Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Qual a central multimídia ideal para o seu carro?

Entender como e para que funciona todas as funções da central multimídia pode ser um divisor de águas na hora de escolher o próximo veículo


postado em 19/02/2018 13:21

A tecnologia está intrínseca na realidade da grande maioria dos motoristas de hoje. São acessórios e itens de auxílio à direção que promovem conforto e segurança para a pilotagem. No entanto, alguns desses aparatos são usados, muitas vezes, sem a totalidade das funções. Exemplo disso são as centrais multimídias. Você sabe e entende como funciona todos os recursos disponíveis nelas? Sabe como escolher qual é a ideal para o dia a dia do motorista? Antes de qualquer decisão para comprar um veículo equipado com o item, é importante entender o seu real funcionamento. Já que existe um alto custo para contar com a tecnologia dentro do carro.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

No primeiro momento, leia previamente  a ficha técnica da marca que produz a central multimídia para a montadora. Isso porque com as informações que estão indicadas na lista, será possível entender o desempenho técnico do item. Alguns dos quesitos que precisam ser analisados antes da compra é o desempenho do processador. Só assim será possível entender como é o desempenho do sistema ao utilizar várias funções ao mesmo tempo como o GPS e a reprodução de músicas, por exemplo. Para saber qual o processador ideal tem que lembrar que quanto maior a velocidade  (medida em MHz e GHz), melhor a capacidade de realizar diferentes funções.

 

(foto: Mirror Cast/Divulgacao)
(foto: Mirror Cast/Divulgacao)
 

 

Outro fator que está diretamente ligado ao bom desempenho do item é o tamanho da memória. Não troque gato por lebre para não acabar levando um equipamento que não suportará o desempenho do sistema (memória RAM) e não consiga armazenar dados e arquivos, como músicas. Inclusive, vale se atentar à interatividade da central multimídia. Perceba se ela é fácil e intuitiva para manusear.

A tela também é peça fundamental. Analise a nitidez e a resolução. Quanto melhor a qualidade da imagem, melhor a placa de vídeo inserida ali. Isso será útil na hora de utilizar o GPS.  Não esqueça de verificar a capacidade de carregamento da entrada USB para não se surpreender na hora que precisar de uma “mãozinha” do veículo e não acabar ficando sem rede telefônica durante o trajeto. Para não ter uma problemática nesse quesito, é só verificar a amperagem da central.

Atualmente são três sistemas de conectividade que estão disponíveis nas centrais multimídias. É necessário verificar a compatibilidade dos sistemas com o aparelho de telefone que será utilizado dentro do veículo. Os principais softwares são o Andriod Auto e o Apple Carplay, que são compatíveis com todos os aparelhos telefônicos vendidos no Brasil - só ficam de fora os produzidos na China. Os sistemas permitem acessar algumas funções de celulares na tela da central multimídia. No entanto o programa utilizado na maior parte das centrais multimídias é o Mirrorlink, que não oferece um espelhamento da tela, mas permite funções como o spotify e o google maps do celular para a tela da central.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade