Publicidade

Estado de Minas DESAFIO DE FÉ

Para comemorar seus 35 anos, o Enduro da Independência inicia hoje sua edição histórica

Com pilotos de todo o Brasil, o tradicional Enduro da Independência vai ligar São Paulo a Minas, de hoje a sábado, pela rota por onde passaram peregrinos e os pioneiros bandeirantes


postado em 06/09/2017 14:28

Pilotos vão percorrer a Estrada Real, passando pelos caminhos dos peregrinos e bandeirantes(foto: Léo Tavares/Divulgação)
Pilotos vão percorrer a Estrada Real, passando pelos caminhos dos peregrinos e bandeirantes (foto: Léo Tavares/Divulgação)
 

Disputado pela primeira vez em 1982 para recriar a última viagem de dom Pedro I do Rio de Janeiro a Minas Gerais, antes do grito da independência, o Enduro da Independência foi adaptando o roteiro, mantendo a Estrada Real e suas derivações como eixo. Nesta edição histórica, de ontem a sábado, o percurso também vai mesclar o “caminho da fé”. Uma antiga rota de peregrinos movidos pela fé, entre o Sul de Minas e o interior de São Paulo, através da espetacular e desafiadora Serra da Mantiqueira, até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O trajeto da prova inclui travessia de pequenos riachos(foto: Léo Tavares/Divulgação)
O trajeto da prova inclui travessia de pequenos riachos (foto: Léo Tavares/Divulgação)

A prova também faz parte das comemorações do jubileu dos 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida por três pescadores, em outubro de 1717, no Rio Paraíba do Sul, onde foi erguida a basílica em sua homenagem. Cerca de 300 pilotos de 20 estados percorrerão esses caminhos na direção oposta. A largada foi no adro da igreja, em cerimônia ecumênica, em respeito à diversidade de convicções e dogmas de cada participante, que, como novos bandeirantes, seguem rumo aos desafios do desconhecido.

 

 

ROTEIRO Depois da vistoria técnica nas motocicletas, um dia antes, quando ficam em parque fechado, a prova parte de Aparecida, no Vale do Paraíba, em direção à cidade de Piquete, quarta-feira. Nesta altura, as trilhas da Serra da Mantiqueira vão exigir técnica e perícia dos participantes. A segunda parada do dia, chamada de neutralizado, para abastecimento e manutenção, será em Delfim Moreira, já no lado mineiro da Mantiqueira. A chegada, com exibição da equipe de acrobacias Força&Ação, será no complexo do kartódromo de Itajubá.

Em vários trechos os pilotos são obrigados a demonstrar suas habilidades e força nos braços(foto: Léo Tavares/Divulgação)
Em vários trechos os pilotos são obrigados a demonstrar suas habilidades e força nos braços (foto: Léo Tavares/Divulgação)

O segundo dia larga de Itajubá em direção a Três Corações, com neutralizados principais em Lambari e Pedralva. Nesse dia, os desafios da Serra da Mantiqueira e dos caminhos da fé prosseguem. Para permitir que as 12 categorias, com graus de experiência diferenciados, cumpram o percurso, o roteiro será dividido em blocos. Pilotos mais experientes recebem roteiro mais puxado. Categorias com pilotos menos experientes, roteiro compatível. A chegada em Três Corações será no Parque Municipal Dondinho
As belas paisagens do interior de Minas fazem parte do percurso do Enduro da Independência(foto: Ângelo Savastano/Divulgação)
As belas paisagens do interior de Minas fazem parte do percurso do Enduro da Independência (foto: Ângelo Savastano/Divulgação)

CARAVANA Para cumprir o roteiro, o piloto segue uma planilha, recebida momentos antes da largada, com indicações do percurso e a velocidade. Tudo monitorado por sistema de rastreamento via satélite. Ganha o piloto que for mais regular, que cumprir a velocidade com maior eficiência, independentemente do grau dos obstáculos. Por outro lado, as equipes de apoio seguem por estradas paralelas, para prestar apoio mecânico nas cidades por onde a prova passa, em uma caravana estilo rali, que lota hotéis, restaurantes e postos de combustível, injetando recursos nas economias locais.

Em alguns pontos do percurso os pilotos são obrigados a seguir por valetas(foto: Léo Tavares/Divulgação)
Em alguns pontos do percurso os pilotos são obrigados a seguir por valetas (foto: Léo Tavares/Divulgação)

O terceiro dia segue em direção a Lavras, com neutralizados em Luminárias e na mística São Tomé das Letras. Neste percurso, as trilhas com pedras são uma das características marcantes. A chegada festiva será no Lavras Shopping. O roteiro do quarto e último dia larga e termina em Lavras, com neutralizado em Itumirim. Todos os pilotos receberão medalhas de participação, antes da festa de premiação dos campeões. Para garantir a segurança, médicos percorrem as trilhas com motos, com apoio de veículos 4x4 e de resgate aéreo.
O espírito patriótico é ressaltado nas cidades por onde os competidores passam(foto: Léo Tavares/Divulgação)
O espírito patriótico é ressaltado nas cidades por onde os competidores passam (foto: Léo Tavares/Divulgação)



RAIADAS

CLÁSSICOS De amanhã a domingo, o Circuito dos Cristais, autódromo de Curvelo, receberá o encontro de motos e carros clássicos. Na programação, passeio pela pista, corrida da categoria Classic Cup, rali de clássicos, exposição de motos antigas, tenda de peças, miniaturas e raridades, espaço mulher e espaço kids. Informações: www.classicosnoscristais.com.br e (31) 99981-4984.

ACROBACIAS Em todos os dias do Enduro da Independência, entre 6 e 9 de setembro, a equipe de acrobacias Força&Ação irá se apresentar, com entrada franca, a partir das 19h. A primeira exibição será em Aparecida, próximo à Basílica. Depois em Itajubá, no kartódromo; em Três Corações, no Parque Dondinho; e em Lavras, no Centro da cidade e no Lavras Shopping.

TESTE De hoje a sexta-feira, o consumidor de motos pode ser um jurado na escolha das melhores motos premium do Brasil. O concurso inclui um pacote de hospedagem no Hotel Villa Rossa, em São Roque, São Paulo, para experimentar cerca de 40 motos premium. O pacote também inclui a festa de premiação, em outubro. Informações: (11) 3722-3000.

INCLUSÃO O Trail Clube Minas Gerais, organizador do 35º Enduro da Independência, em parceria com a Microcity, promoverá a inclusão social e digital através da doação de estações de informáticas, compostas por computadores, para escolas e entidades rurais carentes, no percurso da prova. Entre elas, o Projeto Sorria, na região de Itumirim, Minas Gerais.

RÁDIO Criada por motociclistas e para motociclistas, a rádio 66 Brasil FM está completando quatro anos no ar. Com sede em São Paulo, no Shopping Moto Aventura, na região da “boca”, transmite a programação de passeios, eventos, pousadas, além de músicas. Para sintonizar, via web, o endereço é www.66brasilfm.com.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade