Publicidade

Estado de Minas INDISPENSÁVEIS

A importância dos retrovisores

Os três olhos do carro são essenciais para a boa visibilidade do motorista e para a prevenção de acidentes


postado em 20/08/2018 07:11 / atualizado em 20/08/2018 08:13

De acordo com a CESVI, a Range Rover levou nota máxima no quesito visibilidade. Foto: Land Rover / Divulgação
De acordo com a CESVI, a Range Rover levou nota máxima no quesito visibilidade. Foto: Land Rover / Divulgação
A visibilidade é um fator imprescindível quando o assunto é dirigir. Um item essencial para uma boa visualização da área externa do veículo, são os retrovisores.  Mas, antes do condutor dar partida no carro,  é necessário adaptar o veículo de  acordo com suas necessidades, ou seja, o assento deve ser ajustado conforme a altura do condutor e, só depois destes ajustes, os retrovisores também devem ser reposicionados, para garantir uma melhor visão das laterais e traseira do veículo. Esse ato de ajustar o carro para o motorista é fundamental para um tráfego seguro. Mas, você sabe a melhor maneira de regular os três retrovisores do veículo?

O retrovisor interno deve possibilitar que o motorista enxergue o máximo de espaço do vidro traseiro, para dar segurança em uma ultrapassagem de faixa ou manobra de ré. Para regulagem do espelho externo, o recomendado é que seja ajustado para a visualização de 90% da via e 10 % do carro, podendo sempre ser reajustado no momento de uma baliza. Para que os ajustes dos espelhos externos sejam feitos, alguns carros são equipados com botões internos que dão autonomia para o motorista regular corretamente sozinho. Apesar disso, carros mais antigos precisam, literalmente, de uma mãozinha para a realização da regulagem. 

Qualidade do espelho garante perfeita funcionalidade. Foto: Jailson da Paz/ DP
Qualidade do espelho garante perfeita funcionalidade. Foto: Jailson da Paz/ DP
Todavia, mesmo após o ajuste, há carros que possuem o famoso “ponto cego” no qual, mesmo com tudo regulado, o motorista não consegue visualizar todas as  áreas do carro ou da via. Foi pensando nisso que a Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) produziu um ranking dos carros com melhor visibilidade, baseado na análise dos retrovisores (externos e interno), que vão auxiliar na visão lateral e traseira, além da influência da coluna do carro na visibilidade dianteira e lateral.

A técnica utilizada pelo Cesvi para calcular o Índice de Visibilidade é baseada em posicionar estrategicamente alguns obstáculos que simulam postes, crianças e motocicletas, para realizar as medições. Quanto mais visíveis os obstáculos, através dos três espelhos, melhor a nota alcançada. A avaliação do veículo pode ser melhorada com o uso de duas tecnologias: a câmera de ré e os sensores de estacionamento, que devem vir de série.

A Cesvi recomenda ainda, que os proprietários de veículos nunca comprem retrovisores pirata, tendo em vista que o espelho possui uma curvatura específica para cada lado do carro, sendo convexo o espelho do passageiro, para que o reflexo seja eficiente e preciso para o condutor.

MODELO                        NOTA
Audi S7Quattro                 5
Land Rover Range Rover    5    
Citroën  C4 lounge           4,5
Jaguar R-S                      4,5
Volkswagen Golf              4,5
Audi A3                            4    
Citroën C4 Hatch               4
Citroën C4 Picasso             4
Ford Focus                        4
Honda Civic                       4
Honda Fit                          4
Peugeot 208                      4
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade