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Estado de Minas AVENTUREIRA REMOÇADA

Linha 2019 da Honda XRE 300 chega com novidades no visual e conteúdo

Equipado com novo visual, iluminação totalmente em LED e sistema de freios ABS de série, modelo 2019 da Honda XRE 300 chega em três versões com diferentes propostas


postado em 13/05/2019 13:01

O conjunto dianteiro ganhou novo para-lama mais curto e recortado(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O conjunto dianteiro ganhou novo para-lama mais curto e recortado (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 

A Honda XRE 300, modelo projetado para andar na cidade e no campo, completa 10 anos, e chega ao mercado com a linha 2019 trazendo novo visual e menor peso, em três versões: Rally e Adventure (ambas R$ 18.971) e XRE 300 (R$ 18.473). Lançada em 2009, chegou com a dupla missão de suprir a ausência da Tornado 250 e da Falcon 400, que saíram de linha. Para tentar atender a freguesia de ambas, a solução foi ficar no meio, “na média”, com o inédito motor de 300cm³, que também equipou a street CB 300, igualmente descontinuada. Neste espaço de tempo, a XRE 300 ganhou um refinado sistema ABS, que atua inclusive na terra, e agora passa a ser de série.


A versão Rally tem ainda um grafismo inspirado nos modelos fora de estrada de competição da Honda (HRC), com predominância do vermelho, característica da marca. Porém, apesar do jeitão off-road, tem mais aptidão para rodar no asfalto mesmo. O banco, por exemplo, em vez de liso, tem ressalto para melhorar o encaixe e conforto do piloto, mas dificulta a movimentação na terra. Por outro lado, o aro dianteiro em alumínio tem 21 polegadas de diâmetro (o traseiro tem aro 18), que facilita na superação das irregularidades do piso, além de escape de saída alta e guidão mais elevado, favorecendo uma pilotagem mais ereta e confortável, como nas fora de estrada.

Carenagem e laterais ganharam novas formas(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Carenagem e laterais ganharam novas formas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

MODERNIDADES As mudanças do novo modelo incluem sistema de iluminação totalmente em LED no farol, lanterna traseira e setas, mantendo o útil lampejador. O desenho do conjunto dianteiro também foi alterado, seguindo uma tendência de estilo do segmento. O para-lama dianteiro superior, que tem efeito mais decorativo, ficou mais curto e recortado. A carenagem, retrovisores e laterais também foram modernizadas, e o modelo ainda perdeu peso com o emprego de novos materiais. A redução foi de 5,4kg. (148kg a seco contra 153,4kg do modelo anterior), permitindo também uma melhor centralização das massas, gerando mais agilidade e dirigibilidade.

O painel é totalmente digital, com o computador de bordo(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O painel é totalmente digital, com o computador de bordo (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O painel é totalmente digital, com fundo escuro, e inclui além das informações de praxe, relógio e o computador de bordo. A tampa do tanque de combustível, com capacidade de 13,8 litros, é esportiva, estilo aviação. Na traseira, o bagageiro já tem preparação para receber o bauleto, enquanto as alças de apoio para o passageiro são de alumínio. Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS. Na dianteira, o disco tem 256mm de diâmetro, com pinça de dois pistãos, e na traseira, 220mm. O ABS não tem a opção de desligar, e em situações de pilotagem na terra, o sistema, com processamento mais rápido, garante a dirigibilidade.
Os freios são ABS de série e não podem ser desligados nem na terra(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Os freios são ABS de série e não podem ser desligados nem na terra (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

MOTOR O propulsor de um cilindro, equipado com injeção eletrônica e arrefecimento a ar, é flex e tem 291,6cm³. Abastecido com etanol, entrega 25,6cv a 7.500rpm e torque de 2,80kgfm a 6.000rpm. Quando abastecida somente com gasolina, a potência é de 25,4cv a 7.500rpm e o torque vai a 2,76kgfm a 6.000rpm. As diferenças são mínimas, mas as respostas são bem lineares, facilitando a tocada no trânsito, junto com um preciso câmbio de cinco marchas e bom ângulo de esterçamento do guidão. O motor manteve as características, mas a parte superior foi ajustada para manutenção mais espaçadas.

Farol, lanterna e setas são em LED(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Farol, lanterna e setas são em LED (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Também característica das motos do tipo fora de estrada, as suspensões são de maior curso. Na dianteira, garfo telescópico não invertido com 245mm de curso. Na traseira, o sistema é mono, com 225mm de curso, ancorada em balança de alumínio. O quadro em tubos de aço do tipo berço semiduplo, também característica das motos “aventureiras”. Porém, a altura do banco (860mm do solo) também fica mais elevada, o que pode dificultar em parte o embarque e desembarque. Os pneus de desenho misto têm medida de 90/90 na dianteira e 120/80 na traseira, mas garantem boa aderência no asfalto.

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