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Estado de Minas

BMW apresenta a R 18, conceito que dará origem a uma nova linha de motocicletas

Modelo revive as motocicletas clássicas e o motociclismo purista, com novo motor boxer de 1.800cm³ de cilindrada propositalmente exposto


postado em 11/06/2019 14:39 / atualizado em 11/06/2019 15:40

O motor com 1.800cm3 de cilindrada tem arrefecimento a ar e óleo(foto: BMW/Divulgação)
O motor com 1.800cm3 de cilindrada tem arrefecimento a ar e óleo (foto: BMW/Divulgação)

A marca alemã de motocicletas Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores Baviera), ou simplesmente BMW, começou lá trás, em 1923, com a primeira motocicleta, batizada de R32, apresentada no Salão de Berlim. Para equipar o modelo pioneiro, o engenheiro Max Friz projetou um motor de dois cilindros contrapostos, ou boxer, com 493cm³ de cilindrada, que desde então, ao ongo de quase 100 anos de história, foi sendo constantemente modernizado, sem nunca sair de linha e se transformar em uma espécie de patente da marca.


Este tipo de motor, sempre identificado com a letra R, cresceu e se multiplicou, adotando novas tecnologias e impulsionando diversos modelos ao longo da história. Hoje, por exemplo, já com 1.254cm³, equipa a big trail R 1250 GS, “carro chefe” da marca. Porém, ainda faltava equipar uma custom de raiz, assim como ainda há espaço para novos aumentos de capacidade volumétrica. Assim nasceu o modelo conceito R18, apresentado no tradicional e badalado Concorzo D`eleganza Villa Deste, realizado às margens do Lago de Como, no norte da Itália, com motor de 1.800cm³.

Os manetes nas pontas do guidão têm acionamento invertido(foto: BMW/Divulgação)
Os manetes nas pontas do guidão têm acionamento invertido (foto: BMW/Divulgação)

CONCEITO O modelo R18 ainda é um conceito, mas sinaliza claramente como vai ser a nova linha de motocicletas, misturando o clássico e o moderno. Para ser viabilizada comercialmente, ainda faltam ajustes técnicos e legais para homologação, como a instalação de setas, retrovisores, painel, etc. Porém, o desafio de deixar tudo o que não precisa de fora e concentrar-se no que realmente importa foi encarado por Bart Janssen, desenhista do conceito. O resultado é uma moto purista, com a verdadeira essência do motociclismo.

Suspensão traseira simula as antigas %u201Crabo duro%u201D(foto: BMW/Divulgação)
Suspensão traseira simula as antigas %u201Crabo duro%u201D (foto: BMW/Divulgação)

O motor é inteiramente novo e inédito, mas inspirado nos propulsores da marca da década de 1960, com a tradicional arquitetura de dois cilindros contrapostos. O volume deu um salto e aumentou para 1.800cm³, porém conservando a refrigeração a ar e óleo para manter o estilo. O enorme propulsor fica propositalmente exposto e tem o bloco e transmissão construídos em alumínio, com o acabamento de polimento feito à mão. As características do motor vão proporcionar torque em doses cavalares, aumentando o prazer de pilotar.

Freio dianteiro tem duplo disco ventilado(foto: BMW/Divulgação)
Freio dianteiro tem duplo disco ventilado (foto: BMW/Divulgação)

VISUAL Para suportar o vigoroso motor, a transmissão final é feita por eixo cardã, que também fica exposto, sem cobertura. O modelo conceito R18 (R em referência ao motor boxer e 18 identificando a capacidade volumétrica) tem quadro em tubos de aço, tipo berço duplo, com parte superior descendente do guidão ao cubo da roda traseira, exatamente como o modelo pioneiro R32, de 1923. Um raríssimo exemplar desse modelo está exposto em perfeito estado no Museu BMW de Curitiba. Ainda semelhante à R32, os manetes têm acionamento invertido e o banco tipo selim.

O banco é único, estilo selim(foto: BMW/Divulgação)
O banco é único, estilo selim (foto: BMW/Divulgação)

A suspensão dianteira é invertida, com capas para camuflar e compor o estilo. A suspensão traseira também simula as antigas “rabo duro”, porém conta com único amortecedor “cantilever” embaixo do banco. O estilo segue nas rodas raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, tanque em desenho gota e farol redondo. Porém, no quesito segurança, a Concept R18 conta com duplo freio a disco ventilado na dianteira e disco simples na traseira. Os escapes, um de cada lado, têm ponteira geométrica.

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