Publicidade

Estado de Minas INCLUSÃO

Ford cria conceito de "janela em braile" para deficientes visuais

Essa tecnologia permite pessoas com deficiência visual ter uma noção da paisagem externa através de experiências sensoriais


postado em 03/05/2018 10:02 / atualizado em 04/05/2018 10:34

(foto: Reprodução/ Internet)
(foto: Reprodução/ Internet)


A Ford apresentou um conceito de tecnologia para pessoas com deficiência visul participarem da experiência de conhecer, através da paisagem novos lugares em viagens de carro. Essa tecnologia, chamada “Feel the View: Smart Window", permite que deficientes consigam visualizar as paisagens, através do tato, cenários que rodeiam o veículo.

O sistema irá analisar a paisagem que o veículo está passando e recria, por meio do vidro da janela, uma imagem monocromática do cenário com tons de cinza que mudam de acordo com contraste da paisagem. A imagem será visualizada através do toque, como no braile, que será sentido em diferentes vibrações de cores, variando em 255 intensidades.

O sistema Smart Window está sendo desenvolvido pela Ford juntamente com uma  startup italiana Aedo, que tem foco em soluções para pessoas com deficiência visual. O sistema pode ser oferecido, em breve, para veículos da marca.


A seguir, assista o vídeo e conheça o conceito:

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade