Publicidade

Estado de Minas SUCESSORA VERDE

Kawasaki Ninja 400 chega para substituir a 300 com desempenho melhor e mais leve

Com motor de dois cilindros paralelos, visual esportivo inspirado em modelos maiores, e freios ABS, modelo da marca japonesa ganhou potência e perdeu peso, favorecendo o desempenho


postado em 28/10/2017 17:16

A suspensão dianteira é convencional, não invertida(foto: Kawasaki/Divulgação)
A suspensão dianteira é convencional, não invertida (foto: Kawasaki/Divulgação)
 

A japonesa Kawasaki aproveitou o quintal de casa, durante o 45º Tokyo Motor Show, que vai até 5 de novembro, para apresentar a nova Ninja 400. Trata-se da sucessora da “Ninjinha” 300, que é comercializada oficialmente no Brasil e será substituída gradativamente. O modelo, entretanto, é um projeto completamente novo, com alterações no quadro, painel, freios, além de motor vitaminado, mantendo em comum o icônico nome Ninja, que é associado à esportividade e à decoração em verde marcante, cor característica da Kawasaki.

O motor de dois cilindros paralelos fornece 45cv de potência(foto: Kawasaki/Divulgação)
O motor de dois cilindros paralelos fornece 45cv de potência (foto: Kawasaki/Divulgação)

A nova Ninja 400, quando desembarcar no Brasil (ainda sem data e preço definidos), vai ocupar um segmento carente de esportivas nesta faixa de cilindrada, composta por modelos de menor ou maior porte. Porém, o visual, inspirado na poderosa superesportiva H2, equipada com motor dotado de compressor e 210cv, indica pretensões mais ousadas. Para tanto, o motor de dois cilindros em linha com 399cm³ de cilindrada passou por uma série de ajustes para atender às rigorosas e restritivas normas de emissões, além de ganhar potência e torque.

 

 

MOTOR Com dois cilindros paralelos, ganhou também novo radiador e desenvolve 45cv a 10.000rpm e torque de 3,9kgfm a 8.000rpm. Um aumento de 6cv e 1,1kgfm de torque em relação à sucessora. Por outro lado, perdeu 4kg no peso e um comportamento mais arisco, com redução da distância entre-eixos em 35mm. O pacote inclui ainda novo escape, câmbio de seis marchas e nova embreagem, que passa a ser assistida, para reduzir o esforço na operação, e deslizante, para não travar nas reduções de marchas mais radicais.

O visual, marcado pela frente bicuda e duplo farol, é inspirado na Ninja H2(foto: Kawasaki/Divulgação)
O visual, marcado pela frente bicuda e duplo farol, é inspirado na Ninja H2 (foto: Kawasaki/Divulgação)

O novo propulsor também dará origem a uma nova família de modelos com 400cm³, a exemplo da antecessora, com 300cm³. A Ninja 400, contudo, pega emprestado componentes de outras famílias. O painel, agora bem mais completo, é o mesmo da Ninja 650 e tem o conta-giros analógico em destaque, além de tela digital, com o computador de bordo, que informa consumo médio e instantâneo, marcha engatada, relógio de horas, temperatura do líquido de arrefecimento, nível do combustível e velocímetro.
O painel ficou mais completo e tem o conta-giros analógico em destaque(foto: Kawasaki/Divulgação)
O painel ficou mais completo e tem o conta-giros analógico em destaque (foto: Kawasaki/Divulgação)

VISUAL A dianteira é nitidamente inspirada no desenho da Ninja H2, com duplo farol, que ganhou LEDs assim como a lanterna traseira, enquanto o corpo e a rabeta guardam semelhanças com a superesportiva Ninja ZX-10R. O tanque de combustível teve a capacidade reduzida de 17 para 14 litros, para abrir espaço e abrigar a nova caixa do filtro de ar maior, contribuindo para melhorar a performance do motor e reduzir peso. O visual é completado com uma decoração que lembra as motos de competição, quando na tradicional cor verde.

Os freios contam com sistema ABS(foto: Kawasaki/Divulgação)
Os freios contam com sistema ABS (foto: Kawasaki/Divulgação)

As rodas de liga leve aro de 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos, ganharam novos desenhos, assim como o quadro de tubos de aço, com o motor integrado. Os freios são bem dimensionados, com disco de 310mm na dianteira, equipado com pinças Nissin, e 220mm na traseira, com sistema ABS de série. A suspensão dianteira é convencional, Kayaba, com tubos de 41mm (contra 37mm da Ninja 300), e 120mm de curso, e a traseira é do tipo mono, com possibilidade de regulagem na pré-carga, com 130mm de curso.
O modelo ganhou novo escapamento e câmbio de seis marchas(foto: Kawasaki/Divulgação)
O modelo ganhou novo escapamento e câmbio de seis marchas (foto: Kawasaki/Divulgação)


RAIADAS

HARLEY A revenda-conceito de seminovas Harley-Davidson, Milwaukee BH Motorcycle, será inaugurada em 10 de novembro. O espaço, com o comando de Hermann Gribel, contará com amplo estacionamento para cerca de 300 motos, oficina especializada, bar temático, barbearia, estoque de peças, equipamentos e acessórios, além do tradicional café da manhã aos sábados. O endereço é Avenida Barão Homem de Melo, 3.380, Belo Horizonte.

GASOLINA A Ypiranga está disponibilizando a gasolina Octapro, com 96 octanas, além de aditivos. A maior octanagem reduz o risco da pré-detonação, a chamada “batida de pino”, mais comum em motores de alto desempenho e maior taxa de compressão, como nas motocicletas esportivas e fora de estrada, por exemplo. Considerado premium, o novo combustível também tem preço mais salgado.

SALÃO A 14º edição do Salão das Duas Rodas será entre 14 e 19 de novembro, no São Paulo Expo, que fica na Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, Água Funda, São Paulo. Moderno centro de exposições equipado com ar-condicionado. A maior feira da América Latina reúne fabricantes de motos, peças e acessórios. Informações: www.salaoduasrodas.com.br.

GP GERAIS A quarta e última etapa do GP Gerais será disputada entre 4 e 5 de novembro, no Circuito dos Cristais, em Curvelo. Pilotos de motovelocidade de todo o Brasil participam e o público conta com estacionamento, food trucks, espaço kids e área vip. Também haverá cursos e track day. Informações: www.gpgerais.com.br.

KAWASAKI A concessionária Kawasaki de Belo Horizonte, O2BH, apresenta o novo modelo Versys 300, equipado com motor de dois cilindros e vocação para andar tanto no asfalto quanto na terra. Haverá o tradicional café da manhã, churrasquinho e som. A revenda fica na Avenida Barão Homem de Melo, 4.280, telefone (31) 2512-2200.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade