Publicidade

Estado de Minas TEST DRIVE

Test drive: Tiguan R-Line é um lobo em pele de cordeiro

Estilo quadradão de SUV familiar de sete lugares esconde sob o capô um "monstro" de 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, que gosta de correr


postado em 01/09/2018 11:00 / atualizado em 03/09/2018 18:53

Para quem olha de longe, mais um SUV familiar com sete lugares, visual tradicional e interior confortável e seguro. Poderíamos definir assim o Tiguan Allspace. Poderíamos se não estivéssemos falando da versão R-Line. Topo de linha da gama do Tiguan, a R-Line estrega atributos de carro esportivo ao SUV. Com o mesmo motor do Golf GTI, o 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, o utilitário de sete lugares acelera com vigor, mesmo se não estiver com o motor “sport” ativado. A transmissão DSG de dupla embreagem e sete velocidades trabalha de forma discreta e eficiente. O Tiguan vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 223 km/h. É de impressionar em um SUV de 1.785 kg.

Mas voltando a falar do visual, a R-line apresenta itens de exclusividade ao Tiguan Allspace que permite a pessoa identificar a versão topo de linha logo de cara. O para-choque dianteiro é exclusivo, com um grande elemento central em preto brilhante, e entradas de ar ainda maiores. Um friso cromado na parte inferior conecta os faróis de neblina. E mais: faróis em LED com DLA (assistente dinâmico de farol) criam uma assinatura noturna exclusiva para a versão topo de linha.

Toda a parte inferior do veículo é emoldurada por um friso cromado, que segue pela lateral e invade a traseira. Nas laterais, os destaques ficam por conta das molduras pretas das caixas de roda, das barras de teto na cor prata e das rodas de liga leve estilo “Sebring” 19” (pneus 255/45 R19).

A cabine do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI tem ambientação toda em preto. Colunas, teto, tapecaria e bancos: toda a ornamentação é escura, com foco na esportividade. O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, couro perfurado e logo R-Line). Bancos com revestimento de couro Vienna preto com o logotipo alusivo à versão complementam o conjunto.

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI quer ser referência em seu segmento em inovação. E tem atributos para isso. O modelo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

São muitos pontos positivos, como esportividade, tecnologia de ponta e visual com itens exclusivos. Mas tudo isso tem um preço. Primeiro na hora de abastecer. Para carregar os quase 1.800 kg do Tigual Allspace com agilidade de um esportivo, o motor 2.0 exige frequentes idas ao posto de gasolina. Testamos a versão R-Line na cidade e na estrada. Dentro do sufoco das ruas usamos o carro no modo ECO, que é um dos modos de condução que você pode escolher na tela de multimídia. Nele, o Tiguan ficou com a marca de 8,9 km/l. Já na estrada, onde você pode acelerar um pouco mais, sempre respeitando os limites de velocidades, usamos mais o modo Normal e Sport. Com isso, o consumo foi para 8,1 km/l, bebendo mais do que na cidade.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade