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Harley-Davidson apresenta sua linha 2021, sem novidades significativas

A nova linha Harley-Davidson mantém as características, modernizando o visual com grafismos, cores e alguns ajustes técnicos de motorização e de conforto


postado em 25/01/2021 15:33

Harley-Davidson Softail Fat Bob(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Softail Fat Bob (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

A centenária marca americana Harley-Davidson mostrou virtualmente sua linha 2021 de motocicletas (exceto a big trail Pan America 1250, que será apresentada mundialmente em 22 de fevereiro), que também desembarcará no Brasil parcialmente. A linha chega sem muitas novidades, apenas com atualizações de cores e grafismos, além de pequenas modernizações técnicas, seguindo uma nova política global de comercialização, que também passa pelo mercado nacional, provocando amplo efeito colateral.


A linha Custom Vehicle Operations (CVO), uma divisão da Harley-Davidson criada em 1999 para customizar os modelos na própria fábrica e atrair parte dos consumidores que fariam as mudanças por meio de terceiros, capitalizando novos recursos, conta com pintura em tons exclusivos ou em duas tonalidades, com acabamento a mão. Além disso, os modelos CVO, como as novas Street Glide e Limited, contam com recursos eletrônicos de pilotagem, como o sistema de segurança Reflex, que ajusta o controle de tração e os freios ABS, mesmo nas curvas.

Harley-Davidson Softail Fat Boy(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Softail Fat Boy (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Harley-Davidson Touring Road King Special(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Touring Road King Special (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

SOM As novas CVO também estão equipadas com carenagem, sistema de aquecimento de manoplas e banco, assistente de partida em rampas e LED na iluminação, além do maior motor da marca: o Milwaukee Eight 117, que corresponde a 1.923cm³ e fornece 17,2kgfm de torque a apenas 3.500rpm. A nova linha CVO também alterou o sistema de som, que passa a ser da especialista Rockford Fosgate, projetados exclusivamente para a marca, com amplificadores e alto-falantes triaxiais de maior potência e fidelidade.

Harley-Davidson Softail Low Rider S(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Softail Low Rider S (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Harley-Davidson Touring Road King Special(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Touring Road King Special (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A linha Softail tem no Brasil as correspondentes Fat Boy, Fat Bob, Low Rider S e Heritage Classic, que a marca classifica no país como Touring. Todos os modelos passam a usar exclusivamente a motorização Milwaukee Eight 114 (que corresponde a 1.868cm³), abandonando a versão com o motor 107, que corresponde a 1.753cm³. Entre as novidades, o badalado modelo Fat Boy, que completou 30 anos em 2020, e passa a contar com escapes e mais partes cromadas, em vez de pintadas, em uma espécie de volta ao passado, sem abandonar as clássicas rodas maciças.
Harley-Davidson Softail Heritage Classic(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Softail Heritage Classic (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Harley-Davidson Touring Ultra Limited(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Touring Ultra Limited (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

TOURING A Harley-Davidosn mantém as tradicionais estradeiras, que fizeram fama. No Brasil, conta com as correspondentes Road Kink Special, Street Glide Special e Road Glide Special. Todas com motorização 114 e também com estilo bagger composto por bolsas laterais e parte traseira propositalmente mais baixa. As Touring Ultra Limited, com carenagem asa de morcego, e a Road Glide Limited, com carenagem nose shark, ou nariz de tubarão, também contam com o motor 114, porém, com arrefecimento a líquido extra, recursos eletrônicos e som.

Harley-Davidson Touring Street Glide Special(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Touring Street Glide Special (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Harley-Davidson Touring Road Glide Special(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson Touring Road Glide Special (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A principal novidade, porém, é a nova estratégia global de comercialização, que repercute diretamente no Brasil. A linha de “entrada” Sportster, que sozinha respondia por cerca de um terço do volume de vendas, foi descontinuada. Os modelos com motorização 107, também. Além disso, a marca reajustou a tabela dos modelos remanescentes em cerca de 25% e reduziu a margem dos concessionários em 50%.

Harley-Davidson CVO Street Glide 117(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson CVO Street Glide 117 (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Harley-Davidson CVO 117 Limited(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson CVO 117 Limited (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

Com isso, o volume de vendas também deve cair em 50%, para estimadas 2.900 unidades em 2021. Somente os modelos de maior valor agregado, ou Premium, serão comercializados, para recuperar a lucratividade da marca. O movimento provocou a desistência de cerca de um terço dos concessionários, que devolveram a bandeira. Entretanto, a marca tem projetado (para futuro próximo) a substituta da linha Sportster e a introdução de novos modelos.

Harley-Davidson CVO Street Glide 117(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Harley-Davidson CVO Street Glide 117 (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

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