Publicidade

Estado de Minas

Harley-Davidson Softail FXDR 114 tem visual inspirado nas motocicletas de arrancada

Modelo tem maior ângulo de inclinação nas curvas e balança da suspensão traseira em alumínio. Desempenho é apimentado


postado em 28/08/2018 12:05

(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
(foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A promessa da Harley-Davidson de lançar cerca de 100 modelos até 2027, modernizando sua linha com motocicletas mais ousadas, além dos padrões clássicos da marca, vai se materializando com a apresentação da Softail FXDR 114, já na versão 2019. O modelo tem desempenho apimentado e estilo inspirado nas motos de arrancada, as Drag Bikes, muito populares na terra do Tio Sam. Seu perfil é semelhante ao da “intrusa” V-Rod, equipada com um audacioso motor refrigerado a água, porém, conserva o tradicional vê-dois arrefecido a óleo (com radiador) e ar.


Batizado de Milwaukee-Eight 114, o motor faz homenagem à cidade do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, onde a marca foi fundada há 115 anos, além das indicações de Eight, para as oito válvulas, e 114 para o volume em polegadas cúbicas, que corresponde a 1.868cm³ de cilindrada. Um motorzão com a tradicional arquitetura de dois cilindros em vê, inclinados em 45 graus, mas de uma nova geração (com versões também arrefecidas a líquido), com tomada de ar para o filtro aparente, que fornece o vigoroso torque de 16,3kgfm a 3.500rpm.

INCLINAÇÃO
Para aumentar a velocidade e a diversão também nas curvas, a FXDR 114 é capaz de inclinar mais. Para tanto, o escape foi especialmente dimensionado, com saída única e mais alta para não raspar, permitindo 32,6 graus de inclinação à esquerda e 32,8 graus à direita. O pacote mais esportivo também inclui uma suspensão dianteira invertida e bem inclinada, com tubos de 43mm de diâmetro, e uma suspensão traseira do tipo mono, ancorada em moderna balança de alumínio, que contribui no esforço concentrado de redução de peso.

Os freios, com duplo disco na dianteira, contam om sistema ABS(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Os freios, com duplo disco na dianteira, contam om sistema ABS (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A nova balança em alumínio pesa 6,3kg, contra 10,9kg da convencional em aço (economizando 4,6kg) adotada no restante da linha Softail, que ganhou este nome por simular uma traseira dura (rabo duro, sem suspensão traseira, como nos antigos modelos), porém com suspensão camuflada, tornando-se rabo macio, ou softail. Também contribui um enorme pneu traseiro, com medida de 240/40, calçado em roda de liga leve com aro de 18 polegadas. Na dianteira, roda em liga leve com pneu 120/70 em aro de 19 polegadas de diâmetro.

A suspensão dianteira é invertida, com garfo bem inclinado(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A suspensão dianteira é invertida, com garfo bem inclinado (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

MODERNIDADES O visual agressivo da Softail FXDR 114 incorpora algumas modernidades, ou tendências, quase obrigatórias em modelos de última geração. Na dianteira, o farol até tem uma cobertura convencional, como micro carenagem, mas abriga uma bateria de LEDs que também estão presentes nas setas e no farolete. O modelo também conta com uma tomada do tipo USB para conectar e recarregar aparelhos eletrônicos, além do celular. Na mesma linha, a chave de ignição tem sensor de presença e pode ficar no bolso.

O motor com dois cilindros em vê tem 1.868cm³ de cilindrada(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O motor com dois cilindros em vê tem 1.868cm³ de cilindrada (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Na hora de acelerar, o piloto tem à disposição um banco egoísta, com apenas um lugar (para acomodar o passageiro, é necessário remover a capa da rabeta), e painel inteiramente digital. Os freios contam com sistema ABS. Na dianteira, duplo disco de 300mm de diâmetro, e na traseira, disco simples de 292mm. O tanque comporta 16,7 litros, e o peso a seco é de 289kg. A altura do banco é de apenas 720mm, facilitando bastante o embarque e desembarque, além do apoio dos pés no chão, na hora de parar. O modelo ainda não tem data para desembarcar no Brasil.

O pneu traseiro, calçado em roda de liga leve, tem 240mm de medida(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O pneu traseiro, calçado em roda de liga leve, tem 240mm de medida (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade