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Estado de Minas FAMÍLIA DA POEIRA

Linha 2019 das fora de estrada Honda CRF 250 e 450 chegam para encarar a tranqueira

Novas Honda CRF 250 e 450 têm partida elétrica, controle de largada, mapeamento de motor variável e escapamento com ponteira dupla


postado em 03/09/2018 17:21

O modelo CRF 450RX conta com três mapas de motor(foto: Honda/Divulgação)
O modelo CRF 450RX conta com três mapas de motor (foto: Honda/Divulgação)
 

A Honda volta a investir nos modelos especiais para o fora de estrada no Brasil, importando oficialmente cinco novas motocicletas da linha CRF 2019. A CRF 450R chega em setembro com preço sugerido de R$ 43.590. A CRF 250R desembarca em novembro, por R$ 40.590. Também em novembro chegam a CRF 450X, por R$ 44.590, e a CRF 450RX, por R$ 44.880. Já em dezembro será a vez da CRF 250RX, com preço sugerido de R$ 41.990. Também compõem a linha CRF os modelos 230F e a big trail Africa Twin CRF 1000, ambas produzidas em Manaus.

Para as largadas no motocross, a CRF 450R tem controle de partida(foto: Honda/Divulgação)
Para as largadas no motocross, a CRF 450R tem controle de partida (foto: Honda/Divulgação)

O conceito desenvolvido pela marca para a linha CRF estabelece códigos. Os modelos L (Licence) podem ser emplacados, ou licenciados, como a Africa Twin. Os modelos F (Fun), como a 230F, são para a prática do trail e passeios. As motos classificadas como R (Racing) são para competições. Os modelos X são mais voltados para as disputas velozes em ralis, enduros e trilhas, enquanto as motocicletas RX são uma mistura das R e das X, também voltadas para as competições de enduro e rali. Até o fim do ano, uma inédita CRF 250 (provavelmente F) entrará para a família.

 

 

COMPARTILHAMENTO Todos os modelos CRF 2019 têm em comum alguns equipamentos: novos escapes com duas ponteiras; rodas de alumínio da marca Did, pintadas em preto; discos de freio com 260mm de diâmetro na dianteira e 240mm na traseira; suspensão dianteira invertida (upside-down) Showa SPG com tubos de 49mm de diâmetro; suspensão traseira mono (Pro-Link) Showa; partida elétrica, com bateria íon-lítio de 12v; além de injeção eletrônica. Porém, motor e suspensões são ajustadas para cada tipo de uso.

A CRF 250RX tem motor com duplo comando e válvulas de titânio(foto: Honda/Divulgação)
A CRF 250RX tem motor com duplo comando e válvulas de titânio (foto: Honda/Divulgação)

A CRF 450R, para motocross, tem novo quadro e balança da suspensão traseira. O modelo ficou quase um quilo mais leve (totalizando 112 quilos), e ganhou eletrônica com sistema de largada com três níveis: lama, iniciantes e pisos secos. O motor de um cilindro e câmbio de cinco marchas também pode ser ajustado em três níveis de potência: padrão, suave ou agressivo. O guidão é regulável e o tanque em titânio. Própria para enduro, a CRF 450X tem ventoinhas no radiador, câmbio de seis marchas, conjunto de farol e painel com computador de bordo. Abastecido, o modelo pesa 125 quilos.
A CRF 450X está equipada com farol e quadro de instrumentos(foto: Honda/Divulgação)
A CRF 450X está equipada com farol e quadro de instrumentos (foto: Honda/Divulgação)

NOVIDADES Derivada da 450R, a CRF 450RX completa o trio 450 e tem rodas com aro de 18 polegadas (contra as de 19 polegadas da 450R), tanque maior em plástico (8,5 litros, contra os 6,3 litros convencionais), descanso lateral de alumínio e guidão Renthal. O motor de um cilindro também tem controle de largada e três mapas de calibragem. O peso, com a motocicleta já abastecida, é de 116 quilos.
Com tanque de titânio, a CRF 250R pesa somente 108 quilos(foto: Honda/Divulgação)
Com tanque de titânio, a CRF 250R pesa somente 108 quilos (foto: Honda/Divulgação)

A CRF 250R, própria para motocross, também incorporou o sistema de largada em três níveis: molhado, seco e seco para “experts”. O modelo, igualmente, permite três ajustes de motor. O tanque é de titânio, com capacidade para 6,3 litros. A roda traseira tem aro de 19 polegadas de diâmetro. As suspensões são mais rígidas e o peso em ordem de marcha é de apenas 108 quilos.

A CRF 250RX tem motor com duplo comando no cabeçote(foto: Honda/Divulgação)
A CRF 250RX tem motor com duplo comando no cabeçote (foto: Honda/Divulgação)

A CRF 250RX tem motor com duplo comando no cabeçote, quatro válvulas de titânio e respostas de potência mais progressivas. A eletrônica também está presente com o controle de largada em três níveis e mapas de motor com três ajustes. O tanque é de plástico, com 8,5 litros, e o descanso lateral em alumínio forjado. O peso em ordem de marcha é de 111 quilos.

 

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