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Estado de Minas ÍCONE AMERICANO

Chevrolet Impala 1960 exibe estilo clássico que conquistou os EUA

Conheça a história do Impala, um dos modelos mais emblemáticos da Chevrolet. Colecionador preserva versão sedã quatro portas de 1960 totalmente original


postado em 11/05/2015 08:45 / atualizado em 18/06/2015 16:49

Mais de 13 milhões de unidades foram vendidas desde 1958(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Mais de 13 milhões de unidades foram vendidas desde 1958 (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Lançado em 1958, o Impala é um dos carros mais emblemáticos da Chevrolet, ao lado de Corvette e do Camaro. Na estreia, a alcunha “Impala” identificava a versão topo de linha do Bel Air, disponível somente nas carrocerias cupê e conversível. No ano seguinte, com a chegada do sedã esportivo, além de outro quatro portas e a station wagon, tornou-se o modelo mais luxuoso da marca.

 

O Impala caiu no gosto americano e desde o lançamento mais de 13 milhões de unidades foram vendidas. O modelo 1965 preserva um recorde: vendeu 1 milhão de unidades apenas naquele ano. No Brasil, foi importado oficialmente pela GM nos anos 1960 e 1970.


Assista ao vídeo com o Chevrolet Impala 1960:


 

No fim da década de 1950, a Chevrolet se rendeu ao gigantismo dos veículos americanos e fez um topo de linha para concorrer com os rivais. No Impala, “tamanho é documento” e o comprimento passava dos 5,30m, com detalhes extravagantes, como a traseira no estilo “rabo de peixe”, faróis duplos e lanternas triplas, que viraram símbolo do carro. E claro, muitos cromados e referências à indústria aeronáutica e à corrida espacial, graças à Nasa, fundada no mesmo ano.


ESTILO Além do estilo marcante, o modelo se destacou pelo desempenho esportivo numa carroceria tradicional e preço mais acessível. Tanto que o emblema original exibe um antílope pulando com uma bandeira quadriculada e outra com a flor de lis e a gravata Chevrolet, uma referência às pistas e semelhante ao logotipo do Corvette. Havia opção de motores de seis cilindros, V8 de bloco pequeno, 185cv, e V8 de bloco grande 5.7, com potência de até 230cv.


Alavanca de câmbio na coluna de direção e banco inteiriço para três ocupantes(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Alavanca de câmbio na coluna de direção e banco inteiriço para três ocupantes (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


Em 1959, o modelo chegou à segunda geração e foi radicalmente reformulado, com design típico do início da década seguinte. O Impala cresceu no comprimento e na distância entre-eixos. A opção topo de linha do motor V8 Super Turbo-Thrust Special passou a contar com três carburadores de corpo duplo e escapamento duplo, capazes de elevar a potência para 350cv.

O painel também é inspirado na aviação, com cinco mostradores circulares, com destaque para o velocímetro central. O volante tem dois aros, no formato de bumerangue, com orifícios circulares e o símbolo do veículo ao centro.

Traseira no estilo 'rabo de peixe' é marca registrada do Impala e marcou época(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Traseira no estilo 'rabo de peixe' é marca registrada do Impala e marcou época (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


No ano seguinte, teve ligeira reestilização na dianteira e traseira. É dessa safra o modelo da reportagem, pertencente ao colecionador Marleno Pereira Lobato, de Belo Horizonte. O veículo é a versão de entrada, equipada com o motor Hi-Thrift 6  Powerglide, um 3.8 de seis cilindros em linha de 135 cavalos de potência e torque de 22,13 kgfm. O câmbio é manual de três velocidades.

São impressionantes 5,35m de comprimento, e entre-eixos de 3,02m. Os dois bancos inteiriços levam seis pessoas com bastante espaço e o porta-malas é enorme. Relógio elétrico, luz de advertência do freio de estacionamento, luz no porta-luvas e luzes de ré são itens de série. Ar-condicionado, direção hidráulica e rádio são opcionais. O freio de estacionamento é acionado por pedal e a alavanca do câmbio fica na coluna de direção.

TRAJETÓRIA O modelo foi adquirido há 20 anos por Marleno Pereira Lobato, que é o terceiro proprietário, na troca por um Chevrolet 1939. O carro nunca foi restaurado e conserva todos os detalhes originais. A exceção é a pintura nova. Utilizado apenas nos fins de semana e em encontros de antigos, Lobato já até encarou viagens para participar desses eventos. Tanto que no porta-malas estão os equipamentos de “trabalho” do colecionador: duas cadeiras de praia. “Ele anda muito bem e tenho até que controlar, pois o velocímetro é em milhas é já fui multado muitas vezes por confundir a velocidade”, comenta.

Na segunda geração, Impala cresceu no comprimento e na distância entre-eixos(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Na segunda geração, Impala cresceu no comprimento e na distância entre-eixos (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)

 

Os detalhes que remetem à indústria aeronáutica e as curvas exageradas encantam o proprietário. “Esse veículo lembra minha infância, na Belo Horizonte da década de 1960. Antes, cada fabricante tinha um estilo e, quanto mais enfeitado, mais bonito o carro era. Hoje os carros são todos iguais”, diz Lobato.

 

IMPALA SS

Em 1961, o Impala debutou a terceira geração com linhas retilíneas. Naquele ano surgiu outro mito da GM, a versão Super Sport (SS), disponível nas carrocerias cupê e conversível. O câmbio era manual no assoalho e chassi e os freios foram reforçados para o motor 348 V8 Turbo-Thrust 5.7, com potências de 208cv a 350cv. Havia ainda o mítico 409 V8 TurboFire 6.7, de 360cv, que virou até nome de música da banda The Beach Boys. A potência máxima chegou aos 430cv numa versão 7.0, lançada em 1963.

 

A quarta geração chegou em 1965, e fez tanto sucesso que detém outro recorde: o Impala vendeu mais de 1 milhão de unidades nos Estados Unidos naquele ano. É o modelo mais vendido em apenas uma temporada na história.

Faróis duplos e excesso de cromados marcam o modelo topo de linha da Chevy(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Faróis duplos e excesso de cromados marcam o modelo topo de linha da Chevy (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)

 

No ano seguinte, a Chevrolet introduziu o Caprice, que tomou o lugar do Impala como modelo topo de linha da marca. Mesmo assim, o veículo seguiu firme nas vendas na quinta geração (1971-1976), mas perdeu espaço na sexta (a partir de 1977) até sair de linha em 1985.

 

O Impala ressurgiu em 1994 na versão SS, com motor V8 5.7 de 260 cavalos. A sétima geração durou até 1996. Uma nova ressurreição ocorreu em 2000 e o modelo continua em linha desde então. Na atual 10ª geração, o sedã é vendido com os motores 3.6 V6, de 305cv, e o quatro cilindros 2.5 LCV Ecotec, de 196cv. Para este ano está prevista uma versão com motor bicombustível, gasolina e gás natural.

Painel é inspirado na aviação, com cinco mostradores circulares(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Painel é inspirado na aviação, com cinco mostradores circulares (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)


FICHA TÉCNICA
Chevrolet Impala 1960 Sedã 4 Portas

» Motor
235 Hi-Thrift 6 Powerglide, dianteiro, longitudinal, de seis cilindros em linha, 3.859cm³ de cilindrada (235 polegadas cúbicas) a gasolina. Potência máxima de 135cv e torque de 22,13kgfm

» Transmissão

Tração traseira, câmbio manual de três marchas

» Suspensão/Rodas

Dianteira, molas helicoidais com juntas articuladas independentes; traseira, molas semi-elípticas com eixo de Dion/7.5 x 14

» Direção
Hidráulica (opcional)

» Freios
Tambor nas quatro rodas

» Capacidades
Seis passageiros; tanque, 76 litros; peso, 1622 kg; porta-malas, 850 litros; tanque, 76 litros

» Dimensões (metros)
Comprimento, 5,354; largura, 2,03; altura, 1,37; entre-eixos, 3,02

» Desempenho*
Velocidade máxima, 147km/h; aceleração até 100km/h, 17,8s; consumo cidade/estrada (km/l): 4,4/6,1 (* dados do Automobile-Catolog)

» Peso
1.622kg

» Preço em 1960
US$ 2.697 (equivalentes a US$ 21,6 mil atualmente)

 

(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
235 Hi-Thrift 6 Powerglide: seis cilindros e 135 cavalos(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
235 Hi-Thrift 6 Powerglide: seis cilindros e 135 cavalos (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Comprimento: 5,354 m (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Comprimento: 5,354 m (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Lanternas traseiras triplas: um detalhe típico dos Impalas(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Lanternas traseiras triplas: um detalhe típico dos Impalas (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Veja mais fotos!(foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
Veja mais fotos! (foto: Thiago Ventura/EM/D.A Press)
VEJA FOTOS DO IMPALA 1960

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