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Estado de Minas DUAS RODAS

Revisão da alta cilindrada é mais que importante

Saiba quais os principais itens que precisam de uma verificação mais cuidadosa na manutenção de motos de alto desempenho


postado em 07/07/2018 08:00 / atualizado em 06/07/2018 12:45

Pneus de motos de alta cilindrada sofrem mais desgastes e precisam de cuidados (foto: Paulo Paiva / DP )
Pneus de motos de alta cilindrada sofrem mais desgastes e precisam de cuidados (foto: Paulo Paiva / DP )
 
Motocicletas de alta e média performance são procuradas por motociclistas que desejam um veículo mais potente para a prática de esportes  ou para pegar a estrada em viagens. Com uma potência maior, sempre que possível, os donos dessas motocicletas estão acelerando. Com isso, é importante ficar atento a componentes essenciais como freios, corrente, pneus, filtro de ar e sistema eletrônico, pois uma pequena falha coloca em risco diretamente a vida do condutor.
 
Tendo em vista a segurança do piloto, é primordial seguir a recomendação de acordo com a quilometragem encontrada no manual, pois cada modelo pode recomendar uma quilometragem ou situação específica para revisão. Na oficina, o mecânico irá avaliar os principais componentes que se degradam  na moto de alta e média potência, como Honda CB 650F, Kawasaki Z650 e Suzuki Hayabusa 1300.
 
Realize manutenções periodicamente para garantir longa durabilidade(foto: Peu Ricardo / DP)
Realize manutenções periodicamente para garantir longa durabilidade (foto: Peu Ricardo / DP)
As motos com mais potência costumam ter especificações mais distintas, em relação as 125 cc e 150 cc, por isso cada marca possui uma tabela de cada modelo detalhando tempo de troca de diversos componentes, como por exemplo as velas, que variam de acordo com a quilometragem e modelo.

FREIOS
 
São itens imprescindíveis em qualquer motocicleta, tendo a de média e alto desempenho um fator decisivo, pois com o freio danificado, a moto terá um tempo e espaço de frenagem maior, podendo causar acidente. O veículo com freios a disco (mais comum em altas cilindradas) costuma se desgastar mais rápido do que o freio a tambor (mais comum entre motocicletas de baixa potência). Se, ao pilotar, o condutor escutar som de ferro com ferro ao freiar, é primordial que procure um mecânico para a checagem do componente. Já problemas com o sistema ABS e CBS podem ser detectados por vibrações no guidão na hora da frenagem.

CORRENTE
 
Mantenha a corrente sempre limpa e lubrificada, ela é responsável por transmitir a força do motor à roda traseira. Uma corrente folgada ou apertada demais pode se romper em movimento, causando um acidente.

PNEUS
 
Por serem motos mais pesadas e com mais potência, o desgaste do pneu é diferenciado e deve ser observada a aparição de bolhas ou seu desgaste excessivo, pois são sinais para a troca do pneu. Esse tempo varia de acordo como o piloto conduz a motocicleta.

 
FILTRO DE AR
 
Essa peça capta as impurezas para conseguir um melhor ar para câmara de combustão, realizando uma queima de qualidade. O filtro de ar garante a integridade das peças internas do motor.
 
Robson Bezerra é mecânico da Sombra 46 Motos e afirma em uma boa manutenção, mesmo que não tenha item para ser trocado, a moto passa por uma lubrificação e verificação padrão. “Cada modelo de moto tem um tempo de troca de peças específico, indicado pela marca. Então, a manutenção é personalizada para cada moto”, destaca Robson. Outro ponto importante, é não tentar improvisar peças, como por exemplo, substituir uma bateria de motocicleta por um nobreak, pois, de acordo com Robson, pode causar uma explosão da moto.

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