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Estado de Minas METAMORFOSE EXPLÍCITA

Yamaha lança a Fazer 250 com freios ABS e posição de pilotagem um pouco mais esportiva

Modelo 2018 ganhou freios anti-bloqueio de série e passou por mudança radical no visual, que ficou mais encorpado, além de trazer vários aperfeiçoamentos técnicos e motor ágil


postado em 27/11/2017 16:24

A posição de pilotagem é bem encaixada e discretamente esportiva(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
A posição de pilotagem é bem encaixada e discretamente esportiva (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
 

De Campos do Jordão (SP) - Depois de quase três anos de desenvolvimento em cooperação com a Índia, Japão e Brasil, a Fazer 250 chega à sua quarta geração, completamente reformulada. Quadro, suspensões, banco, escape, rodas, pneus, painel e ergonomia foram alterados, junto com os freios equipados com sistema ABS de série, embalados por novo visual mais agressivo, que inclui LEDs na iluminação. O motor de um cilindro também foi revisto, ganhando mais vigor e agilidade, mantendo, porém, a mesma base mecânica, com arrefecimento a ar e óleo e câmbio de cinco velocidades.

Modelo tem guidão mais largo e pedaleiras recuadas(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
Modelo tem guidão mais largo e pedaleiras recuadas (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

Para o robusto motor ficar mais esperto, o volume da caixa do filtro de ar foi ampliado, junto com refinamento no sistema de injeção, permitindo uma “respiração” mais eficiente, acrescentando 0,6cv de potência, passando para 21,5cv a 8.000rpm (com etanol) e torque de 2,1kgfm a 6.500rpm, além da adoção de uma relação mais curta, com uma coroa ligeiramente maior e um “dente” a mais. Medidas que somadas deixaram as retomadas nitidamente mais rápidas. Entretanto, exigiram mais espaço, sacrificando a capacidade do tanque em 4,5 litros, que passou para 14 litros.

 

 

ANDANDO A posição de pilotagem ganhou um guidão mais largo, pedaleiras mais recuadas e um banco em dois níveis inspirado no modelo maior XJ6, recursos que deixam o piloto bem encaixado em posição levemente esportiva, porém, sem comprometer a postura para quem encara longas jornadas. O novo quadro, que inclui o motor na estrutura, também alterou o ângulo da suspensão dianteira, que ficou mais fechado, deixando o guidão mais leve e o comportamento mais arisco, facilitando as mudanças rápidas de direção e também a diversão nas curvas.

Suspensões mais rígidas e novo quadro garantem diversão nas curvas(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
Suspensões mais rígidas e novo quadro garantem diversão nas curvas (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

A pegada mais viva exigiu mudanças também nos “sapatos”. O pneu traseiro ficou mais largo, passando de 130/70 para 140/70. Os aros de liga leve com novo desenho ficaram mais largos, em um conjunto que contribui para um porte mais encorpado. Como efeito cascata, as suspensões foram revistas. Na dianteira, os tubos aumentaram o diâmetro de 38mm para 41mm e o curso de 120mm para 130mm. Na traseira, o sistema mono, com 120mm de curso, não tem mais links e sete ajustes na pré-carga. Ficaram mais rígidas para encarar o “rali” diário de nossas ruas.

O pneu traseiro ficou mais largo, passando de 130/70 para 140/70(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
O pneu traseiro ficou mais largo, passando de 130/70 para 140/70 (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

VISUAL Os discos de freio nas duas rodas mantiveram as medidas do modelo anterior. 282mm na dianteira e 220mm na traseira, mas ganharam o sistema ABS de série, conferindo também mais precisão nas frenagens. O visual ficou mais volumoso, com pitadas das preferências estilísticas asiáticas, fruto do desenvolvimento compartilhado. Especialmente no bloco do farol afilado, com lâmpadas de LED de maior alcance. O LED também está presente na lanterna traseira. Por outro lado, o escape mais “curto e grosso” proporciona maior vazão de fluxos e um ronco mais grave.

O farol agora conta com LEDs(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
O farol agora conta com LEDs (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

O painel totalmente digital também conta com iluminação em LED e tem alerta do sistema flex (BlueFlex), relógio de horas, conta-giros e computador de bordo, com o consumo instantâneo e médio, além de hodômetro da reserva, com 3,2 litros. São quatro cores disponíveis: azul, vermelho, branco e preto. A Yamaha também oferece extensa lista de acessórios e equipamentos, como piscas em LED, cavalete central e suporte para instalação de bauleto. Também oferece a inédita garantia de quatro anos. O preço sugerido é de R$ 14.990, sem frete.
O motor de um cilindro ganhou 0,6cv e nova relação para ficar mais esperto(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
O motor de um cilindro ganhou 0,6cv e nova relação para ficar mais esperto (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

Os aros de liga leve com novo desenho ficaram mais largos(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
Os aros de liga leve com novo desenho ficaram mais largos (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

* Viajou a convite da Yamaha

RAIADAS

CROSS COUNTRY A final do Campeonato Mineiro de Cross Country será disputada em 9 de dezembro em um traçado dentro do complexo do Circuito dos Cristais, em Curvelo. Serão duas etapas, com apuração via transponder. Após a premiação haverá churrasco de confraternização. Inscrições: www.fmemg.esp.br.

INDEPENDÊNCIA As inscrições para a 36ª edição do Enduro da Independência estão abertas e podem ser pagas parceladas no cartão. A prova, entre 5 e 8 de setembro de 2018, será na região da Serra da Mantiqueira, entre as cidades de Itajubá e Lavras. Informações; www.tcmg.com.br.

LIVRO A instrutora e piloto Suzane Carvalho, com larga experiência nas pistas e nas estradas, lançou o livro Moto – Pilotagem avançada e dicas para viagem, que chega às livrarias em dezembro. A publicação inclui ainda dicas para quem pratica track day ou anda no fora de estrada. Informações: (11) 97450-2589.

TELEFONE O modelo Yamaha YZ 450F para motocross, além de quadro de alumínio e partida elétrica, é a primeira motocicleta que conta com um aplicativo que pode ser baixado no celular e via wifi ajustar o motor, permitindo alterar a entrega de potência e torque. Tudo sem uma gota de graxa.

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