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Estado de Minas INOVAÇÃO

Michelin inova com roda flexível

O pneu Acorus possui tecnologia que permite uma melhor conservação ao eliminar os danos em pneus e jantes


postado em 26/05/2018 10:00 / atualizado em 25/05/2018 17:01

Novidade pode absorver impactos causados por buracos nas vias e diminuir ruídos. Foto: Michelin / Divulgação
Novidade pode absorver impactos causados por buracos nas vias e diminuir ruídos. Foto: Michelin / Divulgação
A nova tecnologia Acorus, que é patenteada e desenvolvida pela Michelin, em parceria com a empresa internacional Maxion Wheels, para o mercado de pneus voltados para veículos de passeio, possui uma inovação que incorpora duas flanges (arruelas) de borracha flexível, montadas numa estrutura de rodas especial para criar uma roda flexível, que melhora a viagem e o conforto a bordo, além de ser responsável por absorver os impactos que podem ser causados por buracos e, até mesmo, ao bater nos acostamentos. A nova roda é compatível com todos os pneus já disponíveis no mercado, incluindo  ainda uma jante de liga, que é mais estreita do que a comumente comercializada, onde são colocadas duas flanges de borracha com uma inserção opcional para proteger a roda de liga.

Em relação a esta inovação, o diretor de Operações da Michelin, Florent Menegaux, relata que as rodas dos carros têm ficado cada vez maiores, à medida que contribuem para o aspecto mais “premium” que os carros possuem e grandes ligas brilhantes são parte integrante de todos os designs modernos dos veículos. “Porém, os pneus consequentemente de baixos perfis, com flancos curtos, são muito mais suscetíveis a danos nas estradas deterioradas, que possuem inúmeros buracos”, afirma.

Em testes realizados pela Michelin com um pneu 285/30R21, o veículo equipado com a tecnologia Acorus para passar por um buraco - com 80 mm de profundidade e 700 mm de comprimento -, a versão da jante padrão perfurou o pneu a 28 km/h, enquanto a roda flexível com tecnologia Acorus não perfurou, nem sofreu nenhum tipo de dano em nenhuma velocidade testada. A roda flexível, que foi lançada durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, será vendida inicialmente apenas com 19” e tamanhos superiores aos fabricantes premium de OE.

Tecnologia foi feita para qualquer marca de pneu. Foto: Michelin / Divulgação
Tecnologia foi feita para qualquer marca de pneu. Foto: Michelin / Divulgação
Pieter Klinkers, CEO da Maxion Wheels, comentou a importância do projeto. “Isto é decisivo para os itens. Ums roda padrão que consegue passar por um buraco pode danificar o pneu e, potencialmente, fazer uma fissura da jante de liga, colocando a segurança do condutor e dos passageiros em risco. Quando a roda flexível Maxion passa por um buraco, a flange da tecnologia dobra-se e protege o pneu e a roda, protegendo os ocupantes”, relata.

Além da redução dos danos, da segurança e da mobilidade melhorada, a roda flexível tem outras vantagens para o condutor. Ajuda a superar outras falhas associadas a pneus de baixa qualidade e flancos curtos – os níveis de conforto e ruído são melhorados devido à flange de borracha flexível que se encontra entre a roda e o pneu. Existe também um benefício ambiental no uso da tecnologia Michelin, a roda flexível foi concebida para ser compatível com qualquer marca de pneus, incluindo pneus de baixa resistência ao rolamento, o que se traduz em menos emissões de CO2 e mais economia de combustível. A inovadora solução de rodas significa também que menos rodas e pneus danificados são deitados fora após danos em buracos.

ORIGEM DO NOME

O nome ACORUS vem de Acorus Calamus, uma planta encontrada apenas em zonas úmidas que parece um caniço e aparece numa famosa fábula francesa: “O carvalho e o caniço”, com a sabedoria de “um caniço verga, mas não se quebra”. A roda flexível não só salvaguarda em caso de buracos e estradas fracas, como também marca um compromisso final no design das rodas de carros de passageiros, entre o aspecto robusto e o aspecto “premium”. No entanto, ainda não se sabe quando estará disponível no mercado.

 

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