Publicidade

Estado de Minas INOVAÇÃO

Pneu feito a partir do óleo de soja é premiado

Tecnologia produzida pela Goodyear demonstra que o desenvolvimento de materiais sustentáveis beneficiam o meio ambiente e a performance dos pneus


postado em 24/04/2018 10:20

(foto: Thalyta Tavares/ Esp. DP)
(foto: Thalyta Tavares/ Esp. DP)


A Goodyear descobriu que o óleo de soja poderia melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios e melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. A marca descobriu em seu estudo, juntamente com o órgão norte-americano United Soybean Board, que o óleo de soja se mistura mais facilmente com compostos de borracha e reduz o consumo de energia, melhorando a eficiência na fabricação de pneus.

Após testes intensivos, a marca essa tecnologia que aplica o óleo de soja ao composto do pneu como substituto do petróleo, que está sendo usada em dois novos pneus produzidos para o mercado dos Estados Unidos: o WeatherReady Assurance e o Eagle Enforcer All Weather.

Com o desenvolvimento do estudo, a Goodyear recebeu o Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria "Desempenho Ambiental do Ano", na edição 2018 da Tyre Technology Expo em Hannover, Alemanha. "A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação, que representa uma a vitória em todas as frentes, será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro", disse Graham Heeps, editor da Tire Technology International e presidente do júri.

"Nosso trabalho com a United Soybean Board apresentou um desafio e uma oportunidade únicos para nossos cientistas e engenheiros de pneus, ao usarem o óleo de soja no desenvolvimento de produtos com performance superior", disse Chris Helsel, Chief Technology Officer da Goodyear.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade