Publicidade

Estado de Minas AVENTUREIRA

BMW R 1250 GS chegará ao mercado em duas versões e motor de 136cv

Nova BMW R 1250 GS chega no fim do ano, equipada com motor maior e mais potente, painel conectado ao celular e muita eletrônica para garantir a segurança


postado em 21/05/2019 14:15

A posição de pilotagem é mais relaxada para longas distâncias(foto: BMW/Divulgação)
A posição de pilotagem é mais relaxada para longas distâncias (foto: BMW/Divulgação)
 

A nova BMW R 1250 GS, apresentada mundialmente no fim do ano passado e montada na fábrica da marca em Manaus, vai chegar ao mercado no último trimestre de 2019. A versão Adventure, com para-brisa maior e tanque de 30 litros, também estará disponível, porém, ambas ainda sem preços definidos. O modelo topo de linha da família GS (gelande strasse), algo como cidade e campo, é o carro-chefe da montadora alemã e passa por constantes atualizações desde que foi lançada ainda em 1980, batizada de R 80 GS, com motor de 800cm³ e 50cv de potência.


Seguindo a direção, a nova big trail R 1250 GS foi completamente renovada, com destaque para o motor, que manteve a tradicional arquitetura de dois cilindros contrapostos (boxer), espécie de marca registrada da montadora, mas saltou de 1.170cm³ para 1.254cm³, em relação ao modelo anterior (chamado de 1200), que vai ser descontinuado. O aumento no volume do motor também elevou a potência de 125cv a 7.750rpm para 136cv na mesma rotação. O torque, entretanto, saltou de 12,7kgfm a 6.500rpm para 14,5kgfm a 6.250rpm.

A eletrônica inclui controle de tração, de frenagem e modos de pilotagem(foto: BMW/Divulgação)
A eletrônica inclui controle de tração, de frenagem e modos de pilotagem (foto: BMW/Divulgação)

FORÇA O torque chega mais cedo, em rotações mais baixas e em maior quantidade, deixando o comportamento do motor mais linear e sempre alerta. Um dos responsáveis pela mágica é a adoção da tecnologia de comando de válvulas (quatro em cada cilindro) variável, batizado de ShiftCam, que também reduz o consumo de combustível e as emissões de gases. Além disso, o sistema de injeção também foi modernizado, junto com a eletrônica, que ficou mais precisa. Com o motor “respirando” melhor, o sistema de escapamento também foi modernizado.

O painel tem tela TFT de 6.5 polegadas e conectividade com o celula(foto: BMW/Divulgação)
O painel tem tela TFT de 6.5 polegadas e conectividade com o celula (foto: BMW/Divulgação)

A refrigeração do motor é mista, com arrefecimento líquido nas partes mais críticas, mas a eletrônica atua em todos os sistemas. A R 1250 GS incorporou o assistente de partida em rampas, impedindo a moto de voltar na hora de arrancar nas subidas. Além disso, conta com acelerador eletrônico, controle dinâmico de tração, mapeamentos de motor, com os modos Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro, que mudam a forma de entrega de potência. Conta também com o sistema de controle dinâmico de frenagem, que atua nas duas rodas, além do freio motor, e controle de estabilidade.
O motor boxer agora com 1.254cm³ ganhou comando de válvulas variável(foto: BMW/Divulgação)
O motor boxer agora com 1.254cm³ ganhou comando de válvulas variável (foto: BMW/Divulgação)

A BMW oferece uma extensa gama de opcionais, incluindo formatos e alturas dos bancos(foto: BMW/Divulgação)
A BMW oferece uma extensa gama de opcionais, incluindo formatos e alturas dos bancos (foto: BMW/Divulgação)

PAINEL A frenagem tem ainda o sistema ABS, que atuando em conjunto com o controle de frenagem pode ser acionado em curvas, sem alargar a trajetória. As suspensões contam com o sistema eletrônico ESA (opcional em algumas versões), que funciona de forma semiativa, ajustando a carga instantaneamente conforme as condições do piso. Na dianteira, a suspensão ligada diretamente ao quadro (Telelever) não afunda nas frenagens. Na traseira, monobraço, ancorado no cardã. Todos os sistemas estão ligados à central de medição inercial, que processa os dados e coordena a integração.

Modelo tem ainda o sistema ABS, que atuando em conjunto com o controle de frenagem pode ser acionado em curvas(foto: BMW/Divulgação)
Modelo tem ainda o sistema ABS, que atuando em conjunto com o controle de frenagem pode ser acionado em curvas (foto: BMW/Divulgação)

O painel, com tela TFT colorida de 6,5 polegadas, permite monitorar todos os sistemas da moto e também conectar o celular, via Bluetooth, acessando músicas e também os mapas de navegação. A iluminação dos faróis passa a ser totalmente em LED para todas as versões. A essência do visual, com formas volumosas, foi mantida, mas retoques nas carenagens e nos salientes cabeçotes (em função do comando de válvulas variável) foram introduzidos. A BMW oferece uma extensa gama de opcionais, incluindo formatos e alturas dos bancos.

A potência saltou para 136cv e o torque para 14,5kgfm(foto: BMW/Divulgação)
A potência saltou para 136cv e o torque para 14,5kgfm (foto: BMW/Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade