Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Lançado primeiro SUV elétrico da Mercedes-Benz

De acordo com a marca, o automóvel conta com baterias de íon lítio e sua autonomia é de mais de 450 km.


postado em 05/09/2018 07:48 / atualizado em 05/09/2018 11:44

Desenho do EQC difere dos outros SUVs da alemã, com sua carroceria peculiar. Foto: Mercedes-Benz/Divulgação(foto: Mercedes-Benz/Divulgação)
Desenho do EQC difere dos outros SUVs da alemã, com sua carroceria peculiar. Foto: Mercedes-Benz/Divulgação (foto: Mercedes-Benz/Divulgação)
 
A marca alemã, Mercedes-Bez, lançou o seu primeiro veículo utilitário esportivo elétrico: o EQC. O automóvel foi apresentado nesta terça-feira (4) em Estocolmo, na Suécia.

O modelo desse SUV é o primogênito da nova família de carros elétricos da Mercedes-Benz. O EQC possui 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. Sua ficha técnica conta com baterias de íon de lítio que garantem autonomia de mais de 450 km, dois motores elétricos capazes de entregar 414 cv e 78 kgmf. Isso permite o carro sair de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 km/h.

A tração do elétrico é integral, já que cada motor fica em um eixo. O frontal deve priorizar a eficiência, usando em cargas baixas e médias. O traseiro é responsável por “complementar” o desempenho. Ao todo, são cinco modos de condução - dois deles voltados à economia de energia, ao mesmo tempo que um é mais esportivo. O automóvel conta também com uma tecnologia que dá indicações ao motorista para que ele economize, por exemplo, em situações onde o carro esteja próximo ao limite de velocidade da via. Através de desacelerações e frenagens, o motorista pode ainda definir qual o nível de recuperação de energia.

Em comparação a outros SUVs, o EQC chega a ser pouquíssima coisa maior do que o Jaguar I-Pace (4,68 metros de comprimento; 2,1m de largura e 1,56m de altura), e dos próprios convencionais da Mercedes. Perde, contudo, para o Tesla Model X que tem 5 metros de comprimento; 1,9m de largura e 1,68m de altura.

Ainda não se sabe da possível venda do primeiro SUV elétrico da Mercedes por aqui. A montadora informou que o EQC dividirá a linha de montagem com Classe C, GLC e GLC Coupé e começará a ser produzido na Alemanha, mas também será fabricado na China.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade