Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Setor automotivo sinaliza melhora

De acordo com a Fenabrave, os quatro primeiros meses do ano representaram um aumento de 17,65% nas vendas


postado em 05/05/2018 13:57 / atualizado em 05/05/2018 14:31

Mais de 1 milhão de veículos foram vendidos no primeiro quadrimestre do ano. Foto: Peu Ricardo / DP
Mais de 1 milhão de veículos foram vendidos no primeiro quadrimestre do ano. Foto: Peu Ricardo / DP
O ano de 2018 é, certamente, um ano de melhoras para a economia nacional nos últimos tempos. O setor automotivo começa a respirar. Consequência disso são os números de emplacamentos registrados no primeiro quadrimestre do ano, que cresceu em 17,65 %, taxa que representa um número real de 1.108.913 de veículos licenciados no período. Os dados são da Fenabrave.

Dentro do robusto número de mais de um milhão de automóveis emplacados, 311.181 unidades foram licenciadas em abril e 298.626 em março. Em comparação a 2017, os períodos representaram um aumento de 34,80% e 4,2%, respectivamente.

De acordo com o diretor regional da Fenabrave, Paulo Júnior, o crescimento dos quatro primeiros meses do ano consegue deixar otimista o setor, o qual o órgão estima crescer em 15% ao longo de todo o ano. “Os 17,65% até superam a estimativa anual que pretendemos alcançar. No entanto, ainda é cedo para celebrar, porque a base de comparação é fraca. Comparar o primeiro quadrimestre de 2018 com o de 2017 é delicado, já que o ano passado foi quando a crise ainda estava muito latente e, consequentemente, o consumidor não tinha muita possibilidade de compra”, afirma.

Sandero volta ao top 10 dos mais vendidos. Foto: Renault / Divulgação
Sandero volta ao top 10 dos mais vendidos. Foto: Renault / Divulgação
Para Pernambuco, o crescimento nas vendas também é otimista. Isso porque o estado consegue acompanhar a média nacional, está em cerca de 18% de emplacamentos a mais comparado ao mesmo período do ano passado. “Os juros estão baixos, os bancos estão com mais apetites para emprestar dinheiro. Inclusive, o mercado do Grande Recife está maior que o da Grande Salvador desde o ano passado. Mas o ideal é esperar o segundo semestre para saber se os tempos são otimistas mesmo, porque foi nesse período do ano passado que a economia ensaiou uma melhora”, completa.

Ranking do mês

Dentro do aumento das vendas, estão as preferências dos motoristas por cada carro. O Chevrolet Onix continua sendo o mais vendido, sendo emplacado mais de 16 mil vezes em abril. O Hyundai HB20 vendeu 9.606 unidades e o Ford Ka emplacou 8.764 no último mês. O quarto veículo mais procurado pelo público é o Prisma, que licenciou 6.635 unidades seguido do Renault Kwid, responsável por 6.616 modelos emplacados. A sexta colocação ficou com o Volkswagen Polo que vendeu 5.818 unidades este mês, com apenas quatro unidades a mais em relação à sétima colocação que ficou com o Renault Sandero, responsável por 5.814 carros emplacados. O Toyota Corolla sobe uma posição em relação ao mês passado e fecha abril com 5.664 modelos vendidos em oitavo lugar. Já o Volkswagen Gol desce duas posições e ocupa a nona posição com 5.449 emplacamentos. Fechando o top 10 do mês de abril vem o Fiat Argo, que vendeu 4.952 unidades.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade