Publicidade

Estado de Minas MOTOCICLETA

Evento em Milão reúne futuro das motos para o Brasil

O conhecido Salão de motos em terras italianas reuniu promessas da Harley-Davidson, Honda e Yamaha que podem chegar em nosso país


postado em 03/12/2018 11:50

A primeira moto elétrica da marca tem quadro de alumínio, tornando-a super leve (foto: Divulgação)
A primeira moto elétrica da marca tem quadro de alumínio, tornando-a super leve (foto: Divulgação)
 
Neste mês de novembro ocorreu a 76ª edição do EICMA, mais conhecido como Salão de Milão, lugar destinado aos mais variados modelos e versões de motocicleta com 1.200 marcas e cerca de 42 países. Neste ano, o Salão esteve recheado de novidades, inovações e, não poderia faltar, muita velocidade para o mundo das duas rodas.
 
Uma ideia que pegou de vez tanto para os automóveis, quanto para as motocicletas são os modelos elétricos. Com ascensão dos veículos movidos a energia renovável constatados no Salão do Automóvel de São Paulo, no Salão de Milão não poderia ser diferente. A Harley-Davidson chegou com moral a cidade italiana para expor a Livewire, a primeira motocicleta elétrica da marca. O modelo possui motor de magneto permanente, que possibilita um o aproveitamento de todo o torque ao girar o acelerador. Seu quadro é de alumínio, o que a torna super leve, além de contar com suspensões Showa SFF-BP, sendo ajustável na dianteira e na traseira um monoamortecedor BFRC.
 
Contudo, alguns modelos apresentados em Milão são cogitados pelas marcas para chegar no Brasil. Para os amantes da Honda, a expectativa é que a CB500X chegue ao Brasil até o segundo semestre de 2019, enquanto a expectativa do público que curte a Yamaha é a Ténéré 700, que pode chegar ao país em 2020.  
 
Modelo possui embreagem assistida e deslizante, que impede o travamento da roda (foto: Divulgação)
Modelo possui embreagem assistida e deslizante, que impede o travamento da roda (foto: Divulgação)
 
 
A Honda CB 500X é uma motocicleta crossover, trazendo o conceito trail e street esportiva para as duas rodas. A moto é equipada com roda dianteira de 19 polegadas e a traseira de 17 polegadas, além de curso maior nas suspensões dianteira e traseira, que fazem da CB 500X um verdadeiro touro da cidade, possibilitando passar por vias danificadas por buracos ou obstáculos, assim como lombadas ou valas com facilidade e conforto. 
 
O modelo conta ainda com embreagem assistida e deslizante - tecnologia que impede o travamento da roda traseira em troca brusca de marcha - e novo escapamento com saída dupla. O motor, que é de 471 cilindradas, recebeu uma atenção a mais para dar um torque maior, proporcionando entre 3.000 e 7.000 rpm. Seu painel é LCD colorido com conta-giros e indicador de marcha. A previsão para a chegada da Honda CB 500X repaginada é para segundo semestre de 2019 ou começo de 2020, com possibilidade de ser lançada ao público brasileiro no Salão Duas Rodas, que ocorre em novembro de 2019. 
 
Seu tanque suporta 16 litros de combustível(foto: Divulgação)
Seu tanque suporta 16 litros de combustível (foto: Divulgação)
 
 
Já a promessa da Yamaha para o Brasil apresentada na cidade italiana é a Ténéré 700. A Yamaha aproveitou o sucesso da MT-07 e investiu a mesma motorização da Naked, ou seja, motor bicilíndrico de 689 cilindradas e 75 cavalos de potência. A montadora japonesa equipou o modelo com roda traseira de aro 21 e sua dianteira com aro 18, colocadas em quadro do tipo berço duplo tubular em aço, trazendo leveza e rapidez, perfeita para quem curte aventura e passeios off-road. Assim como modelo apresentado pela Honda, o painel da nova Ténéré é totalmente digital, mas na vertical estilo utilizado no rali. Como uma boa moto planejada para aventuras,  o modelo conta com um tanque no qual suporta 16 litros de combustível e a Yamaha promete autonomia de 350 km, isso quer dizer que a Ténéré 700 fará quase 22 quilômetros com um litro de combustível.
 
Até o momento há apenas especulações para a comercialização dos modelos no Brasil. Mas os apaixonados por motocicletas poderão conhecer a CB 500X, Ténéré 700 e a LiveWire, assim como outros modelos e conceitos no Salão Duas Rodas que ocorre em São Paulo no mês de novembro de 2019.
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade