A marca inglesa Rolls-Royce divulgou oficialmente nesta quinta-feira (10) o seu primeiro modelo no segmento de SUV's. Nominado de Culliman, o veículo chega com 5,341 m de comprimento, 2,164 m de largura, 1,835 m de altura e 3,295 m de entre-eixos, pesando 2.600 kg. O utilitário foi lançado com um motor V12 6.75 com dois turbos modificados, com capacidade de entregar fáceis 571 cavalos de força e 86,4 kgfm a 1.600 rpm.
Desenvolvido em uma nova plataforma chamada de “Architecture of Luxury”, o carro foi criado inteiramente em alumínio. Apesar da aceleração de 100 km/h, o carro alcança velocidade máxima limitada em 250 km/h. O desenho dos faróis, além do formato da grade e as portas suicidas chamam atenção. O volume do porta-malas disponível alterna entre 600 e 1.930 litros. Os dados vão de acordo com o rebatimento dos bancos e o "módulo de lazer" escolhido.
Desde o design do painel até o console dianteiro, o veículo apresenta um requinte bastante surpreendente. A depender da versão, o banco traseiro pode ser trocado por dois bancos individuais, separados por um console-bar que comporta copos de uísque, uma caixa térmica e taças de champanhe.
Quando o assunto é o conforto, o carro também merece destaque. Para se ter noção, o volante é aquecido e os assentos possuem ventilação e aquecimento . Outrto detalhe que também desperta curiosidade é a separação que háentre os ocupantes e o porta-malas - recurso oferecido pela primeira vez em um SUV. De acordo com a Rolls-Royce, a opção oferece benefícios térmicos e acústicosm mesmo quando a tampa do bagageiro econtra-se aberta.