Publicidade

Estado de Minas

Dafra Citycom S 300i ganha versão equipada com freios ABS

Modelo inaugurou o segmento de scooters de média cilindrada, oferecendo melhor desempenho, rodas com aros maiores e repleto de mordomias e facilidades urbanas


postado em 17/01/2019 16:00

Motor de um cilindro fornece 27,8cv de potência(foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Motor de um cilindro fornece 27,8cv de potência (foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)

Extremamente populares na Ásia e na Europa, os scooters também têm conquistado seu espaço no mercado nacional, embora em menor velocidade. Mesmo assim, este foi o único segmento que manteve expansão durante a longa crise do setor, indicando sua aceitação devido à praticidade, conforto e economia nos deslocamentos urbanos. O Dafra Citycom S 300i se encaixa neste perfil e ganhou a versão ABS, equipado com sistema de freios antitravamento e conservando o mesmo conjunto mecânico da versão CBS, equipada com freios de acionamento combinado, além do mesmo visual.


O Citycom 300 foi lançado no Brasil em 2009, desenvolvido em parceria entre a nacional Dafra, instalada em Manaus, e a Taiwanesa SYM (do grupo Sanyang, com quase 60 anos de mercado mundial). O modelo inaugurou o segmento de scooters de média cilindrada, um avanço em relação aos de baixa cilindrada, oferecendo melhor desempenho, rodas com aros maiores (de 16 polegadas de diâmetro, menos vulneráveis às irregularidades do piso) e mantendo todas as mordomias e facilidades urbanas, como câmbio automático e porta-malas embaixo do banco.

Praticamente sem alterações, o visual conta com grande para-brisa e duplo farol(foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Praticamente sem alterações, o visual conta com grande para-brisa e duplo farol (foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)

DESENVOLVIMENTO Antes de desembarcar aqui, o Dafra Citycom 300 passou por um processo chamado de tropicalização, em parceria com a engenharia nacional. Também comercializado na Europa e em outros mercados, no Brasil o modelo teve o sistema de arrefecimento líquido redimensionado, para suportar transitar em regiões com maiores temperaturas, além de reforço em hastes e suportes, para resistir às vibrações, além do ajuste e tratamento anticorrosivo de toda a linha de combustível do propulsor, para rodar com nossa gasolina, que tem etanol na composição.

Rodas em liga leve contam com aros de 16 polegadas(foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Rodas em liga leve contam com aros de 16 polegadas (foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)

O motor não foi alterado, com um cilindro, 278,3cm³ de capacidade volumétrica, quatro válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível, fornecendo potência de 27,8cv a 7.750rpm e torque de 2,8kgfm a 6.500rpm.O propulsor é capaz de proporcionar vigorosas arrancadas, deixando o trânsito para trás nos semáforos, situação corriqueira nos grandes centros urbanos. As rodas em liga leve maiores, com aros de 16 polegadas de diâmetro, também contribuem para o conforto urbano, superando com maior facilidade os defeitos da pavimentação das vias.


Escudo frontal tem tomada USB e porta-luvas(foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Escudo frontal tem tomada USB e porta-luvas (foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)

URBANO
Embora a cidade e os pequenos deslocamentos urbanos sejam sua praia, o motor também permite rodar na estrada sem susto. Para completar, o câmbio é do tipo CVT (contínuo). Para estacionar, o scooter conta com descanso lateral e central. O destaque, porém, é o conforto. O banco em dois níveis tem grandes proporções e é ainda maior para o garupa, uma espécie de poltrona com barras para apoio das mãos e pedaleiras do tipo canivete, que podem ser acionadas com os pés. Outro destaque é o porta-malas sob o banco, que pode ser aberto na própria chave de contato.

Painel tem elementos analógicos e digitais(foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Painel tem elementos analógicos e digitais (foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)

O volume comporta com folga um capacete fechado, por exemplo, e tem uma chave geral para segurança. O escudo frontal tem porta-luvas e tomada USB para carregar o celular. O painel tem elementos analógicos e digitais, incluindo o conta-giros. A suspensão dianteira tem 100mm de curso e a traseira, com dois amortecedores, 91mm. Os freios, com sistema ABS, têm disco de 288mm na dianteira e 240mm na traseira. O visual é encorpado, com filetes vermelhos nas rodas e nas costuras do banco, além de duplo farol na dianteira. O preço sugerido é de R$ 21.290.

Porta-malas sob o banco comporta com folga um capacete fechado(foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)
Porta-malas sob o banco comporta com folga um capacete fechado (foto: Mário Villaescusa/Dafra/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade