A ideia de encontrar uma fórmula para ajudar os ciclistas a superarem as subidas, grandes distâncias e até o vento contrário, fez a engenharia da japonesa Yamaha, tradicionalmente ligada às motocicletas, queimar fosfato para encontrar a solução. Inicialmente, desenvolveu um protótipo em 1989, dotado do mecanismo Power Assist System (PAS), que por meio de um diminuto motor elétrico integrado aos pedais, alimentado por baterias de íon lítio, entrava em operação nas subidas, aliviando o esforço das pedaladas.
O conceito estava criado. A bicicleta continuava bicicleta, porém, passou a combinar a força humana do ciclista nos pedais com miniaturizados motores elétricos de última geração, como auxílio em situações críticas. Se o motor atuasse o tempo todo, viraria uma espécie de moto e teria que obedecer a outra complicada legislação que inviabilizaria o conceito. Depois disso, a Yamaha aperfeiçoou os modelos, cada vez mais leves e eficientes. Outras marcas também desenvolveram o conceito, que se espalhou de forma exponencial pelo mundo, inclusive no Brasil
RETORNO Apesar do pioneirismo da invenção, a concorrência evoluiu rapidamente no apetitoso mercado das então batizadas e-Bikes, que chegam a custar mais caro que motocicletas de alta cilindrada. A resposta da Yamaha foi o lançamento do motor elétrico PW-X3, para ser acoplado ao quadro da bicicleta, com dimensões impressionantemente compactas, além de vigorosa potência e torque. O pequeno e estreito motor fica encaixado entre os pedais, atuando diretamente, e as baterias recarregáveis no quadro.
BATERIA O modo automático de assistência ao pedal conta com sensores que monitoram as condições do deslocamento e os algoritmos selecionam os níveis ideais de assistência. Se o “piloto” preferir, pode desativar o sistema. A energia para o motor é fornecida por bateria de íon lítio, encaixada no quadro da bicicleta com peso apenas 2,8kg, e que pode ser completamente recarregada em 3h30. Se a fonte de energia não permitir que a própria bicicleta chegue próximo ao ponto para conectar o cabo, a bateria vai até a fonte.