Publicidade

Estado de Minas ICONS COLLECTION

Linha 2021 Harley-Davidson Electra Glide Revival: espelho de colecionador

Modelo tem tiragem limitada em 1500 unidades e espelha o pioneiro de 1969, porém, com tecnologia atualizada


postado em 06/05/2021 15:15

A icônica carenagem asa de morcego (batwing) foi adotada pela primeira vez em 1969(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A icônica carenagem asa de morcego (batwing) foi adotada pela primeira vez em 1969 (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

O primeiro modelo da nova série “Ícones Harley-Davidson” (Icons Collection) será a Electra Glide Revival. O programa vai produzir motocicletas clássicas ou que marcaram época na história da marca, se transformando em ícones, mantendo o design original, porém, adotando tecnologia atual. Cada edição limitada será de apenas 1500 unidades, com certificado de autenticidade, além da promessa da produção nunca mais ser repetida. Um verdadeiro item de colecionador, que se repetirá somente uma vez a cada ano, sempre com modelos diferentes.


O figurino da Harley-Davidson Electra Glide Revival foi inspirado no modelo de 1969. A Electra Glide original foi uma das responsáveis pela consolidação da marca no segmento Grand Touring, ou grandes motos de turismo, equipada de série com malas laterais em fibra de vidro, para-lamas envolventes, para-brisas e carenagem frontal robusta. Foi justamente a primeira Harley-Davidson a adotar a carenagem apelidada de asa de morcego (bat wing), de grandes dimensões, para maior conforto aerodinâmico em grandes travessias.

Serão 1500 unidades numeradas e produção jamais repetida (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Serão 1500 unidades numeradas e produção jamais repetida (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
ELÉTRICA O modelo original também foi o primeiro a adotar a partida elétrica, para alívio e economia de “feijão” dos pilotos da época. A comodidade também foi a responsável pela estreia do nome Electra. O novo sistema exigiu modernizações na parte elétrica, com adoção de bateria maior de 12 volts e ajustes no quadro para abrigar os novos componentes. Entretanto, preventivamente manteve o pedal de partida, praticamente abolido na atualidade. O esquema de cores da Electra Glide Revival manteve o padrão do modelo de 1969.


O modelo Icons Collection conserva as malas laterais, bastante providenciais em longas viagens(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O modelo Icons Collection conserva as malas laterais, bastante providenciais em longas viagens (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
As malas laterais ganharam fechos com maior praticidade, produzidas em material sintético de maior resistência, envolvidas em tubos de proteção cromados. A carenagem, espécie de marca registrada, com as formas de asas de morcego, também ganhou aperfeiçoamentos e abertura frontal regulável para ventilação, e para-brisa mais alto. Malas laterais e carenagem são pintadas de branco, como a original, em contraste com a “lataria” em azul brilhante. Porém, na iluminação a Electra Glide Revival conta com faróis auxiliares, ausentes na antecessora.

O banco é ajustável estilo selim, com laterais brancas, do tipo egoísta, já que não tem lugar para o carona(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O banco é ajustável estilo selim, com laterais brancas, do tipo egoísta, já que não tem lugar para o carona (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
NOVA O modelo Icons Collection também conserva as rodas raiadas, com pneus faixa branca, e banco ajustável estilo selim, com laterais brancas, do tipo egoísta. Sem lugar para a garupa, instalado somente como opcional. O motor é o tradicional dois cilindros em V, versão 114 polegadas cúbicas, equivalentes à 1.868cm³. A potência não é revelada, mas o torque é de 16,3kgfm a apenas 3.250rpm, que permite boas retomadas em qualquer uma das seis marchas, com relação final por correia dentada em kevlar, que dispensa manutenção.


Outra característica preservada na Electra Glide Revival são os pneus de faixa branca(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Outra característica preservada na Electra Glide Revival são os pneus de faixa branca (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A Electra Glide Revival é montada no quadro dos modelos touring, equipada com sistema de entretenimento Boom Box GTS, com dois alto-falantes, tela TFT colorida sensível ao toque, que também aceita comandos de voz quando emparelhada com fone de ouvido compatível, e conexão do celular por meio de Android Auto ou Apple Car Play. A eletrônica tem o pacote RDRS, com freios a disco equipados com sistema ABS de curvas, sistema de controle de tração de curvas, sistema de controle de ajuste de torque do motor nas reduções e assistente de partida em rampas.
O motor com dois cilindros em V, de 114 polegadas cúbicas, tem pacote eletrônico RDRS(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O motor com dois cilindros em V, de 114 polegadas cúbicas, tem pacote eletrônico RDRS (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade