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Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes em 30/06/2018

Colunista comenta sobre tarifaço de Trump


postado em 03/07/2018 12:58 / atualizado em 05/07/2018 14:46

O tarifaço de Trump que pretende sobretaxar os carros e peças de importados em 25% pode diretamente afetar o consumidor no Brasil. Sem dúvida, a globalização da indústria prevê que o efeito cascata da cadeia de insumos rompa fronteiras. Ford e General Motors já anunciaram que não montam automóveis 100% nacionais e que componentes estrangeiros fazem parte da estratégia das operações. O resultado desse aperto do presidente dos EUA é o seguinte: automóveis mais caros e, em breve, uma briga de foice principalmente com o bloco europeu fornecedor de automóveis e motocicletas para os EUA. Lembro que o maior mercado de Porsche e Ferrari está lá. Sem contar no que mandam os ingleses da Land Rover e Jaguar. O brasileiro que viu de perto a sobretaxa de 35% sabe bem o quanto significa e que os importados, muitos deles, saíram de cena ou perderam a competitividade. Os mais exclusivos sobreviveram apertando a margem dos lucros das lojas e o comprador final, ainda assim, continua pagando uma conta cara. Bom lembrar que dentro dos EUA os europeus e japoneses contam com fábricas locais e que desse jeito, acredito, a perda será bilateral. Ninguém vai aceitar de bico calado um negócio desses. Isso sem contar a pressão que levou a fabricante de motocicletas Harley-Davidson que em retaliação por retirar parte da produção dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump anunciou o “impostão”. E agora?

Edição de aniversário
A Ducati lançou uma edição especial da Monster 1200 em comemoração aos 25 anos de produção da motocicleta. Entre as exclusividades está o grafismo especial que foi inspirado na bandeira italiana, além de elementos em fibra de carbono.

Mustang V8 no Automotor
Domingo, às 10h, tem volta do Muscle Car no Auto Motor da Band. Veja também o SUV da Lifan que chega ao mercado e está a espera da concessionária para reativar sua operação.

A volta da Honda
Montadora no segmento das duas rodas planeja uma nova mudança de posicionamento para o mercado de alta performance em 2019. Marcel Della Barba começa o projeto enxergando o potencial.

Yaris
A Toyota fez a apresentação nacional do seu novo carro, devendo ainda o sedã. Na noite de quinta-feira, Roger Armellini, gerente geral de mkt da montadora, mostrou detalhes do veículo.

Mercedes
Marcelo Miranda, gestor da operação Mercedes-Benz na New Sedan, recebe na próxima terça-feira a diretoria da MB para relacionamento com o mercado regional com seu público alvo.

R3 é a mais querida
De acordo com o ranking de emplacamento de motocicletas esportivas, divulgado pela Fenabrave, neste ano de 2018 quem lidera as vendas do segmento é a Yamaha R3.

Biz retrô
A Honda anunciou a renovação do Super Cub, o mais vendido na história da marca. Modelo ganha motor de 125 cc com consumo de até 66,7 km/l e novo design com linhas mais tradicionais.

Corolla hatch
A Toyota apresentou, no Japão, o novo Corolla Sport, carroceria hatch. A intenção da montadora é atingir o público mais jovem e para isso prometeu mais conectividade. O novo visual do modelo também é responsável por antecipar como deve ficar a futura geração do sedã

União de tecnologia
A Ford anunciou uma parceria com a Baidu para o desenvolvimento de carros inteligentes na China. O objetivo é criar novos sistemas de informação e entretenimento para os veículos.

Escassez de bateria
A alta produção dos veículos Model 3 da Tesla estão causando uma crise inesperada. A Panasonic, fornecedora exclusiva da marca, anunciou uma escassez ocasional de células de combustíve.l

Mais potência
A linha 2019 do Challenger traz a opção SRT Hellcat Redeye, classificado pela marca como o mais potente, rápido e veloz muscle car.

Linha Rover mais cara
A Land Rover aumentou os valores de quase toda a gama Range Rover. Acréscimos são de R$ 15 mil e chegam a R$ 25 mil. Por que isso tudo?

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