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Estado de Minas GUERREIRA URBANA PELADA

Chega ao mercado brasileiro a Yamaha MT 09 Tracer 900, modelo que mistura tendências

Com motor de três cilindros em linha, regulagens do guidão, no banco e no para-brisa, Yamaha MT 09 Tracer 900 encara as estradas e também o trânsito das cidades com muita desenvoltura


postado em 24/06/2018 20:07 / atualizado em 04/07/2018 14:10

Os LEDs estão presentes nas setas, farolete e na iluminação de posição(foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)
Os LEDs estão presentes nas setas, farolete e na iluminação de posição (foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)
 

Logo depois de ser apresentado mundialmente em 2013, o modelo MT-09 desembarcou oficialmente no Brasil com um visual que mistura as tendências streetfighter (guerreira urbana) e naked (pelada). Em 2016, a MT-09 ganhou mais uma versão, incorporando outro estilo, com o lançamento da Tracer 900 ABS. O modelo tem perfil mais touring estradeiro e chega a partir deste mês, inicialmente nos mercados europeu e americano, atualizado, já como linha 2019. O visual e a mecânica foram mantidos, porém, com várias modernizações, incluindo LEDs na iluminação.

O sistema de aceleração controla o comportamento do motor em três níveis(foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)
O sistema de aceleração controla o comportamento do motor em três níveis (foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)

Também comercializada oficialmente no Brasil, a Tracer 900 ABS conta com motor de três cilindros em linha com 847cm³ de cilindrada da família MT (máster of torque, ou mestre da força). Um ousado atrevimento possível com adoção da tecnologia “crossplane”, que adota uma movimentação interna dos pistãos (defasagem de 270 graus no virabrequim) de forma a ficar sempre alerta e pronto para desferir um soco na boca do estômago do piloto nas acelerações. São 115cv a 10.000rpm e torque de 8,92kgfm a 8.500rpm.

 

 

REGULAGENS O motor permite rodar esportivamente ou encarar pacatamente o trânsito lento das grandes cidades. Entretanto, a roupagem touring da Tracer 900 confere maior apetite quando o assunto são as longas distâncias nas estradas. Para maior conforto aerodinâmico, um novo para-brisa foi desenvolvido, com possibilidade de regulagem manual em três posições, com uma só mão e em movimento. O guidão também permite duas regulagens, assim como o banco, entre 845mm e 860mm. Para o passageiro, o apoio dos pés foi modificado e as alças laterais ganharam pega mais ergonômica.

Na traseira, suspensão com sistema mono, quase horizontal, com 130mm de curso(foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)
Na traseira, suspensão com sistema mono, quase horizontal, com 130mm de curso (foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)

O tanque de combustível comporta 18,2 litros e, como acessório, malas laterais (o encaixe foi melhorado) para levar a tralha. O painel tem duas telas digitais em LCD (a versão Tracer GT, não importada, já tem painel em TFT) e informa, além dos dados convencionais, a marcha engatada e monitora o consumo (computador de bordo), incluindo a função ECO, que aponta a condução mais econômica, e uma tomada 12 volts para conectar aparelhos eletrônicos, como celular e o GPS. A posição de pilotagem mais vertical também garante mais conforto em longas jornadas.
O para-brisa pode ser regulado em três posições com uma só mão(foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)
O para-brisa pode ser regulado em três posições com uma só mão (foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)

ACELERADOR O desempenho para viagens foi melhorado com a adoção de uma balança traseira assimétrica em alumínio mais longa, aumentando também a distância entre-eixos (1.501mm) para conferir mais conforto nas retas, sem comprometer a agilidade nas curvas. O quadro de alumínio confere rigidez e menor peso. A MT-09 Tracer 900ABS tem peso total, já abastecida, de 214kg, incluindo o descanso central de aço de série. Outra comodidade para o dia a dia é a embreagem assistida, que também é deslizante se a pilotagem fica mais radical.

O motor de três cilindros em linha fornece torque desde os giros mais baixos(foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)
O motor de três cilindros em linha fornece torque desde os giros mais baixos (foto: Alessio Barbanti/Yamaha/Divulgação)

Na hora de “enrolar o cabo”, o acelerador conta com três velocidades de abertura das borboletas. O modo A é mais rápido, possibilitando uma tocada mais agressiva. O modo B é mais progressivo (para pisos escorregadios) e o standard, intermediário. Funciona também integrado a um controle de tração. Na hora de brecar, a MT-09 Tracer 900 tem o sistema ABS, com dois discos na dianteira com 298mm de diâmetro e um na traseira, de 245mm. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm e 137mm de curso. Na traseira, sistema mono, quase horizontal, com 130mm de curso.

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