Publicidade

Estado de Minas OFICINA

Fique atento aos cuidados necessários com as peças do motor

Braços-direitos do propulsor do carro, velas e cabos de ignição merecem o cuidado dos condutores. Preste atenção aos sinais!


postado em 22/12/2016 14:14 / atualizado em 22/12/2016 18:56

Duas estruturas ligadas ao “coração” do carro. Isto já diz muito. Já  parou para pensar na importância das velas e cabos de ignição do motor do seu automóvel? Muitas vezes relegadas de atenção na revisão, essas peças são também responsáveis pela geração de energia do propulsor. Quando em desajuste, o sistema de ignição pode prejudicar o desenvolvimento da mecânica, aumentando o consumo de combustível e gerando mais emissões de gases poluentes.

 

Carlos Valle recomenda obsersar barulhos e vibrações do motor(foto: Victor Lacerda / Esp. DP)
Carlos Valle recomenda obsersar barulhos e vibrações do motor (foto: Victor Lacerda / Esp. DP)
 

 

A palavra de ordem para estes componentes é a avaliação periódica, já que os equipamentos têm um tempo de vida útil. Apresentando os primeiros desgastes, a ida à oficina já deve ser feita. Com os cabos e velas desregulados, o condutor sente, logo de cara, falhas ao dar partida. O mesmo acontece nas retomadas, quando o carro estanca. Mesmo sem falhas, as velas  e cabos devem ser inspecionados a cada 10 mil km.

Com esses defeitos, o risco de colisões em pista urbana e até em estradas aumenta, já que manobras, como as ultrapassagens, por exemplo, requerem o melhor desempenho. Até uma parada repentina do motor em uma subida íngreme pode acontecer com a falta de manutenção.

 

Sem revisão, o sistema pode aumentar o consumo de combustível e emissões de poluentes(foto: Victor Lacerda / Esp. DP)
Sem revisão, o sistema pode aumentar o consumo de combustível e emissões de poluentes (foto: Victor Lacerda / Esp. DP)
 

 

Para o diretor da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados  (Fenacor) e também empresário do ramo de mecânica há quase 30 anos, Carlos Valle, a dica principal é verificar se o motor está demorando a entrar em funcionamento. “Após a análise, outros sinais devem ser avaliados enquanto dirigimos, como a vibração aumentada do motor,  tanto em marcha lenta ou nas  acelerações”, pontua. “O condutor também deve ouvir o motor do carro com os vidros abertos e o som desligado. Isto facilitará a identificação de algum barulho”, completa.

O preço e o tempo da revisão vão depender das condições em que o veículo chegará até a oficina. Muitos são os casos que os condutores esperam o motor falhar e até bater para identificarem os causadores, o que vai pesar no bolso. Por isso, atenção total ao desempenho dos “braços-direitos” da injeção. Em outras palavras, sem o bom funcionamento deles, nada de andar de carro.

 

Peças do carro devem ser inspecionadas a cada 10 mil km(foto: Victor Lacerda / Esp. DP)
Peças do carro devem ser inspecionadas a cada 10 mil km (foto: Victor Lacerda / Esp. DP)
 

 

Dicas de como preservar o sistema de ignição

Observar a qualidade do combustível;

Evitar acelerações demasiadas com o motor frio;

Após viagem, deixar o motor em marcha lenta por 30 segundos antes de desligar;

Realizar a troca de filtro, para que o motor respire

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade