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Yamaha lança a linha 2019 da MT-07, que vai muito além de uma simples reestilização visual

Com motor de dois cilindros em linha e muita força, modelo 2019 ganhou ajustes no banco e na suspensão, que é mais dura na dianteira, com resposta esportiva


postado em 15/10/2018 15:05 / atualizado em 15/10/2018 16:03

 

(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

De Itu (SP)* - A Yamaha MT-07 foi lançada no Brasil em 2015, cerca de um ano depois de ser apresentada mundialmente. A segunda geração da naked, entretanto, já como modelo 2019, chegou praticamente de forma simultânea. As principais modernizações vieram no redesenho do banco em sua parte junto ao tanque, mais largo para apresentar melhor ergonomia e conforto, na suspensão dianteira, recalibrada para ganhar maior rigidez, na suspensão traseira, do tipo mono, que agora tem possibilidade de regulagem de retorno, além das nove de pré-carga já existentes.


O visual agressivo e ousado também recebeu ajustes, com novo desenho do tanque de combustível, com defletores de ar. Além disso, o farol foi igualmente retocado e ganhou aletas inferiores, compondo o visual com novo para-lama dianteiro, abas do radiador e novas combinações de cores (azul e cinza metálicos e preto fosco), dentro do conceito batizado de The Dark Side of Japan, ou o lado escuro do Japão. Uma estratégia para afastar a ideia de certinha, ou conservadora, que tem no motor um verdadeiro “transgressor” pronto para fornecer adrenalina em altas doses.

MESTRE A MT-07 faz parte da família MT, que significa Máster of Torque, ou mestre da força. Uma linha de motores que privilegia a força, ou o torque, com o artifício de um arranjo na movimentação dos pistãos batizada de “Crossplane”. Ao contrário do usual, os pistãos não funcionam um de cada vez, nem em par, mas um quase em seguida do outro (defasagem de 270 graus), proporcionando uma pegada sempre vigorosa. Esta mesma tecnologia é empregada nas motos de competição, como no modelo M1, que disputa o Mundial de MotoGP e na superesportiva R-1, por exemplo.

A suspensão dianteira ficou mais rígida e esportiva(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
A suspensão dianteira ficou mais rígida e esportiva (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

A MT-07 foi o primeiro modelo da linha MT a adotar a arquitetura de motor com dois cilindros em linha. Esta configuração permite uma moto mais esguia, maleável e bastante compacta, aproveitando a musculatura sempre alerta do propulsor. Com 689cm³ de cilindrada, fornece 74,9cv a 9.000rpm e torque de 6,9kgfm a 6.500rpm. O resultado é uma motocicleta com reduzida distância entre-eixos de apenas 1.400mm, pouco superior a uma 125, proporcionando uma agilidade surpreendente, tanto nas cidades quanto na hora de “enrolar o cabo”.

O painel digital tem computador de bordo(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
O painel digital tem computador de bordo (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

PILOTANDO A sensação de intimidade é imediata. Com banco a 805mm do chão e uma equação entre altura do guidão e pedaleiras que deixa o corpo mais relaxado e levemente inclinado para frente, a tarefa de acelerar passa a ser de explorar o motor e sua admirável capacidade de retomada. Desta forma, saídas de curva ou enfrentar o trânsito ficam facilitados. O painel fica bem destacado e tem visor totalmente digital, com iluminação em LED. Para ajudar na pilotagem, tem conta-giros em barra, com indicação de faixa de melhor aproveitamento do motor, função Eco e computador de bordo.

O motor com dois cilindros em linha privilegia a força, facilitando a pilotagem(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
O motor com dois cilindros em linha privilegia a força, facilitando a pilotagem (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

Na hora de brecar, dois discos na dianteira com 282mm de diâmetro e um na traseira com 245mm. O sistema ABS é de série. A suspensão dianteira é convencional, não invertida, com 130mm de curso, e ficou levemente mais “dura” para corresponder na hora da adrenalina com esportividade. Já o quadro é em tubos de aço. A suspensão traseira, com novos ajustes, também tem 130mm de curso. As novas regulagens e ajustes acrescentaram um quilo ao peso, que passou para 183kg em ordem de marcha (tanque de 14 litros), ou já abastecida. O preço sugerido é de R$ 33.790, sem frete.

* Viajou a convite da Yamaha

A suspensão traseira ganhou regulagem no retorno(foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)
A suspensão traseira ganhou regulagem no retorno (foto: Gustavo Epifânio/Yamaha/Divulgação)

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