Publicidade

Estado de Minas SALÃO DE GENEBRA

Genebra celebra o carro limpo

Salão apostou nos veículos híbridos e elétricos cada vez mais próximos da realidade


postado em 12/03/2018 13:39

Volkswagen I.D. mostra o futuro dos carro autônomos, sem volante e sem pedais. Foto: Fabrice Conffrini / AFP
Volkswagen I.D. mostra o futuro dos carro autônomos, sem volante e sem pedais. Foto: Fabrice Conffrini / AFP
Genebra - Tendência de mercado? Não. Realidade. Fabricantes de automóveis revelam o lado verde da indústria que planejam para os próximos três a quatro anos, o que será a maior revolução industrial do setor no bloco dos chamados países de Primeiro Mundo.

O carro autônomo entrará em cena com escala de produção em 2022 e até lá o combate ao combustível derivado do petróleo vai tomar corpo como sinalizado aqui na 88ª edição do Genebra Motor Show.

O Salão da Suíça feito para mortais e “imortais”, que podem pagar até 20 milhões de Euros em um esportivo de altíssima performance, mergulhou de vez no universo dos elétricos porque já surfam na onda híbrida há tempo.

Montadoras tradicionais como a Porsche mostra seu segundo veículo da Missão E. O primeiro nascerá no fim de 2019 como Mission e para ser uma espécie de 911 híbrido. O segundo, um ano depois, será a vez do Cross Turismo.

Toyota Auris não é só responsável por mostrar as novas linhas do Corolla, mas também faz parte da ofensiva da marca por carros mais limpos, com motor híbrido. Foto: Jorge Moraes / DP
Toyota Auris não é só responsável por mostrar as novas linhas do Corolla, mas também faz parte da ofensiva da marca por carros mais limpos, com motor híbrido. Foto: Jorge Moraes / DP
A Lexus colocou no seu estande 100% dos veículos elétricos e a Toyota lançou o Auris que dará origem ao novo visual da próxima geração do Corolla em 2020. Na Jaguar, o crossover elétrico i-Pace.

E tem mais porque a noite do group night Volkswagen revelou o que vou chamar de perfeição futurista. O Vizzion, da família ID, (que deverá enviar para o brasil um crossover por volta de 2025, reúne o futuro dos Jetsons (de verdade). Como você nunca viu. Como nunca vi.

Entrei a bordo do carro que dispensa os pedais, quadro de instrumentos, direção e oferece nos consoles centrais, entre os bancos da frente e de trás, a opção de comunicação com o mundo lá fora. Quatro ocupantes poderão conversar enquanto chegam ao destino, convocar o carro pelo smartphone e, por exemplo, na hora da saída do trabalho, falar com o automóvel. Ou simplesmente entregar o roteiro para buscar a namorada em casa. Tudo conectado à nova realidade do mundo dos autônomos do amanhã.

Vamos saborear os esportivos e ver que a emoção continua com prazeres ao volante e vibrar com projetos como o Pop up Next - veículo voador da nossa capa, a parceria entre a Airbus e a Audi poderá render novos horizontes. Na Renault, um automóvel onde você sai em pé de dentro dele. Tem tanto para mostrar que a Ferrari 488, Bugatti Chiron Sport, Pagani Zonda, Koenigsegg Agera e tantos outros que hipnotizam o Palexpo - centro de exposições onde acontece a feira até o próximo fim de semana.

Editor viajou a convite da Volks

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade