Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Vendas de veículos têm aumento de 17,65% nos primeiros quatro meses do ano

De janeiro a abril, 1.102.913 automóveis foram licenciados, ante 942.537 unidades registradas no mesmo período do ano passado


postado em 02/05/2018 17:50 / atualizado em 03/05/2018 15:45

O ano de 2018 é, certamente, um ano de melhoras para a economia nacional nos últimos tempos. O setor automotivo começa a respirar. Consequência disso são os números de emplacamentos registrados no primeiro quadrimestre do ano, que cresceu em 17,65 %, taxa que representa um número real de 1.108.913 de veículos licenciados no período. Os dados são da Fenabrave.

 

(foto: Peu Ricardo / DP)
(foto: Peu Ricardo / DP)
 

 

Dentro do robusto número de mais de um milhão de automóveis emplacados, 311.181 foram licenciados em abril e 298.626 em março. Em comparação a 2017, os períodos representaram um aumento de 34,80 % e 4,2%, respectivamente.


Para o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado se mantém firme em sua rota de recuperação, seguindo a perspectiva de crescimento. "A queda na inadimplência aliada à queda da taxa de juros, vem favorecendo o setor como um todo. Atualmente, a inadimplência da carteira de crédito, com recursos livres para pessoas físicas, é de 2,5%, e para pessoas jurídicas é de 3,6%. Estes resultados são os menores desde do mês de abril de 2011, fatores que favorecem a oferta de crédito pelas instituições financeiras”, declara.

 

De acordo com o diretor regional da Fenabrave, Paulo Júnior, o crescimento dos quatro primeiros meses do ano consegue deixar otimista o setor, o qual o órgão estima crescer em 15% ao longo de todo o ano. “Os 17,65% até supera a estimativa anual que pretendemos alcançar. No entanto, ainda é cedo para celebrar porque a base de comparação é fraca. Comparar o primeiro quadrimestre de 2018 com o de 2017 é delicado, já que o ano passado foi quando a crise ainda estava muito latente e, consequentemente, o consumidor não tinha muita possibilidade de compra”, afirma.

Para Pernambuco, o crescimento nas vendas também é otimista. Isso porque o estado consegue acompanhar a média nacional, está em cerca de 18% de emplacamentos a mais comparado ao mesmo período do ano passado. “Os juros estão baixos, os bancos estão com mais apetites para emprestar dinheiro. Inclusive, o mercado do Grande Recife está maior que o da Grande Salvador desde o ano passado. Mas o ideal é esperar o segundo semestre para saber se os tempos são otimistas mesmo, porque foi nesse período do ano passado que a economia ensaiou uma melhora”, completa.
 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade