inglaterra, a Jaguar Land Rover também conta com essa operação, denominada Classic, que já restaurou e preservou a autenticidade de dezenas de carros clássicos.

Já contamos por aqui várias dessas histórias, como a restauração de 10 unidades da primeira geração do Range Rover Classic e a reconstrução de nove unidades do Jaguar XKSS destruídas durante um incêndio na fábrica inglesa de Browns Lane, veículos que seriam exportados para a América do Norte em 1957 (vale a pena clicar nesses links e conferir as histórias).

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
A Clínica de Restauração Jaguar Land Rover abre as portas ao público ainda neste mês de maio com uma oficina capaz de receber até 12 veículos, contando com seis baias de oficinas individuais, área de desmontagem, oficina de motores e processos de pintura homologados pelos fabricantes. De acordo com a empresa, a estrutura ainda conta com um time especializado e dedicado à restauração minuciosa, que manterá a autenticidade de veículos antigos das marcas. O fácil acesso a equipamentos e peças originais é outra vantagem.

(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
(foto: Jaguar Land Rover/Divulgação)
O primeiro veículo restaurado na clínica foi um Defender 110 de 1996, que teve recuperadas toda a parte exterior, o interior e a mecânica. Antes de começarem os serviços, a equipe da Jaguar Land Rover realizou uma conversa detalhada com o cliente para entender todas as particularidades do carro, sua história e as preferências na restauração, como parte do processo de preservação de cada carro.

“Entendemos que os modelos clássicos da Jaguar Land Rover têm histórias únicas e relacionadas a experiências vividas pelos seus donos. Esse trabalho cuidadoso de restauração também visa preservar essas histórias”, disse Wiliam Oliveira, gerente responsável pela Clínica de Restauração. A empresa também oferece aos interessados uma visita guiada à planta, incluindo as novas instalações voltadas à restauração.


SERVIÇO

Clique aqui para acessar o site da Clínica de Restauração
Telefone: (21) 97251-2963
E-mail: clinicaderestauracao@jaguarlandrover.com

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade