Publicidade

Estado de Minas

Coluna do Boris - 25/12/13


postado em 26/12/2013 12:52

MOTORES
GM na mira da Justiça

(foto: General Motors/Divulgação)
(foto: General Motors/Divulgação)

O cerco está se fechando contra a General Motors, que resiste em fazer um recall para resolver o problema que atinge cerca de 49 mil motores 1.0, 1.4 e 1.8 dos modelos Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Celta, Classic, Agile e Montana, ano/modelo 2013. O caso será analisado por um órgão do Ministério da Justiça, que pode solicitar um novo laudo técnico para confirmar se existe risco à segurança, o que resultaria no chamado coletivo para reparar o defeito. Conforme denúncia feita pelo caderno VRUM, proprietários de modelos da marca foram surpreendidos com a perda de potência repentina de seus carros, em alguns casos no momento de uma ultrapassagem, gerando situação de risco. Foram registradas ocorrências de quebra de válvulas do motor, com a consequente troca do cabeçote. A princípio, a GM informou que eram casos isolados e, por não comprometer a segurança, não havia a necessidade de se convocar o recall. Porém, posteriormente, a montadora informou que o problema era relacionado à “falta de tratamento térmico nas travas dás válvulas, podendo interferir na durabilidade dos componentes”. A rede de concessionárias da marca já vinha fazendo a troca das peças defeituosas sem custos para os clientes, mas sem assumir a existência do problema. Agora, o Ministério da Justiça vai avaliar o caso e definir se a GM será obrigada ou não a fazer o recall. Vamos aguardar.

GOLF KARMANN
(foto: volkswagen/divulgação)
(foto: volkswagen/divulgação)

Para homenagear o lendário criador, transformador e fabricante de automóveis Wilhelm Karmann, que faleceu em 1998 e cuja famosa empresa foi fechada em 2009, a Volkswagen criou para o mercado eruropeu uma edição especial do Golf conversível. Batizada com o nome do alemão, a série tem diversas opções de motor (com potências que variam de 106cv a 162cv), volante e bancos forrados em couro de dois tons, detalhes cromados no acabamento interno, sistema de som premium, defletor de vento, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e (claro!) a famosa capota de lona.

ENQUANTO OS FÃS CHORAM…
(foto: Reprodução da Internet/yahooautos.com)
(foto: Reprodução da Internet/yahooautos.com)

Um alemão, proprietário do Nissan Skyline GT-R usado pelo ator Paul Walker na quarta edição do filme Velozes & Furiosos, está vendendo o bólido por nada menos que um milhão de euros, o equivalente a R$ 3,25 milhões. Paul Walker morreu em um acidente a bordo de um Porsche Carrera GT, em 30 de novembro.

(foto: Kia/Divulgação)
(foto: Kia/Divulgação)
COREANO 2+2


Uma das atrações da Kia para o Salão de Detroit, em janeiro, será um crossover-cupê na configuração 2+2. A marca coreana divulgou apenas um teaser (imagem provocativa) do modelo, na qual aparecem apenas as linhas curvas do carro. Ele foi projetado no estúdio da empresa, em Irvine, na Califórnia, nos Estados Unidos, e deve entrar em produção em 2014.








PRETO PARA COMEMORAR

(foto: Volvo/Divulgação)
(foto: Volvo/Divulgação)

Para celebrar a conquista do Campeonato Escandinavo de Carros de Turismo, a Polestar, que agora é a divisão esportiva da Volvo, criou na Europa a série Black R (inclui rodas especiais, suspensão esportiva e sistema de entretenimento) para os modelos S60, V60 e XC60. Eles têm duas opções de motores preparados pela Polestar, sendo um turbo a gasolina de seis cilindros (T6), que gera 329cv de potência e 49kgfm de torque, e outro turbodiesel de cinco cilindros (D5), que desenvolve 230cv e 48kgfm. Equipado com o motor T6, o S60 Black R faz de 0 a 100km/h em 7,3 segundos e chega a 230km/h de velocidade máxima.

SEDÃ APIMENTADO
(foto: Reprodução da internet/World Car Fans)
(foto: Reprodução da internet/World Car Fans)

Conhecido pela esportividade, o cupê Toyota GT 86 vai ganhar uma variante sedã em 2016. De acordo com algumas publicações especializadas europeias, o modelo está sendo desenvolvido com base no conceito Subaru Cross Sport (exibido no Salão de Tóquio deste ano), sobre a plataforma com o código 734A, e tem as seguintes medidas: 4,75m de comprimento, 1,78m de largura, 1,40m de altura, e entre-eixos de 2,75m. Ainda segundo especulações, o motor seria o mesmo 2.0 turbo boxer (de 200cv) que equipa o cupê.

CHINÊS FOLGADO
(foto: Mercedes-Benz/Divulgação)
(foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Com o crescimento acelerado, o mercado chinês vem criando suas peculiaridades, levando os fabricantes a criarem modelos específicos para ele. É o caso de uma versão alongada da recém-apresentada Mercedes-Benz Classe C, que será produzida especialmente para a China, onde vai competir com as opções espichadas do Audi A4 e BMW Série 3. O lançamento deve ocorrer no segundo semestre no ano que vem.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade